Preconceito Linguístico

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   É inegável que quando falamos em preconceito linguístico observamos que é um problema muito comum não apenas no Brasil, mas em outros países também, e que pode ocasionar inúmeras consequências na vida das pessoas.
   Ao analisarmos alguns fatos nota-se que esse problema está enraizado em nossa sociedade, devemos entender o Brasil como um país que possui diferentes culturas em suas regiões, portanto sofre com suas variações linguísticas.
   Nos Estados Unidos vê-se com frequência relatos de pessoas que sofreram preconceito ao chegar no país, como por exemplo a cantora – Cubana-Mexicana – Camila Cabello, que quando criança na escola foi vítima de bullying por não saber falar inglês corretamente, pois não era seu idioma materno.
   Bolacha ou biscoito? sempre escutamos essa pergunta, o que não significa que uma das duas palavras estejam erradas considerando o histórico cultural brasileiro, entretanto muitas pessoas não entendem e acabam agindo com preconceito e maldade.
   Em vista dos argumentos apresentados entende-se que cabe aos Ministérios da Educação e da Cultura, junto das escolas fazerem campanhas para que a sociedade se eduque e esse problema que é comum, mas não devemos aceitar, diminua.

Por favor, se puderem corrigir no modelo ENEM… :)

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7 Correções

  1. BOA TARDE !
    -Olha de inicio, logo identifiquei a sua tese, bem estruturada e mostra os seu ponto de vista diretamente ao leitor.
    -Quanto a estrutura , deixou em pouco a desejar . No ENEM , os corretores observam cerca de 30% das vezes a estrutura. Nas redações modelo ENEM, o ideal é que tenha 4 PARÁGRAFOS todos do mesmo tamanho.
    – Senti falta da sua argumentação.
    – Na sua conclusão fiquei um pouco perdida, pois a mesma ficou sem muita informação.
    – O USO DE CONECTIVOS PODE AJUDAR NA SUA REDAÇÃO.
    – No mais sua nota seria 500.
    * Espero ter ajudado, bons estudos e continue praticando :^)
    SEGUE ABAIXO UMA PEQUENA LISTA de conectivos .
    Confira a nossa lista com exemplos dos diferentes tipos de conectivos, bem como com exemplos de uso dos conectivos.
    Conectivos que indicam introdução e relevância
    primeiramente
    em primeiro lugar
    antes de mais nada
    antes de tudo
    acima de tudo
    para começar
    sobretudo
    principalmente
    primordialmente
    Exemplo: Antes de mais, é importante conhecer o contexto social destes alunos.
    Conectivos que indicam sequência e continuidade
    depois
    após
    logo depois
    logo após
    na sequência
    imediatamente
    em seguida
    depois de
    logo que
    assim que
    logo
    então
    Exemplo: Na sequência do acidente, várias pessoas entraram em pânico.
    Conectivos que indicam conclusão, resumo e recapitulação
    por isso
    assim
    assim sendo
    então
    logo
    enfim
    portanto
    em conclusão
    em síntese
    em resumo
    em suma
    para terminar
    por último
    resumidamente
    desse modo
    dessa forma
    dessa maneira
    destarte
    dessarte
    Exemplo: Você foi bem claro nas suas palavras e intenções. Assim sendo, só me resta ir embora.
    Conectivos que indicam adição
    também
    bem como
    assim como
    como também
    como ainda
    além disso
    ainda
    ademais
    não só… mas também
    não só… como também
    Exemplo: A presença do vereador no evento será importante, bem como a presença de outras personalidades ilustres.
    Conectivos que indicam afirmação e certeza
    com certeza
    certamente
    sim
    de certo
    por certo
    sem dúvida
    seguramente
    efetivamente
    naturalmente
    evidentemente
    realmente
    verdadeiramente
    de verdade
    decerto
    com efeito
    Exemplo: A mudança do paradigma será, com certeza, uma mais-valia para a sociedade.
    Conectivos que indicam negação
    não
    nunca
    jamais
    de modo algum
    de jeito nenhum
    em hipótese alguma
    tampouco
    Exemplo: Você quer desistir de tudo? Jamais concordarei com isso!
    Conectivos que indicam oposição
    mas
    porém
    todavia
    contudo
    entretanto
    no entanto
    só que
    embora
    pelo contrário
    ainda que
    mesmo que
    apesar de que
    se bem que
    ao passo que
    Exemplo: Ele elaborou um discurso muito bonito, mas eu não posso concordar com o que foi dito.
