Iniciante

Precário sistema carcerário do Brasil

  • 1

No documentário “Quadra livre” da Netflix, lançado em 2020, é retratado a vida de presidiários da penitenciária de segurança máxima San Quenti. Nele, é exposto as medidas de ressocialização adotados para reintegrar os condenados para a sociedade, como por exemplos: bibliotecas, quadra para esportes, equipamentos de academia, cursos e aulas de cidadania. Fora da ficção, é fato que essa não é a realidade do sistema carcerário do Brasil, devido tanto da negligência governamental, quanto da influência das mídias.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o sistema prisional brasileiro é mal estruturado e ausente de políticas públicas devido a baixa atuação de autoridades governamentais. Segundo Nelson Mandela, uma sociedade deve ser julgada não como ela trata seus cidadãos mais elevados, mas sim como trata os seus mais baixos. De maneira análoga, o nosso país seria mal julgado pois, diferentemente da prisão norte americana, o nosso sistema serve apenas para punir e excluir os presos, sem pensar que algum dia eles serão soltos e voltarão para o convívio social.

Em segundo lugar, vale ressaltar que as mídias atuam como impulsionadora da problemática. Segundo Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado para ser objeto de democracia não deve se tornar mecanismo de agressão. Nessa perspectiva, é fato que as mídias, difusora de informações, encobre as estruturas e a exclusão dos presos em nossa sociedade, assim, ela rompe com o pensamento do sociólogo e age como instrumento de opressão.

Em suma, medidas exequíveis devem ser tomadas para resolver esse impasse. Sendo assim, para inclusão e ressocialização dos ex-presidiários, cabe ao Gorverno Federal, como instância máxima administrativa, em conjunto com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) criar, por meio de verbas governamentais, cursos profissionalizantes nos sistemas carcerários, que confira aos presos a oportunidade de se aperfeiçoar, a fim de que uma sociedade menos exclusiva seja alcançada.

Compartilhar

3 Correções

  1. CONCLUSÃO: Está bem clara e objetiva; cumpre todos os requisitos.
    DESENVOLVIMENTO 1: Suas ideias estão bem elaboradas, bem conectadas, e você defende muito bem o seu ponto de vista. No entanto, faltou mais um período para concluir o parágrafo. Poderia ter trazido uma consequência para os presidiários em decorrência da negligência do governo – Isso ajuda minha a mostrar marca de autoria
    DESENVOLVIMENTO 2: Parecido com o primeiro. O que pesou foi o a falta de mais um período para concluir esse parágrafo. Seria bom você se discorresse alguma consequência trazida pelos erros da mídia.
    CONCLUSÃO: Simples e completa. Está perfeita.
    **Você trouxe bons repertória para o texto.
    _________________________________________________________________________________________
    C1= 200
    C2= 200
    C3= 140
    C4= 200
    C5= 200
    Na minha humilde opinião, eu daria em torno de 940.

    • 1
  2. Fez uma ótima introdução, utilizou uma ótima tese.
    O desenvolvimento 1 está bem elaborado, fez uso de citação que enriquece o texto.
    O desenvolvimento 2 está bom , porém tente utilizar repertórios
    A conclusão está ótimo fez um bom uso de propostas de intervenção, de detalhamento e fez uma ótima finalização

    • 0
  3. Introdução com a tese bem elaborada, além dos argumentos dos argumentos que foram desenvolvidos serem bastante válidos.
    Ambos os parágrafos de desenvolvimento foram usadas citações e isso são pontos positivos.
    Logo no começo da conclusão, não retomou de forma mais adequada a idéia central da redação, mas apresentou idéias de intervenção eficaz.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 180
    Competência 3: 150
    Competência 4: 180
    Competência 5: 170
    = 860

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.