No filme estrangeiro “O Menino que Descobriu o Vento”, através de uma ideia simples e muito bem elaborada, o garoto é capaz de mudar a realidade não apenas de sua família, e sim do povoado onde morava. Baseado em uma história real, o rapaz encontrou uma possível ação de promoção do desenvolvimento econômico sustentável em sua região, onde foi possível, através da sua ideia, plantar alimentos em todas as épocas do ano. Todavia, a sustentabilidade ainda é algo distante, sendo agravada pela má influência midiática e falta de consciência ambiental empresarial.
É nítido que a ausência de influência das mídias sociais impossibilita a melhoria do problema. Atualmente, há 17 Desenvolvimentos Sustentáveis acordados entre diversos países, inclusive o Brasil, responsáveis pela promoção do uso consciente e sustentável dos recursos para as gerações futuras, bem como o meio ambiente. Tais ações são de suma importância para um futuro mais sustentável, com ar mais puro, águas limpas, solo fértil e um Brasil mais consciente e ambientalmente correto.
Em contrapartida, a falta de consciência ambiental por parte de empresas torna-se um entrave no que tange a problemática. Desde a Revolução Industrial, o mundo passou por diversas transformações, e, mesmo tendo ocorrido no século XVIII, influencia muito ainda os dias atuais. Tal Revolução foi importante para promover direitos trabalhistas e melhores condições aos trabalhadores, entretanto, o aumento da poluição e a falta completa da sustentabilidade foi ainda mais marcante, não é atoa que pagamos pelo passado ainda nos dias de hoje.
Portanto, é indispensável intervir sobre o assunto. É de responsabilidade das mídias, grandes difusoras de informações de rápido e fácil acesso, juntamente com empresas e Estado, engajar a população para que realizem ações mais sustentáveis, por meio de vídeos auto explicativos e palestras digitais, com o objetivo de promover mais informação de qualidade sobre meios sustentáveis, bem como os 17 Desenvolvimentos Sustentáveis e suas finalidades. De tal forma, será possível fazer com que mais ações como do filme “O Menino que Descobriu o Vento” sejam cada vez mais frequentes e comuns, sempre visando o cumprimento dos Desenvolvimentos Sustentáveis.
giih.sabrinaIniciante
Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil
Compartilhar
Maria16lima
Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc, então me desculpe se eu cometer algum equívoco
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
C5. Respeito aos direitos humanos 200
nota 800
Nildaline Rocha
Olá
-Comentários iniciais-
“No filme estrangeiro “O Menino que Descobriu o Vento”, através de uma ideia simples e muito bem elaborada, o garoto é capaz de mudar a realidade não apenas de sua família, e sim(1) do povoado onde morava. Baseado em uma história real, o rapaz encontrou uma possível ação de promoção do desenvolvimento econômico sustentável em sua região, onde foi possível, através da sua ideia(2), plantar alimentos em todas as épocas do ano(3). Todavia, a sustentabilidade ainda é algo distante, sendo agravada pela má influência midiática e falta de consciência ambiental empresarial.”
1- substitua por ” como também”
2- ficou redundante. Retire o ” através de sua ideia”
3- teria ficado melhor se você tivesse separado essa parte apenas para a problematização ficando assim:
” Fora da ficção, entretanto, essa ação notável infelizmente revela-se dificultada pela falta de ações sociais e governamentais para o desenvolvimento econômico sustentável.
Depois dessa problematização, você poderia ter iniciado a tese com um conectivo conclusivo e, na sequência, as duas causas para o problema.
Percebo que sua leitura da proposta de redação deveria ter sido feita de modo mais atento, a fim de que você pudesse explicar melhor o problema.
Uma sugestão: procure apresentar o repertório apenas na primeira frase da introdução e, no período seguinte, você retoma apenas a ideia desenvolvida na primeira sentença.
Pontos fortes: uso de um repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo;
Tese evidente.
Desenvolvimento 1
“(1)É nítido que a ausência (2)de influência das mídias sociais impossibilita a melhoria do problema. Atualmente, há 17 Desenvolvimentos Sustentáveis acordados entre diversos países, inclusive o Brasil, responsáveis pela promoção do uso consciente e sustentável dos recursos para as gerações futuras, bem como o meio ambiente. Tais ações são de suma importância para um futuro mais sustentável, com ar mais puro, águas limpas, solo fértil e um Brasil mais consciente e ambientalmente correto.(3)”
1- faltou um conectivo cuja função é a de relevância ( em primeiro lugar, à princípio, em primeiro plano)
2- na tese você colocou que as mídias influenciam negativamente o problema. Então, por que nesse parágrafo você coloca que não há influência midiática no problema? Cuidado com isso.
3- argumentação expositiva.
Desenvolvimento 2
“(1)Em contrapartida, a falta de consciência ambiental por parte de empresas torna-se um entrave no que tange a(2) problemática. Desde a Revolução Industrial, o mundo passou por diversas transformações,(3)e, mesmo tendo ocorrido no século XVIII, influencia muito ainda os dias atuais. Tal Revolução foi importante para promover direitos trabalhistas e melhores condições aos trabalhadores, entretanto, o aumento da poluição e a falta completa da sustentabilidade foi ainda mais marcante, não é atoa que pagamos pelo passado ainda nos dias de hoje(3).”
1- faltou um conectivo interparágrafo ( além disso, ademais, outrossim)
2- à problemática
3- argumentação expositiva
Ponto forte: bom repertório mas, não foi usado nem de forma produtiva e nem é pertinente
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio/ modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2- 160
C3-120
C4- 160
C5- 200