    Conectivos que indicam causa e consequência
    por causa de
    por isso
    em virtude de
    como resultado
    por consequência
    por conseguinte
    haja vista
    já que
    uma vez que
    Exemplo: Por causa da tempestade, foi cancelado o passeio escolar.
    Conectivos que indicam tempo
    quando
    enquanto
    sempre que
    todas as vezes
    às vezes
    ao tempo que
    no momento em que
    agora
    hoje
    atualmente
    frequentemente
    constantemente
    ao mesmo tempo
    simultaneamente
    Exemplo: No momento em que o vi, soube que o amaria para sempre.
    Conectivos que indicam dúvida
    talvez
    quem sabe
    provavelmente
    possivelmente
    quiçá
    se é que
    porventura
    Exemplo: Talvez o problema seja a falta de valorização do eu.
    Conectivos que indicam finalidade ou propósito
    para
    para que
    a fim de
    a fim de que
    com o fim de
    com finalidade de
    com o propósito de
    com o intuito de
    com o objetivo de
    com o fito de
    Exemplo: Faço o que eu faço para que você seja quem você é.
    Conectivos que indicam explicitação e exemplificação
    isto é
    ou seja
    quer dizer
    a saber
    aliás
    como se pode ver
    por exemplo
    a exemplo de
    quer isto dizer
    por outras palavras
    Exemplo: Os substantivos sofrem flexão em número, ou seja, no singular e no plural.
    Conectivos que indicam reformulação
    ou melhor
    quer dizer
    por outras palavras
    dito de outro modo
    em outros termos
    mais precisamente
    Exemplo: Isso foi um grande erro. Ou melhor, desperdiçamos nossa oportunidade de melhoria.
    Conectivos que indicam comparação e semelhança
    igualmente
    tal qual
    assim como
    bem como
    assim também
    tanto quanto
    tão… quanto
    tão… como
    da mesma maneira
    da mesma forma
    do mesmo modo
    de maneira idêntica
    semelhantemente
    similarmente
    analogamente
    Exemplo: Ele construiu o painel, tal qual você pediu.
    Conectivos que indicam conformidade
    consoante
    conforme
    como
    segundo
    de acordo com
    em conformidade com
    Exemplo: Todos agiram conforme o esperado.
    Conectivos que indicam condição ou hipótese
    se
    caso
    eventualmente
    desde que
    contanto que
    a menos que
    a não ser que
    sem que
    Exemplos: Caso seja necessária a nossa presença, iremos na mesma hora.
    Conectivos que indicam proporção
    à medida que
    à proporção que
    ao passo que
    quanto mais
    quanto menos
    Exemplo: Ficava cada vez mais chocada, à medida que as coisas iam acontecendo.
    Conectivos que indicam alternância
    ou
    ou… ou
    ora… ora
    quer… quer
    em alternativa
    Exemplo: Ou você aceita a mudança com naturalidade, ou você ficará revoltado e insatisfeito.
    Conectivos que indicam surpresa
    de repente
    inesperadamente
    subitamente
    de súbito
    de supetão
    surpreendentemente
    inopinadamente
    Exemplo: Ele estava almoçando com os amigos e, inesperadamente, viu a sua primeira namorada.
    Conectivos que indicam opinião
    na minha opinião
    a meu ver
    no meu entender
    parece-me que
    acho que
    creio que
    penso que
    admito que
    estou em crer que
    Exemplo: Na minha opinião, sua atitude é infantil e desnecessária.
    Conectivos que indicam chamada de atenção
    destaca-se
    salienta-se
    é de referir
    é de salientar
    nota-se que,
    constata-se que
    verifica-se que
    Exemplo: Além de tudo o que foi dito, é de referir que nada seria possível sem o apoio dos voluntários.
    BONS ESTUDOS……

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  2. A sua redação no geral ficou boa, mas você deveria colocar alguns outros argumentos (Citações, filmes, músicas, livros…). Também é necessário que tenha conectivos na sua redação, para que as frases e parágrafos não pareçam que estão soltos. E na sua conclusão seria interessante que você explicasse melhor ela.

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  3. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 190 – alguns pequenos erros de concordância
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 190 –
    5. Conclusão = 180 – explicação: poderia ter sido um pouco mais específica na sua proposta de intervenção, por exemplo, vc fala de campanhas, mas q campanhas? Seriam palestras para conscientizar os estudantes? Ficou um pouco comum, mas está ok.

