PRECONCEITO SOFRIDO POR PORTADORES DE DOENÇAS ESTIGMATIZADAS-CORRIJO DE VOLTAA

  • 1

Durante a Antiguidade a Hanseníase, então conhecida como lepra, era símbolo de impureza e pecado, e suas vítimas eram literalmente excluídas da sociedade, tendo que viver isoladas.De forma semelhante, no Brasil hodierno, muitas doenças são estigmatizadas, e as pessoas afetadas padecem com o preconceito da maioria da população, diante do medo de contágio e da falta de informação.Assim, esse cenário caótico atravanca o desenvolvimento social da nação .
Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à dignidade.Entretanto, essa garantia é vilipendiada, visto que, pelo medo de contaminação, muitas pessoas têm atitudes extremas, que normalmente não deveriam acontecer, como excluir ou humilhar determinadas etnias pela associação a determinada doença, a exemplo do restaurante italiano que em 2020 proibiu a entrada de chineses diante da pandemia da Covid-19.Logo, a população acaba estereotipando determinada parcela da população ao invés de proteger-se da maneira correta.
Ademais, o filósofo Kant define como esclarecimento o processo no qual o indivíduo deixa de formar suas opiniões a partir de terceiros.Entretanto, grande parte da população permanece na heteronomia,e acredita em ideias ultrapassadas, há muito tempo derrubadas pela ciência, como a de que o vírus do HIV é transmitido por abraços.Dessa forma,inúmeras pessoas com certas enfermidades se sentem inseguras, e acabam desenvolvendo e sofrendo com outras doenças extremamente graves, como a depressão .
Destarte, é necessário que o Estado puna empresas e pessoas que pratiquem qualquer forma de exclusão contra pessoas portadoras de problemas de saúde estigmatizados, como a hanseníase, ou a tuberculose, por meio do Poder Legislativo, que deve formular leis com esse propósito, a fim de amenizar o preconceito sofrido constantemente por essas pessoas.Cabe ainda a essa instituição promover campanhas publicitárias mostrando à população como se prevenir das doenças, sem excluir seus portadores, com o objetivo de extinguir o estereótipo de determinadas doenças, como ocorria na Antiguidade.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oie, gostei bastante da sua redação. Única coisa que tenho para falar é sobre essa frase “Logo, a população acaba estereotipando determinada parcela da população ao invés de proteger-se da maneira correta” que ficou redundante o uso da palavra “população”. Mudaria para “Logo, as pessoas acabam estereotipando derteminada parcela da população…”. Portanto tome cuidado com a repetição de palavras.
    Espero ter ajudado ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.