Preconceito linguístico

  • 3

  Segundo a pensadora Hannah Arendt, a diversidade é inerente à condição humana, de modo que os indivíduos deveriam estar habituados a ela. Entretanto, ao analisarmos a sociedade brasileira, a discriminação que se estabelece contra os falantes das diferentes variantes da língua evidencia o quanto vivemos em uma sociedade intransigente. Visto que, tal preconceito desconsidera todos os contextos sociais, econômicos ou regionais, comprovando que o país não age consoante ao pensamento da filósofa.

  Antes de tudo, é importante destacar que existe uma alta versatilidade da língua portuguesa, o que contribui para a sua multiplicidade de uso no cotidiano. Contudo, por falta de uma educação de qualidade ou mesmo de oportunidade de estudo, os indivíduos não aproveitam essa versatilidade a seu favor, fato que é amplificado pelo desconhecimento da norma-padrão, que tende a ser mais valorizada na sociedade. Diante disso, as chances de passar em um vestibular ou mesmo de conseguir um emprego são reduzidas, colocando tais indivíduos à margem da sociedade, e, como consequência, se tornam vítimas de preconceito por “falarem errado”.

  Ademais, a ausência de incentivos do governo com o intuito de proporcionar a valorização do entendimento da linguagem e de suas variantes é um agravante para esse inaceitável preconceito. Dado que, pelo fato das pessoas não compreenderem que, para cada situação e contexto, existe uma variação da língua adequada para essa situação, cometem o erro de julgar certo ou errado determinado indivíduo pela maneira como esse se comunica.

  Diante do exposto, o Ministério da educação deve investir para erradicar o preconceito linguístico no país. Isso deve ocorrer por meio da ampliação da oferta de vagas nas escolas, valorização do ensino das variantes do idioma no currículo escolar, além de campanhas para informar a população sobre tais aplicações linguísticas. Porquanto, agindo assim, a discriminação linguística contra falantes seria erradicada e os indivíduos respeitados.

Compartilhar

3 Correções

  1. Nota 01 – 180 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 180 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 180 – Apresentou bem informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    Nota 04 – 160 – Articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    Nota 05 – 120 – Elaborou, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Com relação aos elementos esperados: MODO e DETALHAMENTO obs: a falta de detalhamento da proposta de intervenção é algo fácil de se desenvolver! boa sorte :)

    • 1
  2. Olá, boa noite. Gostei da tua redação, mas vou pontuar algumas coisas, ok? A introdução acho que faltou a tese só, ficou mto bem a citação e desenvolveu depois. No d1 e d2 não tem nenhum dado ou citação para argumentar o que tu colocaste, então parece que é ”achismo”. A proposta está bem, faltou detalhar mais e outro agente, o mínimo são dois.. Enfim, continue estudando e praticando, falta pouco para o 1000!

    • 0
  3. Nota 01 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 180 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos. Obs: só não notei o detalhamento.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.