Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico e sustentável no Brasil

  • 1

A Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra no final do século XVIII, modificou as relações humanas com o meio ambiente, elevando a exploração dos recursos naturais a um nível jamais antes visto. Em decorrência do processo histórico citado, no mundo hodierno, verifica-se a busca por ações que promovam o desenvolvimento econômico e sustentável de uma maneira efetiva. Dentre tais ações, instruir a população e valer-se de leis ambientais são alternativas viáveis e convenientes para análise.

Primeiramente, faz-se necessário discorrer sobre a importância da educação da sociedade para o tema. Na série “One Day at a Time”, a personagem Elena demonstra seu ativismo ambiental ao informar sua família sobre atitudes sustentáveis que podem ser tomadas diariamente. Analogamente à família da garota, os cidadãos brasileiros carecem de uma instrução adequada que lhes demonstre a necessidade da preservação ambiental, dada a finitude dos bens naturais. Portanto, o incentivo a uma cultura de sustentabilidade, suscitado por meio da educação, é um dos passos para que o desenvolvimento econômico na era do consumismo seja menos danoso ao patrimônio natural do planeta.

Em segundo plano, recorrer à legislação é outra opção válida para discussão. Segundo os filósofos contratualistas, como Thomas Hobbes, a função do Estado é promover o bem-estar do complexo social, demonstrando como a ação estatal é fulcral para suprir as necessidades da nação. Assim, a fiscalização de leis já existentes, além da criação de novas leis que apoiem empresas detentoras de uma ética ambiental ideal, é primordial para garantir a sustentabilidade no mundo contemporâneo.

Destarte, infere-se que são necessárias medidas para concretizar o exposto. O Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, deve inserir aulas de educação ambiental nas escolas, além de promover campanhas deste cunho nas mídias sociais. Tanto as aulas como as campanhas citadas podem envolver palestras com profissionais que instruam os indivíduos a adotarem uma postura mais sustentável. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente deve, por meio de direcionamento de verbas, reforçar a fiscalização das leis referentes à preservação ambiental e incentivar a criação de novas leis favoráveis à sustentabilidade. Dessa forma, o legado da Revolução Industrial na sociedade moderna dar-se-á de maneira positiva, seja para a economia e para os indivíduos, seja para o meio natural.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pela escrita excelente e estrutura da redação, é muito bem organizada, conectada e possui um amplo vocabulário, que com certeza te garante um 200 nas competências 1, 3 e 4.

    Sobre a introdução, senti falta apenas de uma tese mais bem definida, apresentando a problemática do tema. Talvez falar um pouco mais sobre a problema da sustentabilidade enfrentado hoje, por consequência da Revolução Industrial, e só então inserir a necessidade de ações para o desenvolvimento sustentável.

    Sobre o terceiro parágrafo do desenvolvimento, o texto é dividido entre exposição de repertório e proposta de intervenção, seria interessante envolver uma problemática que conectasse com o pensamento de Hobbes, e usar o conteúdo do restante do parágrafo apenas na intervenção.

    Sua intervenção é excelente e apresenta todos os pontos pedidos na competência.

    Sobre o texto de forma geral, acho importante abordar o pensamento do brasileiro, que é a base do problema sustentável, visto que não temos muito esclarecimento nessa área, mas como o tema pede um viés econômico, não vi no texto exposição de argumentos/intervenção que relacionasse com essa parte do tema, que pode resultar numa baixa nota na competência de compreensão da proposta(competência 2).

    Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita. (200)
    Competência 2 – compreender a proposta da redação. (80)
    Competência 3 – coerência do texto. (200)
    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos. (200)
    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado. (120)
    Nota: 800

    Espero ter ajudado, e parabéns pelo texto!

    • 1
  2. Olá, boa noite, sua redação apresenta um vocabulário diversificado e uso adequado das vírgulas. É muito bem construída, contendo coesão e coerência perfeitas, ficando claro que ouve planejamento, sendo possível entender com clareza todo o texto. Além disso, ótimos argumentos, que mostram que existe um conhecimento acerca do assunto. As referencias foram muito bem conectadas com seus argumentos. Sua conclusão mostrou que existe um bom conhecimento acerca dos órgãos públicos, além de ter apresentado todos os quesitos de detalhamento para a proposta de intervenção, sua referencia ao que foi dito na introdução no final da conclusão foi ótimo e encerrou perfeitamente seu texto que se manteve muito bem até o fim. Acho que essa sua redação merece uma nota máxima ou próxima a 1000.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.