Preconceito linguístico: a língua é um instrumento de poder?

  • 2

O preconceito linguístico é entendido como uma comparação entro o modelo da gramática normativa e a linguagem falada entre os indivíduos de uma sociedade. A partir disso, é imposto que a língua, em sua norma culta, é um instrumento de poder.

Primeiramente, deve-se ponderar se a gramática ensinada nas escolas pode ser considerada um código único e universal, visto que é apenas uma parcela da grandeza da Língua Portuguesa. Sendo assim, apesar de seu mérito, a forma culta da língua não pode inviabilizar o restante dela. Faz-se necessário desmistificar a ideia de que a gramática é a língua.

Em segundo plano, é de suma importância recordar o fato de que muitos não têm acesso à educação, tornando parcial ou totalmente nulo o contato com a forma normativa da língua. Todavia, tal acontecimento não é sinônimo de desaculturação, dado que a linguagem coloquial também é parte da cultura. Prova disso, é a canção ”Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, que faz uso da mesma para se expressar.

Dessa forma, mostra-se fundamental uma conscientização, por meio de atividades e palestras, desde os primeiros anos da escola, de que a norma culta, apesar de importante, não deve ser imposta de maneira autoritária e ignorante. Ademais, é imprescindível uma valorização maior da linguagem, por meio de seu conhecimento, sendo esta uma incumbência da mídia, capaz de divulgar e promover tal experiência.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá tudo bem? Rafaela você tem potencial mas precisa estudar um pouco sobre a estrutura do texto (estou avaliando tendo o ENEM como base). Na introdução você iniciou bem mas ficou um tanto vago, você precisa apresentar uma tese que seria “o que tem de errado? qual é o problema?” essa tese vai ser tipo um “spoiler” do que o seu texto vai abordar no desenvolvimento.
    “deve-se ponderar se a gramática ensinada nas escolas …” esse é um texto dissertativo-argumentativo você precisa convencer o leitor da sua ideia então tenta substituir essa frase com o “se” pra uma que passe mais segurança do que você quer dizer, por exemplo “Primeiramente, é válido salientar a cerca da gramática ensinada nas escolas não ser considerada um código único e universal” daí você vai usar de dados e argumentos pra provar isso entendeu? (foi só um exemplo).
    “Prova disso, é a canção ”Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, que faz uso da mesma para se expressar.” acho que seria melhor você usar de “como exemplo” ao invés de “prova disso”.
    Receitinha da proposta de intervenção: Agente (Cabe ao governo Federal em conjuntura com o Ministério tal tal tal) + Ação (o que os agentes vão fazer?) + modo (como irão fazer?) + meio (por meio de quê?) + finalidade (para quê?). Essa proposta de conscientização abaixa muito a nota sabe, tenta fazer uma redação com esse modelo, e no final você põe o papel da mídia, é sempre bom.
    Espero que tenha ajudado ;)

    • 1
  2. Olá,tudo bem?!A sua redação é excelente,usou bem dos conectivos entre um parágrafo e outro,a sua linguagem é formal sem coloquialismos, porém temos alguns errinhos em alguns pontos que precisam ser corrigidos como:
    A tese do seu texto está implícita, a sua opinão sobre o assunto deve ser colocada no texto de forma mais explícita para maior entendimento do leitor
    Outra coisa que senti falta foram os agentes na conclusão do seu texto, quem deve agir, de que formas, e que consequências essa mudança ocasionará futuramente
    Basicamente é isso, com bastante treino e leitura nas horas vagas tenho certeza que a sua escrita vai avançar bastante! Abraços!

    • 0
  3. Achei pessoalmente uma redação excelente com um texto circular parcialmente bem feito. Para uma perfeição nessa modalidade de escrita, seria interessante a inclusão de uma conclusão mais contundente que trouxesse à tona as questões debatidas na introdução encarando-as, em paralelo com as soluções que você apresentou, como um problema que não é de impossível resolução. (Além de que faltaram os agentes, os objetivos e os meios na proposta de intervenção. Procure resolver!)
    Eu aconselharia também o uso de alusões que perpassem outras áreas do conhecimento, tais como filmes, séries, jogos, livros, músicas, poesias, etc. O uso desses artifícios, além de enriquecer o texto, cumpre com as competências do ENEM, que valorizam esse conhecimento.

    • 0
  4. Essa correção foi editada.

    Redação em excelente construção. Mostrou domínio do tipo textual cobrado, e teve uma boa estruturação de texto. Em sua introdução, só senti falta de sua Tese… eu gostei do modo como escreveu, mas a banca poderia ter um outro olhar a cerca disso. Cuidado!
    Em seu desenvovimento, mostrou domínio de conteúdo expondo argumentos muito bons e convincentes, inclusive, dando indícios de autoria em seus ideias, Parabéns! Porém, atenção com a gramática em ” deve-se ponderar se a gramática ” o ” se” ficou redudante e imprópio. O ideal seria ” DEVE-SE PONDERAR A GRAMÁTICA ensinada nas escolas POR ENSINAR…” ***volte ao texto e faça a substituição e veja a diferença ***
    Continue praticnado que vc chegará a uma excelente nota…
    Abraços!

    • 0
  5. Olá, tudo bem ?
    Gostei do tema da sua redação,sua introdução poderia ter uma citação pra ficar mais completa, você usou bem dos conectivos ,você pode citar parcialmente oque você vai falar do desenvolvimentismo na introdução,sua redação está boa, mas precisa melhorar muito pra chegar a uma boa nota ,você tem um bom argumento mas se você melhorar sua introdução e conclusão problematizando mais pra chamar atenção pro seu texto vai ficar muito melhor
    Uma boa dica, estude por partes introdução, desenvolvimento e conclusão ,vá aos poucos pra pegar o jeito
    Continue praticando e bons estudos ; )

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.