Mestre

Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil

  • 0

Corrijam com base no Enem. Se quiserem, corrijo de volta :)

       A associação entre o desenvolvimento econômico e o uso adequado de recursos naturais é o principal fundamento da economia circular. Sob esse viés, tal crescimento pode ser promovido pela otimização da fabricação, transporte e distribuição de produtos, por exemplo. No entanto, na realidade contemporânea brasileira, a aplicação desse conceito não é uma prática comum, tendo em vista a persistência da manutenção de processos produtivos ineficientes e a cultura do desperdício. Dessa forma, o Estado deve criar mecanismos que incentivem empresas a adotar os princípios do desenvolvimento sustentável em seus procedimentos.

      Nesse contexto, o quadro de fabricação ineficiente é causado, principalmente, pelos investimentos insuficientes no processo de modernização industrial. Em conformidade com isso, Ignacy Sachs, economista polonês, afirma que uma das formas de desenvolver a economia é implementando métodos de produção sustentáveis. Essa ação, segundo ele, tem como objetivo reduzir o consumo de insumos naturais, como a água e a energia. Dado isso, torna-se evidente a necessidade de que a indústria desenvolva novos meios de produção, os quais devem, sempre que possível, minimizar o uso de recursos naturais.

    Ademais, persistir no desperdício de alimentos contribui para o quadro de desenvolvimento insustentável. Nesse sentido, o documentário “Cultura do desperdício” – que tem como objetivo advertir a respeito da grande quantidade de alimentos perdidos nos processos de produção, de transporte e de distribuição – afirma que, para um processo ser sustentável, é preciso que ele ocorra de maneira eficiente, isto é, que seja desenvolvido com o mínimo de desperdício. Com base nessa perspectiva, é essencial reduzir o desperdício de alimentos, que resulta na possibilidade de garantir a segurança alimentar dos brasileiros, e, também, mitigar o consumo de insumos naturais.

       Portanto, é necessário que o Estado fomente ações que desenvolvam a produção sustentada nas indústrias. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente – órgão federal responsável pela criação de políticas públicas referentes ao desenvolvimento sustentável –, com o objetivo de promover a prática da economia circular no Brasil, deve oferecer incentivos fiscais a empresas que adotem processos produtivos capazes de reduzir o consumo recursos naturais, bem como que sejam capazes de reduzir o desperdício. Tal ação deve ser feita por meio da aplicação de um subsídio nos valores dos impostos pagos pelas indústrias. Desse modo, nosso país será capaz de se desenvolver de uma forma econômica, social e ambientalmente adequada.

