Iniciante

Preconceito Racial

  • 2

O preconceito racial está ainda muito presente em nossa sociedade, através de várias maneiras, como no mercado de trabalho.

Casos de preconceitos raciais vem crescendo do muito e está cada vez mais sendo debatido através da internet que virou um veículo de comunicação, conhecimento e informação, às escolas com um papel fundamental estão cada vez mais colocando essa pauta em suas atividades dinâmicas para informar toda uma nova geração para que preconceito não os vais ninguém melhor do que ninguém e que somos todos iguais.

É preciso combater o preconceito racial através de leis mais severas e medidas socioeducativas, para informar e alertar as pessoas que preconceito é crime

Compartilhar

42 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 8
  2. Introdução: parágrafo péssimo, alguns erros gramáticais muitos desvios e não conseguiu desenvolver o tema corretamente.

    Desenvolvimento: parágrafo muito ruim, vários desvios gramáticais, erros de pontuação, falta de organização e argumentos mais exposivitivos do que dissertativos

    Conclusão: péssima não apresenta os 5 elementos necessários.

    Notas

    Competência 1: 120 pontos
    Competência 2: 80 pontos
    Competência 3: 80 pontos
    Competência 4: 80 pontos
    Competência 5: 40 pontos

    Nota final: 400 pontos

    • 0
  3. Olá tudo bem? Então seu texto está bem construído, porém ao meu ver apresenta algumas falhas, por exemplo no desenvolvimento 1 achei que foi muito expositivo e não tinha muito sua opinião nele, também percebi que na conclusão vc não deixou claro os elementos como agente e meio por exemplo o que torna uma conclusão um pouco fraca e sem tanta inovação. Observe esses pontos e assim será possível melhorar e conseguir uma nota ótima.

    • 0
  4. A redação ficou muito curta, e não atendeu ao padrão dissertativo-argumentativo do ENEM, que deve ter 4 parágrafos desenvolvidos de introdução, desenvolvimento e conclusão (‘ de introdução, dois de desenvolvimento, e 1 de conclusão).

    A conclusão não foi elaborada, por não mostrar o agente, meio e objetivo da intervenção.

    No geral, o texto ficou muito raso, e não explicou o leitor sobre o tema de forma mais detalhada.

    • 0
  5. Competência 1 Conformidade com a norma padrão da língua – 120
    Competência 2 Apresentar repertório cultural diversificado para defender seu ponto de vista- 80
    Competência 3 Utilizar-se de dados, informações opiniões e notícias para embasar seu ponto de vista -120.
    Competência 4 Domínio de conectivos para encadear de maneira fluida as ideias presentes no texto – 120
    Competência 5 Proposta de intervenção – 120
    Total: 560

    • 0
  6. Primeiramente se atente à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, tente estudar essa estrutura, no you tube tem muitas aulas grátis são muito boas, aqui também tem muitas aulas e e-books maravilhosos. Depois procure aumentar seu repertorio cultural e começar a usar nos textos para enriquecê-los, deixa ate mais atrativo para quem vai ler. Estude também as competências procuradas no vestibular que você irá prestar, isso também ajuda. Por fim, leia bastante outras redações de destaque, artigos de opinião, noticias, livros de historia, geografia e sociologia e também livros literários

    • 0
  7. Olá! Não sou da área, mas posso lhe pontuar alguns pontos:

    – Sua redação esta muito boa. Apresentou quatro parágrafos com introdução, desenvolvimento e solução.
    – Atenção as vírgulas.
    – Primeiro parágrafo muito bom.
    – Segundo e Terceiro parágrafo bom também, explicou e citou muito bem.
    – Último paragrafo muito bom também.
    – Sua redação esta boa porém me pareceu um pouco sem conexão entre os parágrafos.
    – Dá para ver que você tem domínio da norma culta e tem uma boa estrutura de redação.

    Parabéns, e grata pela atenção.