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  4. Oiii sou nova por aqui talvez eu possa estar errada em alguns pontos.
    Gostei muito da sua redação achei ela muito prazerosa de se ler, porém você tem que dar uma melhorada na introdução, é na pontuação.
    No desenvolvimento da redação eu sentir falta de argumentos
    Na conclusão eu fiquei um pouco perdida.
    Um ponto que você deve saber é que a redação ideal no Enem e composta por 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 é a conclusão.

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  5. -O texto no geral está bom mas faltou argumentar mais
    -Sua conclusão ficou a desejar já que faltou argumentação, então busque melhorar isso, lendo mais sobre o tema talvez ajude
    – Estrutere melhor seu texto, assim terá um desempenho melhor
    – Ser objetiva é bom até certo ponto, contudo busque dar mais detalhes.

    • 0
  6. Minha opinião de pontos que devem ser melhorados: Na tua introdução você levou bem sua linha de pensamento, mas não destacou ou apresentou de maneira clara e específica o que você vai tratar no d1 e no d2, e começou de uma forma interessante, não é legal iniciar logo com ” é inegável” e outros parecidos enriquece mais trazer um fime, série, música porque tu já iria ganhar o corretor de cara.
    seria mais interessante tu fazer 4 parágrafos, pois é um risco a menos.
    teu texto tá a maior parte em 1 pessoa e isso não pode.
    c1 100 bastantes desvios, faltou vírgula em alguns lugares, problemas de concordância.
    c2 110 senti falta de repertório, dados e argumentação um pouco deficiente.
    c3 80 não compreendi muito bem tua estrutura, é um ponto a ser melhorado, tenta trazer mais repertório para que se possa confirmar melhor teu ponto de vista
    c4 100 senti falta de recursos coesivos, tenta trazer mais conjunções, procura uma listinha e estuda, que é só sucesso
    c5 140 foi boa, mas trabalha mais no detalhamento e seja mais específica uma dica de ouro é não trazer a conscientização como forma de solução, e procura fechar melhor teu texto.
    dicas: busca a cartilha redação nota mil do lucas felpi, e analisa como eles trazem esses argumentos, estuda pontuação,vírgula, concordância e modelos de redação. dá uma buscadinha no modelo de redação felipe araújo e procura saber mais sobre estrutura.

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  7. boa noite!
    boa redação! mas tem muitos pontos importantes que vc precisa melhorar
    principalmente na argumentação, estrutura, comprovação da sua tese e encerramento do texto
    vc tem potencial!
    da uma olhadinha nisso ↓↓↓↓↓↓
    objetivo na INTRODUÇÃO:
    -mostrar para a banca que vc reconheceu o tema (use tropico frasal, pode ser uma Alusão histórica, comparativo, afirmação….e muitos outros)
    – mostrar sua posição diante do tema, sua tese (oq vc acha)
    – finalizar com um projeto de texto, seus argumentos (caminhamento argumentativo ou já mostrar oq vc vai falar no seu desenvolvimento)
    dica: seja clara e breve, use conectivos, +ou- 7 linha
    objetivo no DESENVOLVIMENTO:
    – retornar os elementos que vc usou na introdução e se aprofundar em cada um deles
    – tem existir uma relação dos parágrafos com a introdução e a relação com os parágrafos entre se
    – mostrar sua opinião (marca de autoria)
    dica: use conectivos para fazer uma ligação, comprove seu argumento (usa dados, frases, comparação…..), seja critica, antes de começar seu desenvolvimento pergunta a se mesmo: oq deu origem a esse problema? o governo? a família? a mídia? as empresas?…., no fim faça um encaminhamento conclusivo
    objetivo da CONCLUSÃO:
    -respeitar os direitos humanos (não pode erradicar, exemplo: todos os políticos são corruptos)
    – tem q ter O AGENTE ( quem vai fazer?) AÇÃO (oq ele vai fazer?) MEIO ou MODO (como ela vai fazer?) FINALIDADE DA AÇÃO (para q serve?) EXPLICAÇÃO (detalhação do projeto)
    dica: leia bastante sobre os direitos humanos, a ONU, algumas constituições…. seja preve
    exemplo de um esqueleto: Sendo assim , o ( Agente ) deve ……. , por meio de ….. , com ….. , afim de que ….Dessa forma , (Ae vc contextualiza sua ideia na qual vc citou nas áreas de conhecimento).
    DICA SUPREMA: Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o GERÚNDIO e expressões COTIDIANAS.
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objevo melhor.
    Um texto ideal Enem conta com 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
    espero te ajudado! qualquer duvida é só chamar kkk boa sorte !

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