Primeiramente é preciso entender que o desenvolvimento sustentável econômico é aquele que busca se desenvolver sem agredir tanto o meio ambiente e sem afetar a economia do país. Segundo o ranking dos países mais sustentáveis no mundo da RobecoSAM, o Brasil ocupa posição 45 com ranking de 59 nações, o que demonstra o quanto o Brasil é pouco desenvolvido em questão de sustentabilidade e duas das causas desse baixo índice de desenvolvimento sustentável é a falta de planejamento para o crescimento constante das cidades e o medo da sustentabilidade afetar a economia do país.
Diante deste cenário, percebe-se que as cidades têm crescido cada vez mais nos últimos anos e que não há o planejamento necessário para este crescimento, causando problemas como enchentes, engarrafamentos, poluição atmosférica e muitos outros problemas. Contudo com a implantação do desenvolvimento sustentável econômico as cidades seriam melhores, com a reciclagem, com mais áreas verdes, menos carros nas ruas além das melhores condições em que os moradores dessas cidades se encontrariam.
Frequentemente pessoas argumentam que não é possível haver o desenvolvimento sustentável sem afetar a economia do país mas é exatamente isso o que ele busca, desenvolver sustentavelmente sem comprometer a economia, contudo é possível observar que será necessário investimentos em ações sustentáveis para melhor desenvolvimento do país.
Portanto pode-se perceber que cabe ao Ministério do meio ambiente, responsável pela política nacional do meio ambiente, providenciar promoções sustentáveis como a coleta seletiva, adicionar mais áreas verdes nas grandes cidades, como em parques e calçadas, incentivar o uso de bicicletas através de palestras e investir nos transportes públicos, além de muitas outras atitudes necessárias para que o Brasil seja mais desenvolvido sustentavelmente e também para que as gerações futuras tenham a oportunidade de desfrutar dos recursos oferecidos pela natureza.
Shu
Olá Maria, abaixo segue minha correção da sua redação:
– 1°parágrafo; faltou acentuação nos trechos ,”Primeiramente (,) é preciso entender (,) que …”, “o que demonstra (,) o quanto…”, “sustentabilidade (,) e duas…” e “índice de desenvolvimento sustentável (: ou ,). E na introdução faltou a tese, mas você apresentou as causas que seriam abordadas nos parágrafos de desenvolvimento, muito bom!
– no 2° parágrafo; faltou acentuação nos trechos: “Contudo (,) com a…”, “econômico (,) as cidades…” e “nas ruas (,) além”. Uma sugestão, evite verbos no gerúndio, como “causando”. Além disso, você apresentou as propostas nesse parágrafo, ótimo! Mas faltou um pouco mais de detalhamento.
– já no 3° parágrafo, poderia colocar no trecho ” (X) pessoas argumentam…”, o artigo (as); e faltou acentuação nos trechos: “país (,) mas é…” e ” contudo (,) é possível…). E faltou o acento da crase no trecho “comprometer (à) economia”. E evite descrever em senso comum, opiniões sobre o determinado tema, um exemplo, está no trecho “pessoas argumentam que não é possível haver…”. E faltou colocar o artigo na frase “para (o) melhor desenvolvimento do país.
– Já no último parágrafo; teve ausência de acentuação nos trechos: “Portanto (,) pode-se…” “através de palestras (,) e investir nos transportes…”, “outras atitudes necessárias (,) para que…”, “e também (,) para que. Você colocou o agente de intervenção, bom! Mas será que ele é o principal para exercer essas ações? E você colocou muitas propostas, são propostas muito boas, parabéns! Porém, faltou o detalhamento. E a finalidade ficou um pouco confusa.
Obs: sua redação está em ascensão, mantenha o ritmo! Logo, chegará a perfeição!
Tchau!!! Até a próxima correção!
meme
Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
Compreensão da proposta de redação. …Bom!
Seleção e organização das informações. … Bom!
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom! Mas sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Vc não sugeriu nenhum desvio de finalidade para o ministério do Meio Ambiente, seguindo à risca as competências do mesmo, o que já é muito bom.
claratkm27
introdução: ficou bem longa e não tão objetiva.
Achei interessante que você iniciou com a definição sobre o tema proposto.
Procure utilizar uma linguagem mais formal e coesa no seu texto.
Melhore a pontuação, em especial as vírgulas.
desenvolvimentos: ausência de vírgulas.
ausência de citações que desmembram e ajudam a explicar mais sobre o problema proposto … a citação feita na introdução poderia ter sido colocada nos desenvolvimentos que demonstram seu conhecimento a cerca do tema.
“Contudo (vírgula) com a implantação do desenvolvimento sustentável econômico as cidades seriam melhores, com a reciclagem, com mais áreas verdes, menos carros nas ruas além das melhores condições em que os moradores dessas cidades se encontrariam.” Bem distante da realidade, tenha cuidado, apresente mais a problemática e como isso impactua dentro da sociedade, esse trecho está semelhante a conclusão.
D2 “Frequentemente pessoas argumentam que não é possível haver o desenvolvimento sustentável sem afetar a economia do país mas (vírgula antes do mas) é exatamente isso o que ele busca, desenvolver sustentavelmente sem comprometer a economia, contudo é possível observar que será necessário investimentos em ações sustentáveis para melhor desenvolvimento do país.” Atente-se para apresentar melhor a problemática, mostre dados estatísticos, cite filosófos ou sociólogos e aprofunde mais a suas ideias.
conclusão:
“Portanto pode-se perceber que cabe ao Ministério do meio ambiente,” Falta vírgula, “Ministério do Meio Ambiente”, “pode-se perceber” busque utilizar termos mais coesos uns com os outros. Falta outro agente para que possa resolver a segunda problemática.