A série da Netflix “Anne whint an E” retrata a vida de uma jovem órfã em meados de 1890. Em sua narrativa, o jovem “Cole” se sentia limitado em suas ações por ser gay. Situação essa, que não se encontra diferente no século XXI, onde homossexuais não podem doar sangue, assentuando a desigualdade e alienação na sociedade.
Primeiramente, é importante enfatizar, que terras brasileiras desperdição mais de 10 milhões de litros de plasma, segundo o Instituto brasileiro de geografia e estatística ( IBGE). Vale salientar, que tais regeições são referentes a pessoas que têm relações sexuais com outras do mesmo sexo. Assentuando ainda mais o sentimento indiferença para esses grupos.
Ainda assim, problemas como a pouca informação, promovida pela falta de pauta sobre esse tema corre a solta na sociedade. De fato, por trás de números e dados à uma população mal informada, que apesar de se situarem historicamente na idade contemporânea, agem ainda como se nunca tivessem saído da média.
Contudo, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Deve ser levada um projeto de lei para a Câmara dos deputados, que assegurem que todos que não apresentam doenças e nem complicações possam realizar transfusões sanguíneas. E, o Ministério da saúde, junto com o Ministério da educação promovam palestras falando sobre o combate do preconceito para salvar vidas. Pois, consoante o filósofo imanuel Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”
Athirson
Bom tarde, Alice!
INTRODUÇÃO
1) Anne with an E; você não perde ponto por isso caso seus outros repertórios estejam corretos, mas, desde já, atente-se.
2) Não há vírgula depois do “Situação essa”; você separou duas partes da frase que deveriam estar juntas
3) “onde” você só usa para indicar local
DESENVOLVIMENTO 1
1) Você separou o verbo do seu complemento ao colocar uma vírgula entre “enfatizar” e o “que”
2) desperdiçam, e não desperdição, essa outra palavra não existe
3) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
4) Mais uma vez você separou o verbo do seu complemento com uma vírgula depois do “salientar”
5) rejeições*
6) O período final (que começa no Assentuando) não deveria estar depois de um ponto de continuação, e sim de uma vírgula, pois você quer continuar a mesma ideia. Prejudicou a leitura do texto. Você deixou de usar um conectivo para ligar o penúltimo e o último período. Usar um conectivo entre os períodos é essencial para garantir os 200 pontos na C4, recomendo que assista ao vídeo de conectivos do Felipe Araújo, é bem didático. Além disso, não tenha vergonha de retornar para o vídeo quantas vezes forem necessárias para aprender.
7) A ideia ficou bem rasa, é necessário desenvolver melhor, estude sobre juízos de valor e faça bom uso deles, para que seu parágrafo não fique expositivo. Aponte um culpado sempre que for fazer um desenvolvimento, quem está errando? É o Estado, a população brasileira?
DESENVOLVIMENTO 2
1) “promovida pela falta de pauta sobre esse tema” deve estar entre vírgulas, pois é um adição que você faz no meio da oração
2) “corre a solta” está incorreto, pois aqui cocê está se referindo a “problemas”, logo deveria ser “correm”
3) “corre a solta”: essa expressão é coloquial
4) “por trás de números e dados” deve estar entre vírgulas, é uma adição a sua oração
5) há uma população*
6) “informada que, apesar de se situar (erro 7, porque está se referindo a “população”, palavra no singular) historicamente na idade contemporânea, age (erro 8, deve estar no singular) ainda…”. Percebeu que coloquei entre vírgulas toda aquela adição do “apesar”? É assim que deve ser
9) O discurso está muito coloquial, tome cuidado com isso, não precisa escrever de maneira extremamente formal, mas a coloquialidade não deve ser uma marca do seu texto. Apesar disso, jamais use uma palavra que você não sabe o significado.
10) Desenvolvimento raso, por que há pouca informação? Quem deixa de fazer o quê? Você sequer trouxe algo para comprovar a existência dessa pouca informação
CONCLUSÃO
1) “Contudo” é conectivo como “mas”, “porém”, “entretanto”, é algo que vai contra o que você falou anteriormente.
2) Falta o uso produtivo de conectivos no seu texto
3) Câmara dos Deputados
4) Não tem vírgula depois de “deputados”, você separou o complementonda oração
5) assegure*, pois está se referindo a “projeto de lei” que está no singular
6) Atente-se com o “queísmo”, não use o “que” tão perto um do outro
7) Você fez 2 propostas, o ENEM, atualmente, pede apenas uma, então é analisada apenas a mais completa.
8) Não tem vírgula depois do “E”
9) “E promovam” tá incoeso, escreva melhor, preste atenção no formulação de frases, veja se encaixam bem
10) “Além disso, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, promover” (“promover” caso o “juntamente com o Ministério da Educação” esteja entre vírgulas e “promoverem” quando estiver sem vírgulas)
11) combate AO preconceito*
12) A mais completa foi a primeira proposta, mas precisa de agente, ação, meio, finalidade e detalhamento, porém faltou agente e meio.
