Iniciante

Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil

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No filme estrangeiro “O Menino que Descobriu o Vento”, através de uma ideia simples e muito bem elaborada, o garoto é capaz de mudar a realidade não apenas de sua família, e sim do povoado onde morava. Baseado em uma história real, o rapaz encontrou uma possível ação de promoção do desenvolvimento econômico sustentável em sua região, onde foi possível, através da sua ideia, plantar alimentos em todas as épocas do ano. Todavia, a sustentabilidade ainda é algo distante, sendo agravada pela má influência midiática e falta de consciência ambiental empresarial.
É nítido que a ausência de influência das mídias sociais impossibilita a melhoria do problema. Atualmente, há 17 Desenvolvimentos Sustentáveis acordados entre diversos países, inclusive o Brasil, responsáveis pela promoção do uso consciente e sustentável dos recursos para as gerações futuras, bem como o meio ambiente. Tais ações são de suma importância para um futuro mais sustentável, com ar mais puro, águas limpas, solo fértil e um Brasil mais consciente e ambientalmente correto.
Em contrapartida, a falta de consciência ambiental por parte de empresas torna-se um entrave no que tange a problemática. Desde a Revolução Industrial, o mundo passou por diversas transformações, e, mesmo tendo ocorrido no século XVIII, influencia muito ainda os dias atuais. Tal Revolução foi importante para promover direitos trabalhistas e melhores condições aos trabalhadores, entretanto, o aumento da poluição e a falta completa da sustentabilidade foi ainda mais marcante, não é atoa que pagamos pelo passado ainda nos dias de hoje.
Portanto, é indispensável intervir sobre o assunto. É de responsabilidade das mídias, grandes difusoras de informações de rápido e fácil acesso, juntamente com empresas e Estado, engajar a população para que realizem ações mais sustentáveis, por meio de vídeos auto explicativos e palestras digitais, com o objetivo de promover mais informação de qualidade sobre meios sustentáveis, bem como os 17 Desenvolvimentos Sustentáveis e suas finalidades. De tal forma, será possível fazer com que mais ações como do filme “O Menino que Descobriu o Vento” sejam cada vez mais frequentes e comuns, sempre visando o cumprimento dos Desenvolvimentos Sustentáveis.

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2 Correções

  1. Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc, então me desculpe se eu cometer algum equívoco
    C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
    C5. Respeito aos direitos humanos 200
    nota 800

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  2. Olá
    -Comentários iniciais-
    “No filme estrangeiro “O Menino que Descobriu o Vento”, através de uma ideia simples e muito bem elaborada, o garoto é capaz de mudar a realidade não apenas de sua família, e sim(1) do povoado onde morava. Baseado em uma história real, o rapaz encontrou uma possível ação de promoção do desenvolvimento econômico sustentável em sua região, onde foi possível, através da sua ideia(2), plantar alimentos em todas as épocas do ano(3). Todavia, a sustentabilidade ainda é algo distante, sendo agravada pela má influência midiática e falta de consciência ambiental empresarial.”
    1- substitua por ” como também”
    2- ficou redundante. Retire o ” através de sua ideia”
    3- teria ficado melhor se você tivesse separado essa parte apenas para a problematização ficando assim:
    ” Fora da ficção, entretanto, essa ação notável infelizmente revela-se dificultada pela falta de ações sociais e governamentais para o desenvolvimento econômico sustentável.
    Depois dessa problematização, você poderia ter iniciado a tese com um conectivo conclusivo e, na sequência, as duas causas para o problema.

    Percebo que sua leitura da proposta de redação deveria ter sido feita de modo mais atento, a fim de que você pudesse explicar melhor o problema.
    Uma sugestão: procure apresentar o repertório apenas na primeira frase da introdução e, no período seguinte, você retoma apenas a ideia desenvolvida na primeira sentença.
    Pontos fortes: uso de um repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo;
    Tese evidente.

    Desenvolvimento 1
    “(1)É nítido que a ausência (2)de influência das mídias sociais impossibilita a melhoria do problema. Atualmente, há 17 Desenvolvimentos Sustentáveis acordados entre diversos países, inclusive o Brasil, responsáveis pela promoção do uso consciente e sustentável dos recursos para as gerações futuras, bem como o meio ambiente. Tais ações são de suma importância para um futuro mais sustentável, com ar mais puro, águas limpas, solo fértil e um Brasil mais consciente e ambientalmente correto.(3)”
    1- faltou um conectivo cuja função é a de relevância ( em primeiro lugar, à princípio, em primeiro plano)
    2- na tese você colocou que as mídias influenciam negativamente o problema. Então, por que nesse parágrafo você coloca que não há influência midiática no problema? Cuidado com isso.
    3- argumentação expositiva.

    Desenvolvimento 2
    “(1)Em contrapartida, a falta de consciência ambiental por parte de empresas torna-se um entrave no que tange a(2) problemática. Desde a Revolução Industrial, o mundo passou por diversas transformações,(3)e, mesmo tendo ocorrido no século XVIII, influencia muito ainda os dias atuais. Tal Revolução foi importante para promover direitos trabalhistas e melhores condições aos trabalhadores, entretanto, o aumento da poluição e a falta completa da sustentabilidade foi ainda mais marcante, não é atoa que pagamos pelo passado ainda nos dias de hoje(3).”
    1- faltou um conectivo interparágrafo ( além disso, ademais, outrossim)
    2- à problemática
    3- argumentação expositiva
    Ponto forte: bom repertório mas, não foi usado nem de forma produtiva e nem é pertinente

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/ modo ok
    Detalhamento ok
    Finalidade ok
    Notas
    C1- 160
    C2- 160
    C3-120
    C4- 160
    C5- 200

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