Preconceito Linguístico.

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Observando o cenário atual podemos ver como p preconceito linguístico tem aumentado nos últimos anos.  A língua é um elemento essencial para o povo, para sua identidade e até mesmo cultura. O problema não é o certo e nem o errado, o ‘erro’ estaria na não aceitação de outros modos de uso da língua.

O preconceito começa com classes sociais mais altas, pois, esse tipo de pessoa tem acesso mais fácil a escolas de qualidade, livros bons e até mesmo de a cultura de um modo geral. Estamos em uma sociedade aonde valorizam mais o ter do que o ser, qualquer mínimo sinal de riqueza material é motivo para discriminação.

Devemos valorizar as variações da língua e o jeito que cada um tem para falar. Nascemos em famílias diferentes, culturas diferentes e estados diferentes.  A maioria dos processos seletivos para universidades publicas requer o uso da língua padrão, mas isso não nos impede de falar com nossas apropriações culturais em nosso dia a dia.

Minha primeira redação, estou no 1° ano do ensino médio apenas.

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4 Correções

  1. Competência 1-160 (poucos erros de C1)
    Competência 2- 120
    Competência 3-80 (1P de desenvolvimento)
    Competência 4-40 (2 conectivos)
    Competência 5- 40 ( fez só as medidas= 1ª linha da conclusão)
    Nota: 440
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    __ eae, tbm to no primeiro, ensino médio é uma praga né
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    Observando o cenário atual [1]podemos ver como [2]p preconceito linguístico tem aumentado nos últimos anos. A língua é um elemento essencial para o povo, para sua identidade e até mesmo cultura. O problema não é o certo e nem o errado, o ‘erro’ estaria na não aceitação de outros modos de uso da língua.

    O preconceito começa com classes sociais mais altas, pois,[3] esse tipo de pessoa tem acesso mais [4]fácil a escolas de qualidade, livros bons e até mesmo [5]de a cultura de um modo geral. Estamos em uma sociedade [6]aonde valorizam mais o ter do que o ser, qualquer mínimo sinal de riqueza material é motivo para discriminação.