    • 0
  8. Competência 1: 140
    Competência 2: 100, você não trouxe áreas do conhecimento para enriquecerem seu argumento.
    competência 3: 100, Você não trouxe dados para darem suporte ao seu argumento.
    Competência 4: 120 Apesar de estar bem estruturado o texto, carece de conectivos, como , Assim, portanto, mas, não obstante, outrossim, destarte, embora, todavia, consequentemente, consoante ao fato, e assim por diante.
    Competência 5: 120, você contemplou duas das três características de uma boa conclusão.
    Nota 580

    • 0
  9. Comentário geral: Boa redação. Introdução com tese, desenvolvimento bem articulado e com unidade de ideias. Gostaria de agregar com algumas observações. Conjugação dos verbos; no texto está, ´por exemplo: ” dimensões continental”. Letra maiúcula ao citar um ministério, mas no texto está, por exemplo: “ministério da educação”. ” através de escada rolante”. Através de = que se pode atravessar / Por meio de = por intermédio de. Por fim, uma vírgula ou outra.
    Competência 1: Uso correto do Português.
    160
    Competência 2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
    180
    Competência 3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
    180
    Competência 4: Demonstrar capacidade de argumentação.
    180
    Competência 5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
    180
    Nota: 880

    • 0
  10. Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (virgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir dai observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.

    • 0
  11. Competência 1 Conformidade com a norma padrão da língua – 120
    Competência 2 Apresentar repertório cultural diversificado para defender seu ponto de vista- 80
    Competência 3 Utilizar-se de dados, informações opiniões e notícias para embasar seu ponto de vista -120.
    Competência 4 Domínio de conectivos para encadear de maneira fluida as ideias presentes no texto – 120
    Competência 5 Proposta de intervenção – 120
    Total: 560

    • 0
  12. Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (virgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir dai observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.

    • 0
  13. ei para crime de racismo
    Em janeiro de 1989, foi sancionada a lei nº 7716, que tipifica como crime qualquer manifestação, direta ou indireta, de segregação, exclusão e preconceito com motivação racial. Essa lei representa um importante passo na luta contra o preconceito racial e prevê penas de um a três anos de reclusão aos que cometerem crimes de ódio ou intolerância racial, como negar emprego a pessoas por sua raça ou acesso a instituições de ensino e a estabelecimentos públicos ou privados abertos ao público. Quando o crime de incitação ocorrer em veículos de comunicação, a pena pode chegar a cinco anos. Essa lei também torna crime a fabricação, divulgação e comercialização da suástica nazista para fins de preconceito racial.
    Desde 2015, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei do então Senador da República Paulo Paim (PT – RS) que modifica o Código Penal brasileiro, tornando o racismo um agravante para outros crimes. Se implantado, o projeto de lei resultará em penas mais severas para os crimes de lesão corporal e homicídio, quando estes resultarem de ódio e preconceito racial.
    Leia também: Malcolm X, um dos principais ativistas pelos direitos dos afro-americanos nos EUA
    Racismo reverso
    Ultimamente, uma discussão que tem levantado opiniões divergentes nas redes sociais e na mídia em geral é se existe ou não o chamado racismo reverso. Racismo reverso seria a forma clássica de preconceito motivado pela raça, cor ou etnia, porém, contra brancos, ou de negros contra brancos. Os que concordam com esse posicionamento tendem a utilizá-lo como uma defesa, alegando que, muitas vezes, pessoas negras tecem ofensas racistas contra pessoas brancas. Para esclarecer esse assunto, precisamos observar alguns pontos.
    Primeiro, o que é considerado racismo vai muito além de ofensas verbais. Temos um longo processo de segregação, muitas vezes institucionalizado, que mantém uma cadeia de exclusão dos negros da sociedade, da educação e da economia, os quais, na maior parte dos casos (inclusive na África do Sul, país com 40% da população branca), são dominadas por brancos.
    Em segundo lugar, é preciso levar em conta os fatores históricos. Os negros foram sistematicamente escravizados, tratados como animais e, após a abolição do escravismo nos países ocidentais, excluídos e marginalizados. Isso significa dizer que existe uma cadeia de fatores históricos que tornam o preconceito e o ódio contra negros (e contra índios, que viveram situações similares) racismo.
    Houve, inclusive, tentativas científicas de justificar tal prática. No entanto, nunca houve um momento na história moderna e contemporânea em que os brancos fossem escravizados por negros, tratados como animais e marginalizados social e economicamente. Por isso, é complicado tratar uma ofensa racial isolada contra pessoas brancas com a mesma gravidade com que se trata o racismo contra os negros e indígenas. Além disso, o racismo tende a ser ativo, enquanto o que se chama de racismo reverso, reativo,

    • 0
  14. O preconceito racial está ainda muito presente em nossa sociedade, através de várias maneiras, como no mercado de trabalho.

