A história em quadrinhos “Turma da Mônica” – criada por Mauricio de Sousa – apresenta o personagem Chico Bento que, devido à sua variação linguística, enfatizou a intolerância regional presente no âmbito atual. Nesse contexto, observa-se que a padronização da gramática brasileira é um problema, visto que acarreta o preconceito em relação às demais línguas regionais.
Mediante ao elencado, o livro “Preconceito Linguístico: o que é, como se faz” – escrito por Marcos Bagno – retrata a discriminação social como efeito da padronização da gramática que, explicitamente, é vista como a única forma correta de domínio formal. Além disso, as gírias de regiões como o Nordeste são consideradas, parcialmente, como erros gramaticais e, dessa forma, retrata a desigualdade acerca da intolerância linguística no Brasil.
Por conseguinte, a consolidação dessa ideologia hostil acarreta a exclusão social e o bullying como principais consequências. Desse modo, ao transmitir publicamente as gírias e expressões regionais causa, indubitavelmente, o desprezo já disseminado, dado que o preconceito linguístico é uma adversidade ampla, e estimula a precarização social no Brasil.
Em suma, é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Regional em conjunto com a utilização midiática, promova um horário específico na televisão para combater o preconceito linguístico, por meio de comerciais que apresentem as gírias e expressões inseridas nas regiões brasileiras. Tais comerciais deverão ocorrer diariamente com o intuito de demonstrar as diferenças linguísticas no Brasil. Espera-se com essa ação que a padronização gramatical seja reduzida ou, até mesmo, dissipada.
sams
Boa noite
Você usou muito bem as informações, está tudo bem explicado:
introdução
desenvolvimento
e conclusão
Uma redação bem estruturada e uma tese bem elaborada com fundamentos e uso de conectivos. Conseguiu manter o contexto ao longo da redação.
Parabéns, ficou demais, continue assim, sem dúvidas você vai longe, bjs!!
AnaGambarotto
A redação está maravilhosa, adorei a citação de Turma da Mônica, tudo muito bem explicado, sua tese bem defendida, opinião exposta com clareza, proposta de intervenção criativa e eficaz. Apenas acho que deveria ter citado o texto do 2º parágrafo junto aos quadrinhos, assim como a questão do bullying, assim poderia os desenvolver com mais facilidade e coerência nos parágrafos seguintes. Parabéns, redação maravilhosa!
Helodeo
Primeiramente parabéns por escrever tão bem! Você tem domínio da norma culta e seu texto estava muito bom. Adorei o modo como utilizou os quadrinhos na introdução, mostrou muita criatividade. também gostei muito de como você utilizou os conectivos. Sua conclusão também estava ótima, aprofundou bem na proposta de intervenção.
alizoneida
Em primeira análise, é necessário observar a sua introdução, na qual você cita e contextualiza a história em quadrinhos “Turma da Mônica”, isso é um pouco muito positivo. Entretanto, você erra nefastamente logo após isso, visto que não relaciona isso com o cenário atual brasileiro e deixa sua tese confusa.
1º parágrafo:
– “…da gramática brasileira é um problema, visto que acarreta o preconceito em relação às demais línguas regionais.” Tese com apenas um núcleo. Isso desestrutura todo o texto. O correto seria uma tese com 2 núcleos, os quais serão defendidos, com argumentos, ao longo do Desenvolvimento 1 e 2.
2º parágrafo:
O livro citado não é contextualizado com a sua argumentação, deixando “solto” no parágrafo, perdendo ponto em coesão. Ademais, você defende aquilo que já foi citado na sua tese de maneira correta, apenas com alguns erros.
3º Parágrafo:
Assunto não citado na sua tese, mas que faz parte do contexto, porém perde ponto.
4º parágrafo:
Atendeu muito bem a Competência 5 do ENEM. Consegui identificar o Agente, Modo, Meio, Finalidade e Detalhamento.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 720.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 140
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 180
lanaP
Boa tarde alizoneida! Entendi certas partes da sua correção, mas outras eu não entendi, então gostaria que tentasse me explicar. 1. Você me deu como nota na 1° competência 140, sendo que não especificou nenhum erro meu no domínio da escrita formal. 2. Na 5° competência você disse “Atendeu muito bem a Competência 5 do ENEM. Consegui identificar o Agente, Modo, Meio, Finalidade e Detalhamento.” e me deu 180 como nota, não especificando o motivo da perca de 20 pontos (sendo que as notas do Enem são avaliadas de 40 a 40 pontos, então não tem como uma pessoa tirar 140 ou 180 em alguma competência). Peço para que responda, muito obrigada!
yassantosx
Ótima a citação dos quadrinhos da turma da Mônica e sua solução p os problemas na conclusão foi MUITO criativa, você tem domínio da norma culta e também não saiu do tema, sua redação está ótima!! A única coisa q eu faria, é especificar mais os problemas tratados nos desenvolvimentos 1 e 2 e já na introdução, eu apresentaria os problemas que vão ser discutidos nos desenvolvimentos. Parabéns, você escreve muito bem!