    Devemos valorizar as variações da língua e o jeito que cada um tem para falar. Nascemos em famílias diferentes, culturas diferentes e estados diferentes. A maioria dos processos seletivos para universidades publicas requer o uso da língua padrão, mas isso não nos impede de falar com nossas apropriações culturais em nosso dia a dia.
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    [1]= vírgula [3]= sem vírgula [5]= à (retire “de a”)
    [2]= o [4]= facilitado [6]= onde se valorizam
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    * Estruturação– você deve fazer 4 parágrafos:
    1 introdução
    2 Desenvolvimento
    3 Desenvolvimento
    4 conclusão
    *
    Vê ae meu caderno das competências para ver se te ajuda: * a C1 ainda estou elaborando(ela é grande), mas se quiser eu te passo também.
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    Competência 3, 2 e 5- nela você tem que desenvolver todas as ideias (TODAS, se der para colocar “uma vez que”, talvez a sua frase esteja incompleta e não seja a hora de colocar o ponto final e partir para o próximo período) e estabelecer um relação de causa e consequência e retomar a causa no D1 e a consequência no D2 ( ou ao contrário) e depois retomar a proposta de intervenção para essa causa e consequência na conclusão.
    Na introdução:
    1ª frase: contem o título/citação.
    2ª frase: Nesse viés, destaca-se a (causa) e a (consequência) como fatores relacionados à/ao (tema)
    3ª frase: Portanto, é de suma importância a tomada de medidas por parte do Estado para mitigar essa chaga.
    Desenvolvimento 1:
    1ª frase: Em primeira análise, vale salientar que a (causa/consequência) é … uma vez que…
    2ª frase: Segundo (filósofo, constituição, dados do IBGE)
    2ª frase: o filme (xxxx)
    3ª frase: Ademais, a (palavra-chave discutida– frase opcional)
    Desenvolvimento 2:
    1ª frase: Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à/ao (causa/consequência), que a … uma vez que
    2ª frase : Nesse sentido…
    3ª frase : Nessa perspectiva…
    Conclusão:
    Dessarte, cabe à/ao (Ministério da Saúde, do Governo, da Educação, mídia, escolas…) a tomada de medidas imediatas, sendo elas a (xxxmedidasxxx) por meio da/do … com a finalidade de amenizar a problematica da/do (tema).
    Cabe também à/ao ( Ministério da Saúde, do Governo, da Educação, mídia, escolas…) promover a (criação de parques, clínicas, cursos capacitatórios, — depende do assunto). Em suma, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma atenuação no óbice da/dos desafios relacionados ao/à (tema/problema).
    OBS: os desenvolvimentos não são para serem completamente copiados, o início é fixo, mas o resto é você que tem que desenvolver as ideias. Ademais, sua redação tem que ter ao menos 2 citações, e uma delas tem que ter peso, ou seja, tem que ser boa mesmo, citar um filme, um filósofo, e depois a outra pode ter menos peso como um dado do IBGE, Ministério da Saúde, essas coisas. Além disso, lembre-se de desenvolver as ideias da citação.
    Lembrando que esse projeto de texto é para você ter uma ideia do que fazer na redação e não errar a C3 e C2, a introdução é mais fixa mesmo, mas o desenvolvimento tem que ser mais autoral.
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    C4: Sempre que der, coloque conectivos, ao iniciar uma frase, no início de um parágrafo (exceto no início da introdução), sempre que der coloque isso tá ok? Ex: primeiramente, vale salientar que … Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto ao (palavra-chave) que a … Outra dica é não repetir as mesmas ideias: se no D1 você fala de preconceito racial, no D2 você tem que abordar um tema que tangencie esse ou outro relacionado ao tema proposto. Ao desenvolver ideias, coloque o “uma vez que”, pois ao mesmo tempo que você ganha pontos na C4, também ganha pontos pelo completo desenvolvimento de ideias na C3. No seu texto, se houver apenas um “uma vez que” — ou sinônimo– você tem que ficar atenta(o) para ver se desenvolveu todo o conteúdo proposto. Algo que eu faço é: conferir para ver se tem ao menos 13 conectivos no texto e ver se tem ao menos 3 “uma vez que” ( e sinônimos como: visto que, porquanto…) e 1 “apesar”, se tudo isso estiver no texto, minhas chances (hipoteticamente) de tirar 1000 são maiores. Ademais, evite gerúndio: falando, escrevendo, perdendo, vendendo são alguns exemplos de verbos flexionados no gerúndio.
    C4: Sempre que der, coloque conectivos, ao iniciar uma frase, no início de um parágrafo (exceto no início da introdução), sempre que der coloque isso tá ok? Ex: primeiramente, vale salientar que … Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto ao (palavra-chave) que a … Outra dica é não repetir as mesmas ideias: se no D1 você fala de preconceito racial, no D2 você tem que abordar um tema que tangencie esse ou outro relacionado ao tema proposto. Ao desenvolver ideias, coloque o “uma vez que”, pois ao mesmo tempo que você ganha pontos na C4, também ganha pontos pelo completo desenvolvimento de ideias na C3. No seu texto, se houver apenas um “uma vez que” — ou sinônimo– você tem que ficar atenta(o) para ver se desenvolveu todo o conteúdo proposto. Algo que eu faço é: conferir para ver se tem ao menos 13 conectivos no texto e ver se tem ao menos 3 “uma vez que” ( e sinônimos como: visto que, porquanto…) e 1 “apesar”, se tudo isso estiver no texto, minhas chances (hipoteticamente) de tirar 1000 são maiores. Ademais, evite gerúndio: falando, escrevendo, perdendo, vendendo são alguns exemplos de verbos flexionados no gerúndio.
    C4: Sempre que der, coloque conectivos, ao iniciar uma frase, no início de um parágrafo (exceto no início da introdução), sempre que der coloque isso tá ok? Ex: primeiramente, vale salientar que … Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto ao (palavra-chave) que a … Outra dica é não repetir as mesmas ideias: se no D1 você fala de preconceito racial, no D2 você tem que abordar um tema que tangencie esse ou outro relacionado ao tema proposto. Ao desenvolver ideias, coloque o “uma vez que”, pois ao mesmo tempo que você ganha pontos na C4, também ganha pontos pelo completo desenvolvimento de ideias na C3. No seu texto, se houver apenas um “uma vez que” — ou sinônimo– você tem que ficar atenta(o) para ver se desenvolveu todo o conteúdo proposto. Algo que eu faço é: conferir para ver se tem ao menos 13 conectivos no texto e ver se tem ao menos 3 “uma vez que” ( e sinônimos como: visto que, porquanto…) e 1 “apesar”, se tudo isso estiver no texto, minhas chances (hipoteticamente) de tirar 1000 são maiores. Ademais, evite gerúndio: falando, escrevendo, perdendo, vendendo são alguns exemplos de verbos flexionados no gerúndio.
    __ vai fazendo redação, sem parar, o segredo é esse, faz 2 redação por dia, 3, vai fazendo, sem parar, consegui subir de 640 para 920 fazendo 1 redação por dia durante 2 semanas, e quando vc tá em uma nota alta, fica difícil subir, mas já que você tá abaixo de 500 ( segundo minha avaliação) vai ser mais fácil conseguir melhores notas. Olha, pra falar vdd n sei se te avaliei corretamente na C1, pq seu texto é muito pequeno, e, consequentemente, tem menos erros gramaticais e ortográficos… Mas vai ser isso mesmo