    Casos de preconceitos raciais vem crescendo do muito e está cada vez mais sendo debatido através da internet que virou um veículo de comunicação, conhecimento e informação, às escolas com um papel fundamental estão cada vez mais colocando essa pauta em suas atividades dinâmicas para informar toda uma nova geração para que preconceito não os vais ninguém melhor do que ninguém e que somos todos iguais.

    É preciso combater o preconceito racial através de leis mais severas e medidas socioeducativas, para informar e alertar as pessoas que preconceito é crime

    NOTA: 440

    • 0
  15. 1 – Domínio da norma padrão.
    Estude um pouco essa competência

    2 – Compreensão da proposta de redação.
    Até que compreender bem

    3 – Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar:
    Essa também precisa de atenção

    4 – Conhecimento da estrutura do texto argumentativo:
    Geralmente usamos 4 parágrafo

    5 – Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado

    • 0
  16. Boa noite!
    a sua redação apresenta boa fundamentação e estrutura, mas precisa ser mais explorada. Chamo atenção também para as frases muito longas, que acabam por retirar o fluidez do texto. Tente dividir os períodos por meio de vírgulas e pontos. No mais, continue praticando, bons estudos e parabéns

    • 0
  17. Olá
    Competência 1 Conformidade com a norma padrão da língua – 120
    Competência 2 Apresentar repertório cultural diversificado para defender seu ponto de vista- 80
    Competência 3 Utilizar-se de dados, informações opiniões e notícias para embasar seu ponto de vista -120.
    Competência 4 Domínio de conectivos para encadear de maneira fluida as ideias presentes no texto – 120
    Competência 5 Proposta de intervenção – 120
    Total: 560

    • 0
  18. Olá tudo bem? Então seu texto está bem construído, porém ao meu ver apresenta algumas falhas, por exemplo no desenvolvimento 1 achei que foi muito expositivo e não tinha muito sua opinião nele, também percebi que na conclusão vc não deixou claro os elementos como agente e meio por exemplo o que torna uma conclusão um pouco fraca e sem tanta inovação. Observe esses pontos e assim será possível melhorar e conseguir uma nota ótima.

    • 0
  19. nos países ocidentais, excluídos e marginalizados. Isso significa dizer que existe uma cadeia de fatores históricos que tornam o preconceito e o ódio contra negros (e contra índios, que viveram situações similares) racismo.
    Houve, inclusive, tentativas científicas de justificar tal prática. No entanto, nunca houve um momento na história moderna e contemporânea em que os brancos fossem escravizados por negros, tratados como animais e marginalizados social e economicamente. Por isso, é complicado tratar uma ofensa raci

    • 0
  20. Boa noite!
    a sua redação apresenta boa fundamentação e estrutura, mas precisa ser mais explorada. Chamo atenção também para as frases muito longas, que acabam por retirar o fluidez do texto. Tente dividir os períodos por meio de vírgulas e pontos. No mais, continue praticando, bons estudos e parabéns!

    • 0
  21. Olá
    Competência 1 Conformidade com a norma padrão da língua – 120
    Competência 2 Apresentar repertório cultural diversificado para defender seu ponto de vista- 80
    Competência 3 Utilizar-se de dados, informações opiniões e notícias para embasar seu ponto de vista -120.
    Competência 4 Domínio de conectivos para encadear de maneira fluida as ideias presentes no texto – 120
    Competência 5 Proposta de intervenção – 120
    Total: 560

    • 0
  22. Boa noite!
    Excelente redação.
    =Introdução muito boa.
    =Desenvolvimento perfeitos só sentir falta de ser mais critica nos desfechos finais.
    =Intervenção completa …. Parabéns!!!

