Iniciante

Preconceito Linguístico

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Segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, preconceito linguístico é todo juízo de valor negativo as variedades linguísticas  de menor  prestígio social. A falta de consciência  da diversidade das línguas presentes em nosso país reforça esse preconceito que varia desde aspectos socioculturais, socioeconômicos e situacionais.

Uma parcela elitizada economicamente e intelectualmente da sociedade brasileira impõe uma norma culta e considera um erro qualquer afastamento desse padrão imposto. A variação fônica de um indivíduo pode resultar na exclusão do mesmo em uma vaga no mercado de trabalho onde empresas sempre buscam funcionários com fala de exemplo modelo, e essa exclusão resulta em cada vez mais pessoas que não foram exposta a uma educação de linguagem formal ou que receberam de qualidade deficitária ocupem cada vez mais cargos de menor crédito social. Há também racismo devido a segregação de palavras de matrizes africanas à exemplo a palavra “macumba” que se trata de um instrumento de percussão usado em cerimônias religiosas porem visto por muitos como algo negativo. Gírias rotuladas como específicas do grupo LGBT é outra espécime trivial de preconceito.

A doutrinação midiática é um fator bastante influenciador  para o mantimento desse pré julgamento.  No filme “O Auto da Compadecida” onde o protagonista nordestino, de baixa escolaridade e sotaque aflorado reforça a ideia de inferioridade devido a dicção do personagem.

Em virtude dos fatos mencionados  pode-se concluir que a falta de respeito com pessoas que não seguem essa norma culta é muito grande devido a generalização do sentimento de superioridade pela língua padronizada. Cabe ao atual Ministério da Educação que apresente desde o princípio da formação acadêmica de crianças e jovens juntamente com profissionais encarregados da transferência de conhecimento, a chamada adequação linguística para que haja uma tomada de consciência sobre a diversidade social e cultural do Brasil gerando assim a isenção desse preconceito.

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3 Correções

  1. Primeira coisa que Falta na redação são os usos de conectivos no início dos parágrafos, além de faltar coesão, a proposta de intervenção também precisa ser mais elaborada como quem, como a ação seria executada, treine mais um pouco para aperfeiçoar sua redação, pois ficou interessante, faltam apenas alguns ajustes!
    Minha nota é 680

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  2. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Erros crassos, vícios de linguagem e informalidade.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 120. Cuidado ao especificar os argumentos utilizados no primeiro e no segundo parágrafo de desenvolvimento na introdução. Na introdução você deu a entender que trabalharia sobre aspectos socioculturais, econômicos e situacionais. Contudo, não especificou uma ordem de fatores. No 2° parágrafo você manteve o paralelismo, mas no 3° você desviou da argumentação proposta e foi para a influência midiática. Lembre-se que os tópicos frasais devem ser curtos e muito OBJETIVOS. Cada parágrafo deve ter o mínimo 3 frases(um tópico frasal para introduzir, um desenvolvimento para explicar e contextualizar e uma conclusão para reforçar as ideias e mostrá-las contundentes).
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120. Estude muito os conectivos para o desenvolvimento (nessa ótica, desse modo, para tal, em primeiro plano, por análise). Seu texto ficará mais coeso e coerente. As estruturas se interligarão e seu texto se destacará.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 120. Ótima proposta, todavia, tente ser mais sucinto e mais claro na próxima. Lembre-se de responder o que deve ser feito, quem deve fazer, como e para quê deve ser feito. Outro fator na sua conclusão é que sua proposta é uma medida de Governo e não de Estado. Cuidado ao usar o termo atual na redação pode fazer a proposta tomar rumos diferentes do desejado.
    [680 a 720]
    Parabéns!!!
    Espero ter ajudado.
    Até a próxima.😁

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  3. (Irei corrigir de acordo com os critérios definidos pela banca do ENEM);
    Comentários por competência:
    C1- Está ausente o sinal indicativo de crase em “negativo as”, o correto seria “negativo às”. Depois de “qualquer” seria interessante utilizar o “como”, dessa forma faria mais sentido a frase “erro qualquer como afastamento desse padrão”. O “porém” deve ser separado por vírgulas.
    C2- O candidato soube compreender a proposta de texto, e utilizou de outros recursos do conhecimento para desenvolver seu texto.
    C3- O candidato selecionou algumas informações para o desenvolvimento dos parágrafos, entretanto, é necessário discutir mais sobre a temática, principalmente, no 2º parágrafo. Atente-se também quanto à proporção de tamanho dos parágrafos escritos.
    C4- O candidato utilizou poucos recursos coesivos. Bons recursos coesivos garantem consistência ao texto, tais como “outrossim, além disso, portanto, contudo, entretanto, dessa forma, destarte, nesse sentido, etc.”
    C5- “Em virtude dos fatos mencionados, pode-se concluir que a falta de respeito com pessoas que não seguem essa norma culta é grande devido à generalização do sentimento de superioridade pela língua padronizada. Cabe ao atual Ministério da Educação apresentar, desde o princípio da formação acadêmica de crianças e jovens, juntamente com profissionais encarregados da transferência de conhecimento, a chamada adequação linguística, para que haja uma tomada de consciência sobre a diversidade social e cultural do Brasil gerando assim a isenção desse preconceito.
    Obs:. faltou o detalhamento e o meio/modo como a ação seria executada.
    Notas por competência:
    C1- 120
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 120
    Nota final: 760

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