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Preconceito Linguístico no Brasil

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Há no Brasil uma enorme variedade linguística, que enriquece a cultura do país, do aipim no Nordeste à mandioca no Sudeste, são inúmeras as variações linguísticas. Todavia, ainda existe no Brasil o preconceito linguístico, que ocorre quando um grupo que domina a norma culta da Língua,inferioriza os grupos que não a dominam.Por conseguinte, ocorre a segregação desses grupos, que normalmente não possuem uma boa formação escolar. Sob esse viés, buscando diminuir ou extirpar esses preconceitos e suas consequências, é preciso que o Governo e as escolas intervenham.
Graciliano Ramos exemplificou o preconceito linguístico em “Vidas Secas” pelo personagem Fabiano, que é um homem de fala rude e gutural. Ao se deparar com um bar na cidade, o personagem tem vergonha de entrar, por temer ser ridicularizado em decorrência de sua fala. Assim como aconteceu com o personagem, acontece diariamente no Brasil com diversas pessoas de diversas regiões. Apesar dos diversos preconceitos com a variação linguística dessas pessoas, não há quaisquer elementos que os justifiquem, tendo em vista que não há variação superior ou inferior, nem mesmo a norma culta tida como
superior, o é, em razão de que todas as formas de falar derivam da Língua, que é um elemento vivo moldado por todas as pessoas que a falam.
Em seu livro “Preconceito Linguístico, o que é, como se faz” o linguista Marcos Bagna, aponta a existência de uma segregação social, mantida pelo preconceito linguístico. Em síntese, essa segregação ocorre, porque o falante que não domina a norma culta, dificilmente teve uma educação adequada, e nos tempos atuais, cada vez mais, especificações e formações são requeridas para se ter um bom emprego. Por consequência, restam apenas os subempregos que não requerem tantas formações e oferecem salários mínimos, que os forçam a morar em periferias e muitas vezes sem dinheiro suficiente para todas as contas do mês. Desse modo, aqueles que não têm as formações adequadas, ficam confinados a esses subempregos e dificilmente seus descendentes conseguirão vida melhor, salvo se conseguirem ter acesso à educação de qualidade,caso não, tem-se a perpetuação da segregação social.
No intuito de diminuir ou acabar com os preconceitos linguísticos e romper com os ciclos de segregação presentes no país, é preciso que o Governo identifique os municípios com carência de escolas e destine recursos financeiros para a construção dessas, é também preciso aumentar os investimentos nas escolas já existentes, a fim de propiciar uma educação de maior qualidade. Além disso é preciso que as escolas criem cursos a respeito da norma culta da língua, e os ofereçam à comunidade externa, para que estes possam recuperar o ensino que tiveram, ou mesmo, começar a aprender. Dessa maneira, é possível que os tantos Fabianos existentes no nosso país, possam ter orgulho de seu modo de falar e possibilidades de ascender socialmente.

 

(Obs. Por favor, quem corrigir, dê nota de acordo com as competências de redação do Enem )

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5 Correções

  1. Oi Gustavo, tudo bem?
    – Introdução: Meu Deus, gostei bastante! Apenas tenha cuidado com o queísmo, tudo bem?
    – D1: Nesse desenvolvimento você trouxe um ótimo repertório e fez um “link” fantástico!!
    Entretanto, cuidado com as repetições, pois a palavra “diversas” apareceu umas 3 vezes, sendo duas no mesmo período. Além disso, é preferível iniciar os parágrafos com conectivos, entende?
    – D2: Gostei bastante desse parágrafo, mas acredito que precisa organizar um pouco as ideias e usar um conectivo para trazer esse livro para a realidade, como você fez no D1, apesar de ficar subentendido esse paralelo é interessante colocar um elemento coesivo para que fique mais claro, tudo bem?
    – Conclusão: Gustavo, aqui eu fiquei um pouco confusa a respeito desses tais cursos.
    Além disso, senti falta do modo como essas ações seriam executadas, masss gostei da sua conclusão círculo.
    C1: 160
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 160
    Nota: 840
    ps.: só coloquei as notas por conta do seu pedido kkkkkk
    ps.2: caso você discorde de alguma nota ou de alguma observação que eu fiz pode me mandar uma mensagem, okay?
    ps.3: você escreve muuuito bem!
    Abraçoss <3

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  2. Boa tarde Gustavo!!Bom eu vou avaliar em um contexto geral.Gostei da redação,amei as estratégias argumentativas e a forma como você retrata das pessoas que falam a norma culta e inferioriza as pessoas que não falam achei excelente.Gostei também da proposta de intervenção.Mas,umas dicas para melhorar.Cuidado com as repetições de palavras como “diversas” e utilizar mais elementos conectivos,para seu texto ficar mais coeso.Mas, mesmo assim parabéns pelo texto!!!

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  3. eu nao sei corrigir redação por competência, mas vou dar minha opinião e quanto eu ACHO q vc tiraria ok?
    primeiro EU AMEI sua introdução realmente ficou mt Boa.
    uma observação foi, sua redação é mt boa mas eu acho q vc escreveu mt, cuidado pq no Enem é so 30 linhas, nao adianta nada a redação ta perfeita se não couber tudo.
    mas supondo que coube tudo, se eu fosse corretora, eu daria de 800 a 860

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  4. Sua redação foi bem construída de início, mas que na última frase introdutória pecou por se assemelhar a uma proposta de intervenção: ” é preciso que o Governo e as escolas intervenham”
    C1:140
    No segundo parágrafo reside períodos longínquos que deixam a leitura confusa e cansativa, mas que demonstrou seu bom domínio na escrita. Seja mais contundente com sua argumentação, saia do esperado.
    C2: 140
    Uma dica é coloque uma alusão em um parágrafo argumentativo é no outro um dado estatístico (que poderia embasar ainda mais seu argumento). Mais uma alusão deixou sua redação pesada de informações que poderiam ter prejudicado sua argumentação
    C3:180
    Sua conclusão está ótima, contudo seja menos previsível quanto as propostas. Seja mais mão firme, ousado..
    C4: 180

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