Estudante

PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL

  • 0

O preconceito linguístico é praticado com base nas diferenças linguísticas que existem dentro de um mesmo idioma. No Brasil, especificamente, não se trata de um assunto novo, mas que se baseia sobretudo em uma língua padrão, próxima àquela falada no centro-sul do país, utilizada como motivação para o desrespeito às outras formas de falar. Desse modo, a parte da sociedade que foge a esse padrão considerado aceitável sofre represálias e exclusão, sendo tida como menos capaz apenas por conta das variedades linguísticas não consideradas.

Primeiramente, o Brasil é considerado um país miscigenado e de cultura ampla. Devido a isso, não é raro encontrar, dentro da sociedade brasileira, diversas manifestações artísticas, de expressão e, também, linguísticas. As variantes faladas no Nordeste, por exemplo, divergem das faladas no Sul, contribuindo para a riqueza de um idioma. No entanto, há resistência de parte da população em aceitá-las, refletida na criação de um estereótipo de nordestino analfabeto ou inferior, cuja fala é considerada errada e, por isso, é tido como incapaz. Esse tipo de preconceito acaba constrangendo e excluindo regionalmente populações inteiras, contrariando assim, o Artigo 3 da Constituição de 1988, que garante liberdade de todos, independentemente de raça, cor, etnia, gênero e região.

Ademais, a estereotipação que produz o preconceito linguístico se estende a quem possui baixa escolaridade. A crise educacional brasileira não é mistério, por isso há indivíduos que têm dificuldade de acesso às escolas. Essa deficiência educacional é utilizada muitas vezes por outros cidadãos e pela mídia para criar um imaginário de fala errada e fala de quem é pobre. A exemplo, a personagem Adelaide, do programa Zorra Total, que era tratada comicamente como uma negra, de aparência grotesca e que falava tudo de forma errada com relação à norma padrão. Questões assim são uma arma de segregação porque facilitam a assimilação populacional de que indivíduos na mesma condição que Adelaide são inferiores e devem se envergonhar da forma como falam apenas por ser uma maneira pouco convencional dentro do padrão aceito.

Em suma, para evitar maiores danos à liberdade de fala dos brasileiros, medidas precisam ser tomadas. O Ministério da Educação deve incentivar o debate direcionado acerca das variantes linguísticas nas aulas administradas por professores de português, por meio de prévia modificação dos conteúdos escolares nacionais, a fim de garantir que o caráter cômico de falas tidas como diferentes seja desconstruído na mente dos alunos. Além disso, o Poder Legislativo deve proibir a veiculação de programas humorísticos que retratem com preconceito figuras nacionais estereotipadas, com o objetivo de extinguir o preconceito linguístico propagado em rede nacional.

Compartilhar

4 Correções

  1. sua redação esta muito boa ,
    a introdução esta bem designada, uma introdução bem elaborada.
    argumentação perfeita, com exemplos, você argumentou de uma forma que atrai a curiosidade do leitor.
    o que me chamou foi a conclusão do texto, foi uma proposta de solução perfeita, parabéns.
    os parágrafos estão bem interligados.
    nota: 1000 ( mil)

    • 1
  2. Feh AtaydeIniciante bom sua redação esta excelente conforme o solicitado ou exigido pelo Enem, tese em evidencia e seguiu um pensamento coerente uniforme parabéns sua nota seria 800 continue usando esse pesamento como meio de estimulo e pratique com outros temas prossiga na pratica que alassara seus objetivos

    • 1
  3. Feh, parabéns pela redação!
    Sua introdução está muito boa, clara, objetiva.
    Desenvolvimento muito bem elaborado.
    Intervenção muito bem elaborada.
    De modo geral, seu texto está bem escrito, organizado, não tenho o que dizer.
    Parabéns!
    Nota: 1000 Mil
    Continue escrevendo p/ gente! Abraços!

    • 1
  4. parabens querida!
    muito fática e ao mesmo tempo conteudista.
    achei muito interessante o seu poder de trazer argumentos atuais para a redção, pois tira aquele olhar que os corretores tem de releitura de citacoes e argumentos.
    parabens pertencente uns 950. pois faltou um detalhamento do orgão mediador 2.
    chegará ao 1000 rapido.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.