    Ob.: Tem alguns verbos gerúndios e palavras faltando letras…. no mas, sucesso…

    C1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 200 ======920 PONTOS

    • 0
  23. INTRODUÇÃO:
    tem um erro de concordância verbal.
    Desenvolvimento 1:
    trouxe a retomada do tema e da tese, com alguns desvio da norma culta.
    Desenvolvimento 2:
    debate sobre o problema que é gerado pela vinda dos animais, poderia ter explorado mais falando sobre saúde neste paragrafo complementaria, o que foi falado na conclusão.
    OBS: pontos falados na introdução, nem todos os pontos foram desenvolvido faltou questão da penalização branda .
    PONTOS 880.

    • 0
  24. Sua redação ficou muito curta, não consegui ver muita ligação entre a introdução, desenvolvimento e conclusão. Acho que o desenvolvimento em si só ficou muito inconsistente e sem conexão. Com respeito a conclusão, acho que ela deveria ser mais longa e contar com mais detalhamento e uma abordagem mais crítica.

    • 0
  25. Se puderem corrigir com base nas competências do Enem, obrigado!Se puderem corrigir com base nas competências do Enem, obrigado!Se puderem corrigir com base nas competências do Enem, obrigado!Se puderem corrigir com base nas competências do Enem, obrigado!Se puderem corrigir com base nas competências do Enem, obrigado!Se puderem corrigir com base nas competências do Enem, obrigado!Se puderem corrigir com base nas competências do Enem, obrigado!Se puderem corrigir com base nas competências do Enem, obrigado!

    • 0
  26. Olá.
    Introdução: sua introdução não está muito “clara”. Tente usar algum repertório social para agregar valor nesse parágrafo.
    Desenvolvimentos: Não consegui compreender perfeitamente oq vc quis falar aqui, notei alguns erros gramaticais, e novamente sugiro que use algum dado, repertório, citação etc.
    Conclusão: Sua conclusão está muito curta, sugiro que tente desenvolver mais soluções.
    GERAL: Te aconselho a ler algumas redações “NOTA 1000” e assistir uns vídeos sobre estrutura de redação. Abs.
    Nota: 440

    • 0
  27. Voce tirou 0
    A sua redação ficou muito curta e nada específica, não vi nexo comunicativo, não deu pra entender o que vsadjciojs[cdsamdcksm´6ocakdmscjsndcisdospmdfj kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
    Enfim boa sorte e proxima tente fazer igual socorsadlpasdasdasd

    • 0
  28. Comentário geral: Boa redação. Introdução com tese, desenvolvimento bem articulado e com unidade de ideias. Gostaria de agregar com algumas observações. Conjugação dos verbos; no texto está, ´por exemplo: ” dimensões continental”. Letra maiúcula ao citar um ministério, mas no texto está, por exemplo: “ministério da educação”. ” através de escada rolante”. Através de = que se pode atravessar / Por meio de = por intermédio de. Por fim, uma vírgula ou outra.
    Competência 1: Uso correto do Português.
    160
    Competência 2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
    180
    Competência 3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
    180
    Competência 4: Demonstrar capacidade de argumentação.
    180
    Competência 5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
    180
    Nota: 880

    • 0
  29. Olá, verifiquei alguns pontos para aperfeiçoamento:

    “O preconceito racial está ainda muito presente em nossa sociedade, através de várias maneiras, como no mercado de trabalho. (Introdução rasa, se vê necessário uma maior elaboração do contexto problemático solicitado pelo tema)

    Casos de preconceitos raciais vem crescendo do muito e está cada vez mais sendo debatido através da internet ( , ) que virou um veículo de comunicação, conhecimento e informação, (substituição pelo ponto final “.”) às (As) escolas com um papel fundamental estão cada vez mais colocando essa pauta em suas atividades dinâmicas para informar toda uma (substituição por “a”) nova geração para (indicação incorreta) que preconceito não os (pronunciação incorreta) vais (faz) ninguém melhor do que ninguém e que somos todos iguais.

