Preconceito linguístico

  • 0

(alguém pode dar nota)

Devido a sua formação sociocultural pela miscigenação de diversos povos, a língua Portuguesa, idioma falado no Brasil, possui uma extrema diversidade. Em consequência disso, o dialeto padrão utilizado pelos colonizadores no século XVI, com o tempo, sofreu alterações. Entretanto, nos dias atuais, os julgamentos a respeito das derivações do Português tornou-se uma realidade na sociedade brasileira, sendo fruto de fatores socioeconômicos e de um preconceito enraizado em algumas regiões nacionais.

Em primeira análise, convém salientar que o prejulgamento acerca das variações linguísticas está intrinsecamente relacionado as classes sociais menos favorecidas. Nesse sentido, o acesso limitado à educação e a cultura contribuem para que está parcela vulnerável do corpo social domine a linguagem informal, considerada errada e diferente do modelo imposto pela elite intelectual e econômica. De acordo com os dados publicados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil encontra-se entre os países mais desiguais do mundo, o que contribui para as dificuldades persistentes na superação desta problemática de modo que, as contrariedades financeiras prejudicam a rompimento das barreiras relacionadas ao ensino, contribuindo para a exclusão dos indivíduos na sociedade pela classe dominante.

Ademais, vale ressaltar que durante o período colonial, devido a crise da cana-de-açucar, a região do Nordeste foi abandonada pelos grandes latifundiários, resultando em uma crise na região, devido a falta de investimentos. Nessa perspectiva, além de instabilidade financeira foi introduzido um preconceito regional, na qual territórios dominadores do país passaram a manifestar aversões a respeito do sotaque de áreas mais pobres. Dessa forma, pessoas e lugares são discriminados por se expressarem de modo diferente ao exigido pelas classes influentes, gerando intolerância e desprezo com a variação da língua nacional.

Interfere-se portanto que medidas são necessárias para contém o impasse. Desse modo, cabe ao poder Legislativo sancionar uma lei que torne crime o preconceito linguístico, punindo de forma de direita e eficiente os opressores, a fim de diminuir essa prática na sociedade. Cabe também ao Estado realizar parceiras junto a empresas midiáticas visando a criação de campanhas que sejam transmitidas por meio televiso, buscando a conscientização populacional a respeito da riqueza e diversidade no idioma nacional, para que assim, passos importantes sejam dados na sociedade.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Darei a nota por competência e depois a nota final!
    Comp.1 – Evitar artigos indefinidos, como “um”, “uns”, pois traz imprecisão ao que está sendo escrito. // “Em consequência disso, o dialeto padrão utilizado pelos colonizadores no século XVI, com o tempo, sofreu alterações…” — erro de concordância o correto seria “sofreu alteração”. /// “Entretanto, nos dias atuais, os julgamentos a respeito das derivações do Português tornou-se uma realidade na sociedade brasileira..” — concordância, o correto seria “tornaram-se”. /// “relacionado as classes sociais” —tem crase! /// “Nesse sentido, o acesso limitado à educação e a cultura contribuem para que está parcela vulnerável do corpo social…” — cuidado com esse paralelismo, o certo seria “acesso limitado à educação e à cultura” //// “superação desta problemática de modo que, as contrariedades financeiras prejudicam…” —- cuidado com essa vírgula que é usada antes do “de modo que” /// “Ademais, vale ressaltar que durante o período colonial, devido a crise da cana-de-açucar…” — devido à (tem crase), tiveram dois erros nesse parágrafo dessa crase //// “Interfere-se portanto que medidas são necessárias para contém o impasse” — o certo seria para conter! //// “buscando a conscientização populacional a respeito da riqueza e diversidade” —- paralelismo, “da riqueza e da diversidade”. NOTA: 120 PONTOS
    Comp2. – Gostei das visões de mundo que você utilizou, no 1°e 3° parágrafo algo mais histórico e no 2° uma pesquisa. Uma dica que tenho é mesclar as áreas do conhecimento, se colocou uma histórica, coloca em outro parágrafo um sociólogo ou filósofo para enriquecer mais seu texto. NOTA: 180 PONTOS.
    Comp.3 – Gostei muito do seu posicionamento, esteve bem claro nos argumentos, sempre criticando quando precisou. NOTA: 200 PONTOS.
    Comp.4 – Muito bom o uso dos conectivos na sua redação! Você não repetiu nenhum e isso é muito bom, porém você colocou palavras no gerúndio: “sendo”, “punindo”, “buscando”, isso é visto pelos corretores como um possível emprego de conectivos que você não o fez, poderia ficar “de modo que pune”, “de modo que busca”, ou até mesmo mudar o contexto para tirar esse gerúndio. NOTA: 180 PONTOS.
    Comp.5 – Na sua intervenção achei que faltou detalhar mais as suas propostas, porém você dividiu bem com uma rápida retomada, as intervenções e por fim a finalização. NOTA: 160 PONTOS
    NOTA TOTAL: 840 PONTOS
    .
    Considerações finais: Você escreve muito bem, eu adorei o texto, acho que esse tema tem chance de realmente cair. Espero que continue praticando a escrita que com certeza sua nota será muito altaa! Até mais!

    • 1
  2. Olá, boa noite. Achei bem escrita. No primeiro parágrafo já colocasse uma alusão histórica. Gostei muito da argumentação, bastantes dados e tem as fontes. A proposta está bem. Eu daria na Competência 1: 180, Competência 2: 200, Competência 3: 180, Competência 4: 200, Competência 5: 160. Total: 920

    • 1
  3. “o dialeto padrão utilizado pelos colonizadores no século XVI, com o tempo, sofreu alterações” – Quais alterações?
    Evite o uso de “Português”, mas troque pela ” LÍNGUA PORTUGUESA”.
    E FORA isso, está muito bom. De verdade!
    Dica: Utilize citações correspondente ao tema.
    Fora isso, sua redação chegará a 1000.
    Por hora, sua nota é 960

    • 1
  4. Nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    NOTA 02 – 180 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 200 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 160 -elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.