PRECONCEITO LINGUÍSTICO

  • 0

PRECONCEITO LINGUÍSTICO.

Funcionando conforme a primeira lei de Newton, a inércia, o qual afirma que um corpo tende a permanecer em movimento até que uma força suficiente atue sobre ele , mudando-o de percurso . No Brasil , o preconceito linguístico é um problema desde a colonização, o qual os portugueses queriam impor sua língua no cotidiano dos povos que aqui habitavam. Diante desta questão, vale analisarmos as causas , consequências e possível solução a este problema .

Em primeira análise , podemos destacar o preconceito com moradores de centros rurais , que por muita das vezes por não ter uma formação acadêmica sofrem opressão linguística vindo de quem se baseia na norma culta , gramáticas, para dizer o que esta certo ou errado . Segundo o portal G1 26% da população já sofreu preconceito linguístico seja por questão regional ou adaptações da fala , gírias, muito usada por adolescentes . É inadmissível, que um país de território tão extenso ainda se tenha alguns pensamentos etnocentricos , superioridade, para com as variações da língua.

Em segundo plano, temos as consequências dessa “opressão” da fala como, por exemplo, a exclusão social ou medo de falar para um grande público, por conta de críticas e desrespeito para com o falante . Como diz Cazuza” Eu vejo o futuro repetir o passado” , na colonização tivemos a pressão europeia, já nos temos atuais temos a imposição social. Infelizmente , esse percurso ainda persiste impactando diretamente a vida de muitos brasileiros e até mesmo fazendo com que determinado grupo ajá de forma mecânica , ditando o que é correto ou não .

Portanto, esse percurso contínuo do preconceito linguístico deve chegar ao fim . O ministério da educação, responsável por organizar e suprir as demandas do ensino do país , tem que mudar a grade curricular atribuindo as aulas de português o tema de variações linguísticas . Por meio de debates entre alunos e professores desde a fase infantil , com a finalidade desta visão preconceituosa chegar ao fim . Deste modo, teríamos como na lei da inércia uma força suficiente para mudar esse percurso.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite! Se me permite, quero deixar algumas dicas que eu percebi e quero compartilhar com você: Ao fazer a sua redação, você precisa estar atento aos erros gramaticais e de ortografia, que são um pouco visíveis no seu texto. Tais como “norma culta , gramáticas, “; e a falta de vírgula em: “Segundo o portal G1” e “preconceito linguístico seja”, ambas no segundo parágrafo. Melhorando esse requisito, você ganha pontos a mais na C1, que avalia justamente se o redator possui um domínio da normal culta da língua escrita.

    • 0
  2. CORRIJA A MINHA TAMBÉM POR GENTILEZA. OBRIGADO.
    Segundo a minha visão do texto cheguei as seguintes conclusões:
    COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
    120-Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
    120-Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo- argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. FALTOU ARTICULAR MELHOR A ABORDAGEM DA INÉRCIA NA INTRODUÇÃO.
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    160-Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
    120-Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
    120-Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    NOTA: 640
    Essa correção foi feita com base nas premissas disponíveis no link: https://tinyurl.com/y958n8et. ( Está correção não reflete um possivel resultado real na prova, porém, pode nortear quais abilidades devem ser estudadas com mais atenção)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.