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  2. Dá pra perceber que você ainda tá se desenvolvendo com as redações, com mais treinos você vai melhorar bastante.

    C1: 80 (Ortografia, pontuação e estrutura sintática deficitária).
    OBS: Não se deve usar a 1° pessoa do Singular/Plural. Faltou muitas vírgulas e acentos.

    C2: 80 (Texto pouco desenvolvido).
    OBS: Ficou fraco o desenvolvimento do texto, tá bem vago, você poderia ter pesquisado dados ou lido textos sobre o mesmo tema para se inspirar.

    C3: 120 (Texto pouco organizado, com argumentação regular).

    C4: 120 (Utiliza alguns recursos coesivos, com algumas repetições).

    C5: 80
    Nota final: 480

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  3. Na introdução vc apresentou o tema, até ai ok. Faltou colocar sua tese, ou seja, o seu ponto de vista sobre o tema. no fim do parágrafo vc poderia ter colocado dois assuntos para desenvolver os próximos dois parágrafos. ex : “assim entre os fatores que contribuem para aprofundar essa realidade, pode-se destacar A e B.”
    No segundo parágrafo (desenvolvimento 1) vc iria falar sobre o fator A e no terceiro parágrafo (desenvolvimento 2) sobre o fator B.
    No último parágrafo (conclusão) vc iria dar uma possível solução para a problemática. Tendo em vista que a conclusão precisa conter 5 elementos básicos, sendo eles : a ação ( oq deve ser feito), o agente (quem deverá fazer), o modo/meio, o efeito ou finalidade e o detalhamento. No detalhamento vc vai falar mais sobre a sua proposta ou vc pode dar detalhes sobre o agente que vc citar que tb ta valendo
    Espero ter ajudado, boa sorte!!!

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  4. Critérios de correção- ENEM
    Critério 1- demonstrar domínio da modalidades escrita formal da língua portuguesa:
    Pontuação: 120- Nível 3- demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escrita de registro, com al-guns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    Critério 2- conhecer a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    Pontuação: 120-Nivel 3- desenvolve o tema por meio de argumentação previsível, por meio de repertório pessoal E/OU baseada nos textos motivadores, apresenta domínio mediano do texto dissertá ativo argumentativo.
    Critério 3- selecionar, relacionar, organizar interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Pontuação: 160- Nível 4- apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. Projeto de texto com poucas falhas.
    Critério 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação
    Pontuação: 120- Nível 3-articula as partes do texto ,de forma mediana, com algumas inadequações E/OU apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
    Critério 5- elaborar proposta de intervenção para o problema abordado respeitando os direitos humanos.
    Pontuação: 120-Nível 3- três dos elementos válidos ( agente, ação, meio e efeito)
    Nota final: 640
    Continue praticando, pois assim chegará a perfeição! Bons estudos!

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