Prejuízos causados pela arquitetura hostil na sociedade brasileira

  • 0

Observando o cenário no qual estamos inseridos, é de conhecimento geral que desde o princípio a sociedade é estruturada por classes sociais. Assim, os grupos são condicionados a determinada posição e a condutas esperadas por eles. Dentro desse contexto, ocorre a exclusão social, uma causa que caracteriza o distanciamento de certa massa popular desfavorável aos demais indivíduos, seja por diferença de condição social, raça, religião, gênero, entre outros. Logo, podemos citar a arquitetura hostil como parte desse cenário, que está presente nos centros urbanos visando a restrição dessas pessoas a terem acesso a determinados locais e a praticarem comportamentos considerados indesejados.

O ambiente que utiliza arquitetura hostil é planejado para desencorajar o público a utilizar os espaços para determinadas atividades. Assim que ela utiliza elementos feitos para controlar o comportamento humano e afastar as pessoas em situação de rua: pedras embaixo de viadutos, bancos com divisória, objetos pontiagudos para evitar que as pessoas sentem ou deitem. Nesses casos, podemos citar o descaso do sistema público para lidar com essas pessoas. Assim, elas são completamente excluídas da sociedade e tratadas de maneira hostil.
Alguns acreditam que essa é uma forma de manter ordem, garantir segurança e conter certos modos de agir, mas estas condições de preconceito e afastamento da vida social geram graves consequências.
Nesse sentido, pessoas em situação de rua com condições de vida precárias, sem acesso a saúde, educação, emprego e moradia passam a viver isolados em espaços onde eles convivem somente entre si, separados dos demais. Essas circunstâncias muitas vezes dão lugar para pobreza, desemprego, violência.  Além de discriminar pessoas em situação de rua, também impede que as cidades sejam ocupadas de forma plena. A arquitetura hostil torna o espaço urbano agressivo ao invés de acolhedor.

Levando-se em consideração esses aspectos, para promover a inclusão social e um espaço urbano mais receptivo, temos como soluções: criar e executar políticas públicas de acolhimento habitacional, melhorar as políticas de diminuição de desigualdade social, reformar e atualizar espaços urbanos. Assim, buscando oportunidades de acesso para todos com o intuito de acabar com o problema da exclusão social.

 

 

 

 

Compartilhar

4 Correções

  1. De início, gostei bastante da contextualização que você fez, apresentando o cenário do problema e como fatores históricos se relacionam com a problemática, Contudo, a tese deveria ser mais específica, pois não fica evidente quais são os pontos principais a serem abordados no desenvolvimento (parágrafos 1 e 2).
    Os parágrafos de argumentação demandam maior aprofundamento, devido, principalmente, à falta de repertórios socioculturais, e as orações poderiam estar organizadas de uma forma melhor. Porém ambos os parágrafos abordaram pontos muito bons e que puderam ser aproveitados e debatidos de alguma forma.
    A conclusão carece de alguns dos pontos principais a serem trabalhados nessa parte do texto (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), uma vez que não foram ressaltados o agente, meio e detalhamento da solução.

    • 0
  2. Ótima redação!
    Na introdução é interessante só apresentar a temática e o quais os problemas. Nessa citação ” Dentro desse contexto, ocorre a exclusão social, uma causa que caracteriza o distanciamento de certa massa popular desfavorável aos demais indivíduos, seja por diferença de condição social, raça, religião, gênero, entre outros” você já tenta explicar uma das causas do distanciamento popular. Sugiro que deixe as explicações para o desenvolvimento ou conclusão, visto que a introdução tem o papel apenas de introduzir o assunto a ser discutido posteriormente.
    Continue praticando!
    Corrija minha redação pf.

    Meio ambiente e tecnologia Não é redação do ENEM, é de concurso. Favor observar esse site para correção https://redacaonline.com.br/blog/tag/fgv/#:~:text=Ousodeinovaestecnolgicas,entreageraomaisnova. Corrijo sua redação de volta

    • 0
  3. ‘acesso á’ faltou a crase
    busque evitar o uso continuo de pronomes indefinidos exemplo ”que”, ”um”, ”uma”
    Analisando o geral os conectivos entre um paragrafo e outro estão de acordo, portanto tente não repetir muito as palavras exemplo “assim” use outros sinônimos que causará o mesmo efeito, e evitará ecos, assonância.

    • 0
  4. Gostei muito da introdução, você fez uma boa contextualização do tema, porém, senti falta de você apresentar seus argumentos nela, aqueles que seriam desenvolvidos a seguir.
    Não gostei da argumentação, acho que ficou um pouco rasa, poderia ter citado algum elemento sociocultural como forma de enriquecimento para o texto ( por exemplo me lembro de uma situação ocorrida na Cidade de São Paulo, onde foi instalado pedras embaixo de um viaduto para impedir moradores de ruas de se abrigarem lá, isso se encaixaria muito bem ao seu texto, e foi um evento amplamente divulgado, que inclusive, configura de forma clara o descaso do poder público(que vc tbm citou) já que o mesmo não garante alguma forma dessas pessoas conseguirem sair da situação de rua e ao mesmo tempo os priva de estar em locais minimamente “protegidos” por um teto.)
    O grande defeito está na conclusão, ficou muito curta, aqui você poderia retomar ideias já apresentadas no texto e trazer a proposta de intervenção lembrando de apresentar os 5 elementos (AÇÃO + AGENTE + EFEITO+MODO +DETALHAMENTOS.

    Continue praticando, você está no caminho certo. Boa Sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.