    É preciso combater o preconceito racial através de leis mais severas e medidas socioeducativas, para informar e alertar as pessoas que preconceito é crime (Breve conclusão, é necessário um melhor desenvolvimento da intervenção, assim como a determinação do que quer propor na sua redação)”

    Sugiro que dê uma olhada na estrutura de um texto dissertativo argumentativo, bem como o proposto pelo ENEM, pode te ajudar bastante na elaboração da sua redação. :)

    • 0
  30. HELLO !
    #SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA.
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
    – 120
    Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa 120
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 100
    Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 160
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos -120

    • 0
  31. Lei para crime de racismo
    Em janeiro de 1989, foi sancionada a lei nº 7716, que tipifica como crime qualquer manifestação, direta ou indireta, de segregação, exclusão e preconceito com motivação racial. Essa lei representa um importante passo na luta contra o preconceito racial e prevê penas de um a três anos de reclusão aos que cometerem crimes de ódio ou intolerância racial, como negar emprego a pessoas por sua raça ou acesso a instituições de ensino e a estabelecimentos públicos ou privados abertos ao público. Quando o crime de incitação ocorrer em veículos de comunicação, a pena pode chegar a cinco anos. Essa lei também torna crime a fabricação, divulgação e comercialização da suástica nazista para fins de preconceito racial.
    Desde 2015, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei do então Senador da República Paulo Paim (PT – RS) que modifica o Código Penal brasileiro, tornando o racismo um agravante para outros crimes. Se implantado, o projeto de lei resultará em penas mais severas para os crimes de lesão corporal e homicídio, quando estes resultarem de ódio e preconceito racial.
    Leia também: Malcolm X, um dos principais ativistas pelos direitos dos afro-americanos nos EUA
    Racismo reverso
    Ultimamente, uma discussão que tem levantado opiniões divergentes nas redes sociais e na mídia em geral é se existe ou não o chamado racismo reverso. Racismo reverso seria a forma clássica de preconceito motivado pela raça, cor ou etnia, porém, contra brancos, ou de negros contra brancos. Os que concordam com esse posicionamento tendem a utilizá-lo como uma defesa, alegando que, muitas vezes, pessoas negras tecem ofensas racistas contra pessoas brancas. Para esclarecer esse assunto, precisamos observar alguns pontos.
    Primeiro, o que é considerado racismo vai muito além de ofensas verbais. Temos um longo processo de segregação, muitas vezes institucionalizado, que mantém uma cadeia de exclusão dos negros da sociedade, da educação e da economia, os quais, na maior parte dos casos (inclusive na África do Sul, país com 40% da população branca), são dominadas por brancos.
    Em segundo lugar, é preciso levar em conta os fatores históricos. Os negros foram sistematicamente escravizados, tratados como animais e, após a abolição do escravismo nos países ocidentais, excluídos e marginalizados. Isso significa dizer que existe uma cadeia de fatores históricos que tornam o preconceito e o ódio contra negros (e contra índios, que viveram situações similares) racismo.
    Houve, inclusive, tentativas científicas de justificar tal prática. No entanto, nunca houve um momento na história moderna e contemporânea em que os brancos fossem escravizados por negros, tratados como animais e marginalizados social e economicamente. Por isso, é complicado tratar uma ofensa racial isolada contra pessoas brancas com a mesma gravidade com que se trata o racismo contra os negros e indígenas. Além disso, o racismo tende a ser ativo, enquanto o que se chama de racismo reverso, reativo,

    • 0
  32. Preste maior atenção no uso da vírgula após os conectivos. A utilização da palavra refuter em seu texto causou sentido aposto ao que você pretendia passar, pois refutar o assuntos nas escolas significa negar a existência do mesmo. Procure organizar melhor seu texto também, aparentemente sua conclusão está bem maior que os parágrafos de desenvolvimento.
    No modelo de correção do enem sua nota seria
    Competência 1(0 -200) Conformidade com a norma padrão da língua – 160 – você cometeu alguns erros.
    Competência 2(0-200) Apresentar repertório cultural diversificado para defender seu ponto de vista- 140- Você trouxe o filme na introdução, mas falta em seu texto repertório no desenvolvimento, que foi muito pequeno.
    Competência 3 (0-200) Utilizar-se de dados, informações opiniões e notícias para embasar seu ponto de vista -160 – Você trouxe muitos dados sobre os temas, mas devido o tamanho reduzido da introdução, acabou que você não articulou muito bem as implicações de tais dados.
    Competência 4(0-200) Domínio de conectivos para encadear de maneira fluida as ideias presentes no texto – 160– Você possui um bom uso de conectivos, mas com espaço pra melhorar, os dois primeiros períodos do texto, por exemplo, poderia ter sido ligados com um conectivo.
    Competência 5 (0-200) Proposta de intervenção – 140 – Você citou varias ações agentes e a finalidade, porem faltou que detalhasse os meios e o efeito da consecução dos mesmos.

