Iniciante

Precarização do Sistema Único de Saúde

  • 3

O Sistema Único de Saúde (SUS), universal e gratuito, atendendo 75% da população, surgiu após a Constituição Federal de 1988 (Politize, 2008). Antes desse período, prestava-se assistência médica apenas para trabalhadores vinculados a Previdência Social. No entanto, em função da crise econômica ocorrida recentemente, ocasionou a precarização desse serviço. Dentre as causas para este problema estão o aumento da procura por atendimento e o subfinanciamento do governamental.

Primeiramente, pode-se afirmar que o crescimento do desemprego ocasionado pela crise econômica e pela reforma da previdência, aliado entrada de imigrantes no Brasil, ocasionou maior procura por atendimento nesse modelo de saúde, tornando os recursos insuficientes para cumprir a demanda. Dessa forma, aumentou-se a demora por agendamento de consultas e cirurgias, até mesmo de casos urgentes.

Além disso, o Governo Federal repassou menos recursos para investimentos e manutenção do SUS por causa da aprovação da PEC 251 no Brasil em 2016. Entre as consequências deste fato estão à falta de equipamentos e materiais de expediente com possibilidade de aparecimento de superbactérias; a pouca mão de obra disponível para realizar o atendimento da população, e o retorno de doenças já erradicadas como sarampo e febre amarela.

Desta maneira, o SUS vem sofrendo uma precarização, em função do aumento da procura por atendimento e menor repasse financeiro do Governo Federal para Estados e Municípios, apesar de ser referência epidemiológica. Diante dos fatos expostos, torna-se necessário que o Ministério da Saúde foque mais na prevenção de enfermidades do que nela em si, além de disponibilizar mais recursos para gerenciamento das unidades médicas, com contratação de mais médicos, principalmente fora dos grandes centros urbanos. Dessa forma, ocasionará menor acesso ao Sistema, filas para agendamento e retorno de doenças já erradicadas, garantindo o que se preconiza na Carta Magna.

Compartilhar

4 Correções

  1. Achei a redação ótima, com vários pontos interessantes a serem discutidos e propostas bem formuladas. Acho que o único problema mesmo seria no caso do tamanho dos parágrafos que parece um pouco desproporcional e o primeiro parágrafo tem um erro de concordância, mas com exceção destas coisas, está perfeito. Parabéns!

    • 0
  2. 1 gostei da proposta e da introdução é um texto bem legal , a obordagem ficou ótima a estrutura ficou muito boa com boas teses
    2 apresentou pontos muitos interesantes , vc soube desenvolver perfeitamente
    3 conclusão escreveu divinamente bem, apresentou boas propostas, vc escreve muito bem tá de parabéns

    • 0
  3. Olá, tudo bem? Vamos analisar seu texto? Bom, Introdução: sua introdução está perfeita, boa colocação de repertório, períodos certamente colocado, pontuação devidamente clara e tese totalmente apresentada, parabéns!
    Desenvolvimento 1: vc começa com um Elo coesivo bastante indicado para o primeiro desenvolvimento, o operador argumentativo de enumeração, parabéns. Argumentos são baseado pela causa e consequência, posteriormente são confirmados pela lógica, ou seja, pelo retrato atual do país. No entanto, sempre é bom enriquecer com repertório sociocultural! Pontuação maravilhosa!
    Desenvolvimento 2: começo maravilhoso, parabéns. Todavia, a partir do 3 período, mais ou menos no desfecho do argumento, percebe-se que ficou meio confuso, levando o leitor reler o período várias vezes, cuidado!
    Conclusão: vc retoma a tese, mais uma vez parabéns! Em seguida destaca a proposta, na qual não localizei “por meio de quê”. Está claro que Quem vai fazer, o que vai fazer, detalhamento do que vai ser feito e a finalidade, ficou faltando apenas “mediante a quê”
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    Vc tem domínio no gênero dissertativo-argumentativo, basta apenas ficar praticando para não perder o jeito, parabéns!

    • 0
  4. Antes de começar a falar propriamente do que achei do texto, vou fazer uma observação que me bateu logo de cara ao ver sua estrutura. O DESENVOLVIMENTO DOS PARÁGRAFOS DE ARGUMENTAÇÃO. Concorda comigo que por se tratar de uma dissertação argumentativa, esses parágrafos tem que se sobre sair em relação aos demais. Acredite ou não, mas o corretores percebem os detalhes apenas visualizando os textos.
    1) Gostei da proposta da tua introdução, segue um estrutura legal o que demonstra um projeto de texto legal. Continua firme com esse esqueleto de texto, pois ele apesenta para mim uma boa estrutura e apresentação do tema e teses.
    2) No teu primeiro parágrafo de desenvolvimento, após o segundo período sinto a falta de um dado estatístico (pois foi esse viés que vc praticamente impregnou nesse parágrafo). você aponta um problema, que pode ser exemplificado com números, mas não os apresenta.
    Ademais, teu segundo parágrafo alenca alguns pontos interessantes, começa com um bom tópico frasal, ae expõem fatos mas, ao meu ver, faltou sua análise crítica em cima dessa exposição.
    3) A tua intervenção responde, ao meu ver , QUASE todas as perguntas bases de uma boa intervenção, mas como o ou por meio do que será possível, efetivamente , fazer com que as medidas propostas entrem em atuação ou se firme na sociedade ?
    RESUMÂO: Tu escreve bem, tem boa apresentação do tema, e possui conhecimento de com estruturar bem seus parágrafos de desenvolvimento e intervenção , além de ter um por repertório tanto cultural quando coesivo. Minhas dicas são, melhor a argumentação no que diz respeito a deixar mais impresso uma opinião, assim evitara perder pontos na C2 (eu acho).
    E quanto a intervenção, bom, trabalhe no COMO ?
    Tomara que minhas dicas sejam beneficias para seus estudo, desejo-lhe ótimos estudos !!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.