13) O uso do “Pois” deveria estar depois de uma vírgula, não depois de um ponto de continuação
14) consoante ao
15) “consoante ao filódofo Immanuel Kant” deve estar entre vírgulas, é uma adição
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 120
640
Abraço, Alice!
Karenellencosta
Uma dica: não acrescente RSC na conclusão do seu texto, pois ele deve ser desenvolvido no texto. A conclusão é espaço para fechamento de ideias e não para inserção de novas. Use melhor os repertórios dentro do desenvolvimento e seu texto só tende a melhorar. Sucesso na sua jornada, com estudo e dedicação irá longe.
Epik0
Competência 1- domínio da norma culta da língua escrita.- 120
Competência 2- compreender a proposta da redação- 160
Competência 3- coerência no texto – 120
Competência 4- conhecimento dos mecanismos linguísticos- 120
Competência 5- proposta de intervenção para o problema abordado- 140
Soma da pontuação: 660 pontos.
tataiama
A série da Netflix “Anne whint an E” retrata a vida de uma jovem órfã em meados de 1890. Em sua narrativa, o jovem “Cole” se sentia limitado em suas ações por ser gay. Situação essa, que não se encontra diferente no século XXI, onde homossexuais não podem doar sangue, assentuando (aCentuando) a desigualdade e alienação na sociedade.
Primeiramente, é importante enfatizar (sem vírgula aqui) que terras brasileiras desperdição (desperdiçaM) mais de 10 milhões de litros de plasma, segundo o Instituto brasileiro de geografia e estatística ( IBGE)(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com iniciais maiúsculas).Vale salientar, que tais regeições (reJeições) são referentes a (à) pessoas que têm relações sexuais com outras do mesmo sexo. Assentuando (aCentuando) ainda mais o sentimento (de) indiferença para esses grupos.
Ainda assim, problemas como a pouca informação, promovida pela falta de pauta sobre esse tema corre a solta (expressão fora da norma padrão, gíria, dito popular) na sociedade. De fato, por trás de números e dados à (há) uma população mal informada, que apesar de se situarem historicamente na idade contemporânea, agem ainda como se nunca tivessem saído da (idade) média.
Contudo, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Deve ser levada (levadO) um projeto de lei para a Câmara dos deputados, que assegurem (assegurE) que todos que não apresentam doenças e nem complicações possam realizar transfusões sanguíneas. E, o Ministério da saúde, junto com o Ministério da educação promovam palestras falando sobre o combate do preconceito para salvar vidas, pois, (pois não pode vir depois de ponto final, porque é uma continuação, uma explicação) consoante o filósofo imanuel Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 80 (ótimo estoque de palavras, ótima forma de se expressar. Mas errinhos bobos que são considerados mortais, como erros de escrita propriamente dita… recomendo: ler mais; ler de tudo, gibis, revistas, jornais, livros, etc. É assim que o cérebro vai associando automaticamente as palavras)
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 (faltou um pouco de aprofundamento, mais detalhes, mais aprofundamento)
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 120 (ótimo uso de conectivos. Porém, faltou um desenvolvimento melhor das ideias)
C4 (mecanismos linguísticos): 200
C5 (proposta de intervenção): 160 (explore mais, detalhe mais. Responda a QUEM, COMO, ONDE, QUANDO e PORQUÊ)
nota final: 720 (ótimo texto. Está no caminho certo!!)
gabriel.augz
Sua redação tem vários erros gramaticais que podem atrapalhar sua nota real da redação. Procure ler vários textos, desde daquele mais informal até o mais formal. Vai lhe ajudar bastante a conhecer palavras novas, como usá-las e relacioná-las em seu texto. Porém, seu vocabulário está bom, evite usar palavras que você não possui o conhecimento de seus significados que tá tranquilo. Dê uma olhada em alguns vídeos sobre pontuação também, porque isso pode tirar muitos pontos na competência 1.
O maior erro que eu encontrei foi a falta de detalhes e aprofundamento na sua redação. Tente sempre ser objetiva ao máximo, evitar subjetividades, pois podem diminuir sua nota. Tanto no desenvolvimento 1 quanto no 2 faltou realmente desenvolver o repertório que você usou para sua redação. Lembre-se, sempre que você trazer uma informação nova ao texto, tente trazê-la de volta ao seu texto. Relacione essa informação com as outras, pois assim o seu texto cria mais sentido e fica bem mais agradável ao corretor que for corrigir sua redação.
Isso que eu disse de detalhes faltou também na sua intervenção/conclusão. Olha, você criou duas propostas, sendo que não é preciso isso. Nesse caso, você poderia ter relacionado as duas e ter criado um aprofundamento maior. Poderia ter dito que os Ministérios sugerissem esse projeto de lei à Câmara dos Deputados, ao invés de desconectar essas duas informações.
Continue treinando, seu repertório está muito bom.
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oi, tudo bem? seu vocabulário está bom, porém existe alguns erros gramaticais que atrapalham sua nota da redação, falta de detalhes e aprofundamento também, seja mais objetiva ao máximo, evitar subjetividades, pois podem diminuir sua nota.
Competência 1- 120
Competência 2- 160
Competência 3- 130
Competência 4- 130
Competência 5- 140
Total: 680