    • 0
  33. olá! Se atente à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, seus parágrafos poderiam ser maiores, lembrando que vc precisa ter a introdução, 2 desenvolvimento e por fim a conclusão.
    Cuidado com alguns erros de ortografia também. No mais, suas ideias são muito boas. Boa sorte nos estudos e parabéns!

    • 0
  34. Tem uma lógica na estruturação de suas ideias, apesar de alguns erros você tem domínio da norma. Precisa aumentar o tamanho de seus parágrafos, colocando áreas de conhecimentos diferentes para embasarem a tese que você trouxe em sua introdução. Perceba que na sua conclusão você mostra a ação e a finalidade da ação, mas falta ainda colocar O Agente, os meios e o efeito que acontecerá após a finalidade tiver sido obtida. Diversifique mais o uso de conectivos também.
    alguns erros gráficos são bem visíveis como utilização incorreta do acento grave (crase), utilização incorreta da vírgula e escrita incorreta de palavras.

    • 0
  35. Olá, boa noite!!
    A sua redação está dentro dos padrões de uma redação dissertativa-argumentativa, porém alguns pontos devem ser considerados para que o corretor tenha mais interesse pelo seu texto.
    Competência 1: alguns erros gráficos são bem visíveis como utilização incorreta do acento grave (crase), utilização incorreta da vírgula e escrita incorreta de palavras.
    Competência 2: você não coloca evidente seus conhecimentos sobre as demais áreas do conhecimento, expondo, assim, apenas a sua opinião sobre o assunto em questão; você defende o seu ponto de vista, mas não relaciona fatos a isso, porém a sua estrutura textual atende aos padrões requisitados
    Competência 3: você compreende o assunto abordado mas não consegue utilizar os mecanismos ideais para expor sua ideia da maneira mais indicada para o vestibular.
    Competência 4: você não utiliza de conectivos para dar fluidez ao texto, mas consegue o desenvolver mesmo assim.
    Competência 5: sua proposta de intervenção está incompleta, fique atento à utilização de todos os pontos necessários identificando alguns aspectos como; QUEM, COMO, PARA QUE e O QUE.
    Sua redação atende ao padrão, mas não chama atenção do correto, dê preferência para redigir textos maiores nos quais você exponha seu ponto de vista e os comprove por meios de dados estatísticos e argumentos de autoridade. Estude melhor a estruturação ideal para o texto, os mecanismos linguísticos e se atente para utilizar linguagem mais formal. Você está no caminho certo e vai alcançar uma melhora considerável, basta ter força de vontade e dedicação.
    Nota: 160/80/80/120/80 = 520

    • 0
  36. Primeiramente se atente à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, tente estudar essa estrutura, no you tube tem muitas aulas grátis são muito boas, aqui também tem muitas aulas e e-books maravilhosos. Depois procure aumentar seu repertorio cultural e começar a usar nos textos para enriquecê-los, deixa ate mais atrativo para quem vai ler. Estude também as competências procuradas no vestibular que você irá prestar, isso também ajuda. Por fim, leia bastante outras redações de destaque, artigos de opinião, noticias, livros de historia, geografia e sociologia e também livros literários

    • 0
  37. Gostei da forma como falou com bastante clareza e objetividade.
    .
    A forma como apresentou os argumentos foi surpreendente.
    .
    Ao buscar informações, me encontraria realizada em ler sua dissertação.
    .
    Parabéns pela escrita, tenho certeza que irá longe em busca de seus objetivos.
    .
    Muito sucesso em sua vida e carreira!

