Estudante

Preconceito linguístico no Brasil (ENEM)

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A história em quadrinhos “Turma da Mônica” – criada por Mauricio de Sousa – apresenta o personagem Chico Bento que, devido à sua variação linguística, enfatizou a intolerância regional presente no âmbito atual. Nesse contexto, observa-se que a padronização da gramática brasileira é um problema, visto que acarreta o preconceito em relação às demais línguas regionais.

Mediante ao elencado, o livro “Preconceito Linguístico: o que é, como se faz” – escrito por Marcos Bagno – retrata a discriminação social como efeito da padronização da gramática que, explicitamente, é vista como a única forma correta de domínio formal. Além disso, as gírias de regiões como o Nordeste são consideradas, parcialmente, como erros gramaticais e, dessa forma, retrata a desigualdade acerca da intolerância linguística no Brasil.

Por conseguinte, a consolidação dessa ideologia hostil acarreta a exclusão social e o bullying como principais consequências. Desse modo, ao transmitir publicamente as gírias e expressões regionais causa, indubitavelmente, o desprezo já disseminado, dado que o preconceito linguístico é uma adversidade ampla, e estimula a precarização social no Brasil.

Em suma, é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Regional em conjunto com a utilização midiática, promova um horário específico na televisão para combater o preconceito linguístico, por meio de comerciais que apresentem as gírias e expressões inseridas nas regiões brasileiras. Tais comerciais deverão ocorrer diariamente com o intuito de demonstrar as diferenças linguísticas no Brasil. Espera-se com essa ação que a padronização gramatical seja reduzida ou, até mesmo, dissipada.

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6 Correções

  1. Boa noite
    Você usou muito bem as informações, está tudo bem explicado:
    introdução
    desenvolvimento
    e conclusão
    Uma redação bem estruturada e uma tese bem elaborada com fundamentos e uso de conectivos. Conseguiu manter o contexto ao longo da redação.
    Parabéns, ficou demais, continue assim, sem dúvidas você vai longe, bjs!!

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  2. A redação está maravilhosa, adorei a citação de Turma da Mônica, tudo muito bem explicado, sua tese bem defendida, opinião exposta com clareza, proposta de intervenção criativa e eficaz. Apenas acho que deveria ter citado o texto do 2º parágrafo junto aos quadrinhos, assim como a questão do bullying, assim poderia os desenvolver com mais facilidade e coerência nos parágrafos seguintes. Parabéns, redação maravilhosa!

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  3. Primeiramente parabéns por escrever tão bem! Você tem domínio da norma culta e seu texto estava muito bom. Adorei o modo como utilizou os quadrinhos na introdução, mostrou muita criatividade. também gostei muito de como você utilizou os conectivos. Sua conclusão também estava ótima, aprofundou bem na proposta de intervenção.

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  4. Em primeira análise, é necessário observar a sua introdução, na qual você cita e contextualiza a história em quadrinhos “Turma da Mônica”, isso é um pouco muito positivo. Entretanto, você erra nefastamente logo após isso, visto que não relaciona isso com o cenário atual brasileiro e deixa sua tese confusa.
    1º parágrafo:
    – “…da gramática brasileira é um problema, visto que acarreta o preconceito em relação às demais línguas regionais.” Tese com apenas um núcleo. Isso desestrutura todo o texto. O correto seria uma tese com 2 núcleos, os quais serão defendidos, com argumentos, ao longo do Desenvolvimento 1 e 2.
    2º parágrafo:
    O livro citado não é contextualizado com a sua argumentação, deixando “solto” no parágrafo, perdendo ponto em coesão. Ademais, você defende aquilo que já foi citado na sua tese de maneira correta, apenas com alguns erros.
    3º Parágrafo:
    Assunto não citado na sua tese, mas que faz parte do contexto, porém perde ponto.
    4º parágrafo:
    Atendeu muito bem a Competência 5 do ENEM. Consegui identificar o Agente, Modo, Meio, Finalidade e Detalhamento.
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 720.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 140
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 120
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 120
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 180

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  5. Ótima a citação dos quadrinhos da turma da Mônica e sua solução p os problemas na conclusão foi MUITO criativa, você tem domínio da norma culta e também não saiu do tema, sua redação está ótima!! A única coisa q eu faria, é especificar mais os problemas tratados nos desenvolvimentos 1 e 2 e já na introdução, eu apresentaria os problemas que vão ser discutidos nos desenvolvimentos. Parabéns, você escreve muito bem!

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