Aprendiz

Preconceito linguístico e exclusão social

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Para o filósofo Maquiavel, a mentalidade preconceituosa tem mais raízes do que os princípios. Sob essa linha de raciocínio, ressalta-se a necessidade de discutir o que enraíza o preconceito linguístico, o qual é um instrumento de exclusão social. Nesse contexto, evidencia-se como influenciadores da problemática a desigualdade de acesso à educação, bem como o silenciamento por parte da sociedade. 

Em primeira análise, essa discriminação é provocada pela discrepância no acesso ao ensino, que é elitizado. Na obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos retrata-se a história de Fabiano, homem pobre e carente de estudo, que é constantemente oprimido pelos possuidores de conhecimento. Sob essa ótica, é perceptível a influência da capacidade econômica sobre o acesso ao saber, pois aqueles que tiveram uma boa educação e foram ensinados acerca da conotação formal da língua, na maior parte das vezes, subjugam a forma de falar dos que não possuíram essas mesmas condições, haja vista muitos precisam abandonar a escola cedo para trabalhar devido à má situação financeira. Dessa forma, tal conjuntura consolida o preconceito linguístico, assim como a segregação das camadas periféricas. 

Ademais, a falta de debate sobre essa intolerância colabora para manter o atual cenário de exclusão. De acordo com Machado de Assis, um preconceito pode ser desfeito a partir da reflexão. Nessa perspectiva é imprescindível a desconstrução da ideia segregacionista de que só existe uma maneira correta de se comunicar verbalmente, a saber aquela concordante à gramática normativa. Tal forma errônea de pensar está consolidada na coletividade, uma vez que não há a discussão apropriada, nas escolas e meios comunicativos, acerca do caráter mutável da língua. Desse modo, a consciência discriminativa e excludente presente no corpo social não é desconstruída. 

Portanto, são necessárias medidas para mudar o panorama contemporâneo. Para conter o discurso intolerante à variância linguística, as instituições educativas devem educar os estudantes a respeito dessa diversidade, isso será feito mediante a realização de seminários que debatam o tema. Esses eventos devem ser transmitidos nas redes sociais online e contarão com a presença de especialistas no assunto. Paralelo a isso, o Ministério da Educação precisa investir no sistema escolar público, com o objetivo de diminuir a desigualdade de estudo. Sendo assim, as raízes preconceituosas que corroboram para a exclusão serão inibidas. 

 

Por favor, dê as notas por competência do enem ;)

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4 Correções

  1. COMENTÁRIO GERAL:

    Texto muito bom, rico em informações e de fácil leitura. Apesar de alguns desvios gramaticais e problemas simplesmente relacionados ao próprio ENEM, como a falta de um fechamento para a introdução e dos 5 agentes em cada proposta da conclusão, acredito que você atingiria uma nota acima de 800.

    COMPETENCIAS :

    C1 : 160 ( Pequenos desvios relacionados a pontuação. Exemplo: . *Na obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos retrata-se a história de Fabiano, homem pobre e carente de estudo, que é constantemente oprimido pelos possuidores de conhecimento” )*

    na obra A, do autor B, trata-se do problema C, relacionado ao caso D, que….

    C2 : 200 ( o.K )

    C3 : 160 ( Falta organização na introdução e na conclusão )

    C4: 200 ( o.k )

    C5: 140 ( As propostas estão incompletas. Pode parecer óbvio, mas o ENEM pede a finalidade da proposta. Exemplo: Isso vai ser para …. )

    Apesar de estarem em paralelo, são dois agente. Precisa-se de dois meios, dois modos, dois detalhamentos e a finalidade que pode ser conjunta ( já que estão em paralelo.

    NOTA : 860

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  2. Sinceramente achei sua redação muito boa, não sou corretor mas estudei um pouco sobre redação estilo enem, e vi que sua redação contem praticamente todos os aspecto desse estilo de redação. Eu diria para você tomar cuidado com o tamanho dos parágrafos.
    Ambos os parágrafos contém tópico frasal e desfecho crítico, muito importante isso.
    No mais é isso, sua redação está muito boa.

    • 1
  3. Olá, tudo bem?
    Seu texto está muito bem redigido e de fácil entendimento, deixarei alguns comentários:

    INTRO- A introdução está bem discrepante com o restante dos parágrafos no que diz respeito à estruturação visual, poderias colocar mais informações sobre o autor do repertório, inclusive para gerar mais legitimidade, a exemplo: Segundo Nicolau Maquiavel- importante filósofo e historiador italiano considerando fundador da ciência política moderna- …
    D1- A parte haja vista até o final do período ficou um pouco desconexa do restante, você apresenta a fala de que pessoas que tiveram acesso a esse ensino subjulgam os outros e depois acrescenta sem contexto a informação de que alguns não tem acesso por problemas financeiros. Eu compreendi o seu ponto, todavia acredito que uma reorganização das palavras ajude melhor no entendimento.
    D2- Talvez colocar um pouco mais de informação que comprove o que você sugeriu no projeto de texto, nesse caso o silenciamento por parte da sociedade.
    C- Corroboram= confirmam/ atestam.

    Pontuação de acordo com as competências do ENEM:
    C1- 190
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 190
    C5- 200

    Espero ter ajudado, parabéns pela redação e boa sorte!

    • 1
  4. C1- 200
    C2-180
    C3-180
    C4-200
    C5-200

    EM RELAÇÃO AO C2, na conclusão você citou que era
    um problema contêmporaneo mas na introdução (não
    é citado como um problema atual) e nos argumentos
    ( apenas exemplos literarios do outro século) isso não
    fica específico.

    EM RELAÇÃO AO C5, deve tomar cuidado com o
    tamanho dos parágrafos, a indrodução ficou muito
    pequena em comparação aos argumentos e a conclusão.
    Outro ponto é a falta de dados para exemplificar os
    argumentos, por exemplo: ” pois aqueles que tiveram
    uma boa educação e foram ensinados acerca da
    conotação formal da língua, na maior parte das vezes,
    subjugam a forma de falar dos que não possuíram
    essas mesmas condições” COM QUE FREQUÊNCIA
    ISSO OCORRE? EM QUE LUGAR?

    EM RELAÇÃO AO C5, acho que seria legal citar o
    Maquiavel de novo, assim seu texto retomaria a
    indrodução e fecharia com chave de ouro!

    l\ /l
    (o.o)
    (___)~ Muito bom o texto!!

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