Preconceitos infrentados pelos homossexuais na doação de sangue

  • 0

A AIDS ( Síndrome de Imunodeficiência) que foi descrita e reconhecida no Estados Unidos em 1981, a maioria dos casos eram homens homossexuais. A princípio, esse acontecimento levou a população a ter preconceito na hora de doação de sangue por parte deles. Logo, os homossex enfrentam dificuldades para realizar esse ato de solidariedade, e, muitas vezes não conseguem.
Atualmente, se vive uma sociedade que a falta de doação de sangue é grande, e, se excluir os homossexuais de doar vai ser pior. Esse grupo de pessoas tem desejos de ajudar, mas é tanto preconceito e constrangimento por receio que eles tenham AIDS, que restringem a ação destes, até com quem tem parceiro fixo, por um período de um ano que teve a relação sexual.
Ademais, no Brasil tem pessoas que não conseguem doar, por conta desse pré julgamento. As mulheres que os maridos são bissexuais também tem adversidade para essa execução, dessa forma, diminui mais o banco de sangue brasileiro. Segundo dados dados do Ministério da Saúde, os litros de sangue coletados na rede pública passam por um teste que reduz a janela de imunológica para HIV e outras doenças, ou seja, se o mesmo não for seguro para quem vai receber é descartado.
Portanto, a doação de sangue pelos homossexuais possuí muita dificuldades. Diante disso, o Ministério da Saúde, por meio de Institutos de Pesquisas deve ampliar mais o teste, tornando-o mais seguro e, estabelecer também para a rede privada, assim esse grupo vai poder realizar esse ato sem preconceitos e o Brasil aumentara o abastecimento no banco de sangue.

Se poder corrigi de acordo as competências do enem. GRATA!!!

Compartilhar

2 Correções

  1. 1)INTRODUÇÃO
    * Você trouxe uma alusão que é pertinente ao tema, porém há erros de paralelismo nesse primeiro período do texto. Comece utilizando um recurso de concordância ( De acordo com, Consoante à), depois use vírgula antes do aposto e utilize a preposição “de” antes de homens homossexuais. Falta de crase, e do uso adequado de preposição ( de + substantivo feminino, vira “da”). Faltou problematizar um pouco mais o problema, e colocar os dois argumentos que irá defender no desenvolvimento ( 2 causas/ 2 consequências/ ou intercalar uma de cada). o parágrafo só tem parte A+B, faltou a parte C.
    2) DESENVOLVIMENTO 1
    * Seu tópico frasal não apresenta mecanismo de abertura ( Primeiramente, sob esse viés, Em primeiro Plano), além de presentes incorreções na concordância nominal, no uso de preposição. Não possui repertório sociocultural, apresenta escassez de conectivos, o argumento não é convincente, possui falhas de estrutura. Não há estratégia de fechamento com retomada ao tema, não há projeto de texto.
    3) DESENVOLVIMENTO 2
    * Apresenta as mesmas incorreções que o desenvolvimento 1. Nesse parágrafo houve um pequeno tangenciamento, ao abordar o preconceito com as mulheres que são casadas com bissexuais. O repertório sociocultural não foi bem colocado, haja vista que se situa no final do parágrafo, no qual a linha de argumento deveria abrir espaço para o fechamento, com uma retomada ao tema.
    4) CONCLUSÃO
    *Sua conclusão não está completa e possui erros gramaticais como os demais parágrafos. Uma boa conclusão deve seguir essa estrutura.
    Frase inicial+ agente + ação+ meio+ finalidade+ detalhamento.
    NOTA FINAL
    C1: 80 – POR PRESENTAR MUITOS ERROS GRAMATICAIS
    C2: 120 – APRESENTA APENAS 2 REPERTÓRIOS, SENDO AMBOS BEM MAL COLOCADOS.
    C3: 80 – VOCÊ INTERPRETOU INFIMAMENTE FATOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    C4: 80 – ESCASSEZ NO USO DE CONECTIVOS, VÍRGULA E CRASE.
    C5: 120 – ESTÁ INCOMPLETA A PROPOSTA.
    NOTA FINAL: 480.

    • 0
  2. No primeiro parágrafo de desenvolvimento você apresenta uma controvérsia com seu contexto: “Atualmente, se vive uma sociedade que a falta de doação de sangue é grande, e, se excluir os homossexuais de doar vai ser pior. ” Na sua introdução vc citou que eles já são excluídos (aliás, por entendimento geral eles são proibidos por lei de doar).
    “,,,mas é tanto preconceito…” da uma ideia de pessoalidade ao leitor.
    Seus argumentos são ótimos, você só precisa enquadra mais ainda nos padrões dissertativos-argumentativos do ENEM.
    Na sua conclusão você teve alguns erros ortográficos, bem como não especificou seu detalhamento. Poderia ter deixado mais complexo.
    Não sou profissional de correção, muito menos domino 100% do mecanismo, mas em minha opinião sua redação se enquadraria entre 680 à 740 pontos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.