    • 0
  38. Comentário geral: Boa redação. Introdução com tese, desenvolvimento bem articulado e com unidade de ideias. Gostaria de agregar com algumas observações. Conjugação dos verbos; no texto está, ´por exemplo: ” dimensões continental”. Letra maiúcula ao citar um ministério, mas no texto está, por exemplo: “ministério da educação”. ” através de escada rolante”. Através de = que se pode atravessar / Por meio de = por intermédio de. Por fim, uma vírgula ou outra.
    Competência 1: Uso correto do Português.
    160
    Competência 2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
    180
    Competência 3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
    180
    Competência 4: Demonstrar capacidade de argumentação.
    180
    Competência 5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
    180
    Nota: 880

    • 0
  39. Há uma lógica clara na estruturação de suas ideias, e apesar de alguns erros você escreve bem. Você precisa aumentar o tamanho de seus parágrafos, colocando áreas de conhecimentos diferentes para embasarem a tese que você trouxe em sua introdução. Perceba que na sua conclusão você mostra a ação e a finalidade da ação, mas falta ainda colocar O Agente, os meios e o efeito que acontecerá após a finalidade tiver sido obtida. Diversifique mais o uso de conectivos também.
    Competência 1: 140
    Competência 2: 100, você não trouxe áreas do conhecimento para enriquecerem seu argumento.
    competência 3: 100, Você não trouxe dados para darem suporte ao seu argumento.
    Competência 4: 120 Apesar de estar bem estruturado o texto, carece de conectivos, como , Assim, portanto, mas, não obstante, outrossim, destarte, embora, todavia, consequentemente, consoante ao fato, e assim por diante.
    Competência 5: 120, você contemplou duas das três características de uma boa conclusão.
    Nota 580
    Caso tenha gostado de minha correção, por favor, dê like nela, se tiver gostado muito pode classificá-la como “a melhor correção”. Se quiser me ajudar também corrija minhas redações, de forma objetiva, como eu corrigi a sua, vai por mim, é um tipo de treinamento que ajuda muito a elaborar o próprio texto. Recentemente foi adicionado à plataforma a possibilidade de seguir também, fique à vontade para me seguir, haha. Forte abraço!

    • 0
  40. Sua redação ficou ótima, vc colocou pontos de vistas coerentes porém:
    Na introdução: você deveria apresentar seus dois argumentos
    Desenvolvimento: Ficou ótimo porém, curto para desenvolver seus dois argumentos que não foram apresentados.
    Conclusão: Ficou ótimo porém ficou um pouco “crua”. Continue praticando que somente a prática leva a perfeição.
    Boa sorte🙏🏽
    Espero ter ajudado!
    Att: Raíssa

    • 0
  41. Há uma lógica clara na estruturação de suas ideias, e apesar de alguns erros você escreve bem. Você precisa aumentar o tamanho de seus parágrafos, colocando áreas de conhecimentos diferentes para embasarem a tese que você trouxe em sua introdução. Perceba que na sua conclusão você mostra a ação e a finalidade da ação, mas falta ainda colocar O Agente, os meios e o efeito que acontecerá após a finalidade tiver sido obtida. Diversifique mais o uso de conectivos também.
    Competência 1: 140
    Competência 2: 100, você não trouxe áreas do conhecimento para enriquecerem seu argumento.
    competência 3: 100, Você não trouxe dados para darem suporte ao seu argumento.
    Competência 4: 120 Apesar de estar bem estruturado o texto, carece de conectivos, como , Assim, portanto, mas, não obstante, outrossim, destarte, embora, todavia, consequentemente, consoante ao fato, e assim por diante.
    Competência 5: 120, você contemplou duas das três características de uma boa conclusão.
    Nota 580
    Caso tenha gostado de minha correção, por favor, dê like nela, se tiver gostado muito pode classificá-la como “a melhor correção”. Se quiser me ajudar também corrija minhas redações, de forma objetiva, como eu corrigi a sua, vai por mim, é um tipo de treinamento que ajuda muito a elaborar o próprio texto. Recentemente foi adicionado à plataforma a possibilidade de seguir também, fique à vontade para me seguir, haha. Forte abraço!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.