Compartilhar

3 Correções

  1. A associação entre o desenvolvimento econômico e o uso adequado de recursos naturais é o principal fundamento da economia circular. Sob esse viés, tal crescimento pode ser promovido pela otimização da fabricação, transporte e distribuição de produtos, por exemplo. No entanto, na realidade contemporânea brasileira, a aplicação desse conceito não é uma prática comum, tendo em vista a persistência da manutenção de processos produtivos ineficientes(1) e a cultura do desperdício(2). Dessa forma, o Estado deve criar mecanismos que incentivem(3) empresas a adotar os princípios do desenvolvimento sustentável em seus procedimentos.
    1 – Quais são esses processos produtivos ineficientes?
    2 – O que é a cultura do desperdício?
    3 – incentivem as empresas
    Nesse contexto, o quadro de fabricação ineficiente é causado, principalmente, pelos investimentos insuficientes no processo de modernização industrial. Em conformidade com isso, Ignacy Sachs, economista polonês, afirma que uma das formas de desenvolver a economia é implementando métodos de produção sustentáveis. Essa ação, segundo ele, tem como objetivo reduzir o consumo de insumos naturais, como a água e a energia. Dado isso, torna-se evidente a necessidade de que a indústria desenvolva novos meios de produção, os quais devem, sempre que possível, minimizar o uso de recursos naturais.
    Ademais, persistir no desperdício(4) de alimentos contribui para o quadro de desenvolvimento insustentável. Nesse sentido, o documentário “Cultura do desperdício” – que tem como objetivo advertir a respeito da grande quantidade de alimentos perdidos nos processos de produção, de transporte e de distribuição – afirma que, para um processo ser sustentável, é preciso que ele ocorra de maneira eficiente, isto é, que seja desenvolvido com o mínimo de desperdício(4). Com base nessa perspectiva, é essencial reduzir o desperdício(4) de alimentos, que resulta na possibilidade de garantir a segurança alimentar dos brasileiros, e, também, mitigar o consumo de insumos naturais.(5)
    4 – evitar repetir a mesma palavra no mesmo parágrafo.
    5 – Aprofundar mais a argumentação, tenta explicar, por exemplo, quais são as consequências negativas do desperdício, por que o desenvolvimento não pode ser sustentável com o desperdício de alimentos, qual a importância do desenvolvimento sustentável, etc.
    Portanto, é necessário que o Estado fomente ações que desenvolvam a produção sustentada(6) nas indústrias. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente(agente) – órgão federal responsável(detalhamento) pela criação de políticas públicas referentes ao desenvolvimento sustentável –, com o objetivo de promover(finalidade) a prática da economia circular no Brasil, deve oferecer (ação) incentivos fiscais a empresas que adotem processos produtivos capazes de reduzir(8) o consumo(7) recursos naturais, bem como que sejam capazes de reduzir(8) o desperdício. Tal ação deve ser feita por meio(meio) da aplicação de um subsídio nos valores dos impostos pagos pelas indústrias. Desse modo, nosso país será capaz de se desenvolver de uma forma econômica, social e ambientalmente adequada.
    6 – sustentável
    7 – de recursos naturais
    8 – evitar repetições

    • 1
  2. Olá
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    Sua contextualização está boa, mas, prefira utilizar um repertório sociocultural
    Problematização: simplesmente perfeita
    Tese: explícite mais, ficou pouco evidente

    Desenvolvimento
    ” o quadro de fabricação ineficiente” fabricação de quê? Prefira usar algo como: a produção industrial pouco sustentável
    Bom repertório: pertinente à discussão desenvolvida e legitimado mas, não é pertinente
    Quanto à argumentação, está muito expositiva, e pouco consistente. Diante disso, fique atento aos seguintes aspectos necessários para uma boa argumentação:
    1⁰ marca de autoria ( necessária para demonstrar seu posicionamento em relação ao problema e, também evitar que a argumentação fique demasiado expositiva)
    2⁰ explicar como essa causa se dá no problema
    3⁰ relacionar o repertório à causa apresentada, ou seja, torná-lo pertinente à discussão desenvolvida

    Desenvolvimento 2
    ” persistir no desperdício…” Quem persiste no desperdício de alimentos? A sociedade? A indústria? O governo? Explícite
    ” Nesse sentido ” uso errado do conectivo. Aqui, o conector textual correto seria o cuja função é a de introduzir o repertório ( a esse respeito, sob esse enfoque, sob esse viés, sob essa perspectiva)
    ” afirma que ” troque por outro verbo pois, este você já usou no D1, lembra-se?
    Quanto à argumentação, faço as mesmas observações apresentadas na correção do D1.

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/ modo ok
    Detalhamento ok
    Finalidade ok
    Nota
    C1- 200
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 200

    • 1
  3. Olá, tudo bem? Espero que sim. A sua redação está ótima de verdade. Eu só notei algumas coisinhas:
    → INTRO: “na realidade contemporânea” esse termo é redundante pois na realidade já passa a ideia de atualmente sabe? Você pode escolher um dos dois termos, ou na realidade brasileira ou na contemporaneidade brasileira.
    → D1: ótimo parágrafo!

    → D2: ótimo parágrafo!

    → CONCLUSÃO: ótima proposta de intervenção!

    Cuidado com a repetição de termos como “ tem como objetivo”, mostre que tem variedade lexical, use outras palavras como: “cujo obejetivo”. “visando” e etc..
    Ótima redação, certeza que se prestar atenção nesses detalhes vai chegar ao 1000 rapidinho! Boa sorte!

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 120
    C5: 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.