Preconceito linguístico

  • 1

Preconceito linguístico é a aversão pelo modo de fala ou escrita de uma pessoa ou uma sociedade. Como o próprio nome já sugere, ter algum preconceito é ter uma ideia pré estabelecida, um julgamento leviano, com provas insuficientes ou inconcludentes para se embasar uma opinião. No Brasil hodierno esta é uma infeliz realidade a ser combatida.

“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” afirmou  o ilustre físico alemão Albert Einstein, mesmo em pleno século XXI ainda ocorrem casos frequentes de descriminação; em  2014 a vencedora do concurso Miss Brasil, Melissa Gurgel, sofreu retaliação ao fazer seu discurso, pelo fato de possuir sotaque  cearense, foi ofendida com diversos comentários em suas redes sociais.

O desdém pela forma de falar de um povo não se dá apenas pela fala em si, todavia pela  infeliz crença de superioridade regional, econômica, ou social, de outros indivíduos, este fato é tristemente notório em relação a região nordeste do país. Porém a constituição afirma que qualquer injúria que consistir na utilização de elementos referentes à raça, etnia, religião ou origem, serão punidas por lei, ou seja, é crime todas as formas de discriminação.

Portanto, diante dos fatos abordados é necessário que o Poder Legislativo explicite melhor o crime de preconceito linguístico na constituição, além de adicionar punições mais severas que as atuais. Também se faz necessário que o Estado em sinergia com as mídias sociais promovam debates e campanhas, principalmente nas escolas. A fim de  que com essas duas medidas se desintegre, se desconstrua, tais ideias, como afirmou Einstein.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem? Vamos analisar:
    INTRODUÇÃO: Poderia começar com “O…”; não vi/ não entendi a tese no final (prejudicou na organização)
    D1: No começo, existem apenas três possibilidades: – de explicar a frase, e criar um parágrafo só dela; – tirar a frase de vez; -ou citar a frase+explicação sobre ela e continuar com o texto+o dado que foi apresentado.
    D2:Faltou conectivo com o parágrafo anterior; mas foi bem na desenvoltura.
    CONCLUSÃO: Faltou o tópico frasal no começo; a primeira solução teve o agente, mas não teve o meio/modo+finalidade+detalhamento; mas na segunda solução teve.
    Obs: Acho que no D1 você foi muito bem, porém as possibilidades que eu citei era o que poderia ser feito, mas vai depender da sua opinião, claro. Esse foi só um exemplo, nesses casos, tente não cometer o mesmo errinho que sairá muito bem.
    Espero ter ajudado, lembre-se: “O segredo do sucesso é o segredo” e que o treino leva a perfeição.
    Está no caminho certo, parabéns por demonstrar opinião e saber colocar suas ideias muito bem.

    • 2
  2. A Introdução tem duas funções: contextualizar e apresentar sua tese. Na sua introdução só houver a contextualização, não vi a presença de tese. Ela é muito importante, é ela que rege todo o seu texto. Certamente você perderia muitos pontos.
    Seus desenvolvimento apresenta a falta de conectivos. Eles ajudam na coerencia do seu texto. Vi que você utilizou eles no meio do parágrafo dando coesão a ele. Porém a falta de conectivos no ínicio do parágrafo traz uma falta de coerencia com o texto em todo.
    Na conclusão, primeiramente, deve se ter a retomada da sua tese, mas não havia a tese no início do texto, sendo assim o seu texto não fechou um “círculo”, quando se tem esse círculo do texto você ganha muuitos pontos.
    Depois da retomada da tese você apresenta sua proposta de intervenção, que estava até ok no seu texto.
    Competência 1(escrita norma formal da lingua) 160
    C 2 ( compreender a proposta e relacionar conceitos de várias aréas do conhecimento dentro do texto dissertativo-argumentativo) 120
    C3 (Relacionas e Organizar fatos) 160
    C4 (Demonstrar mecanismos linguístcios para argumentação) 120
    C5 ( Elaborar uma proposta de intervenção) 140
    Nota: 700
    Você está no caminho certo, mas como sempre a prática leva à perfeição.
    Bons estudos ;)

    • 2
  3. Reveja as competências de redação; para que possa compreender o que de fato é cobrado. Apresentou alguns erros de gramática, use os conectivos de forma que senquencie os argumentos e consiga apreensão da discussão. Cuidado com a proposta de intervenção, precisa-se respeita alguns critérios. Pratique mais que conseguirá êxito. Bom estudos!

    • 1
  4. Na introdução você contextualizou bem, mas faltou faltou expor a tese (sua ideia, aquilo que você defende com seu texto), isso é uma das funções da introdução, procure melhorar.
    Há falta de conectivos entre os parágrafos, eles estão soltos, você pode perder pontos por isso.
    Procure encerrar os parágrafos de desenvolvimento com frases criticas, elas encerraram o raciocínio de parágrafo e deixam sua marca de autoria.
    Além disso, na conclusão tente retornar a citação da introdução. isto mostra um planejamento textual.
    No mais a pratica leva a perfeição, continue praticando que você chegará longe.
    C1 160
    C2 140
    C3 140
    C 4 140
    C5 140
    Total 720

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.