Iniciante

Possíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil

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No programa “Quilos mortais”, do Discovery Channel, são retratados alguns casos de pessoas que sofrem com a obesidade mórbida, doença caracterizada pelo excesso de peso causado pelo alto acúmulo de gordura visceral. Ao longo dos episódios, a maioria dos pacientes relatam que um dos principais motivos de sua condição foi uma vida sedentária. Fora das telas, fica claro que a realidade apresentada no programa pode ser relacionada àquela do Brasil: o sedentarismo origina males muito graves e ações de combate, como o estímulo à prática esportiva, são imprescindíveis para se lidar com a esfera infanto-juvenil desse problema.

Primordialmente, é importante destacar que o incentivo ao contato com esportes, por intermédio da publicidade sobre os efeitos negativos das atitudes sedentárias, se faz necessário para a problemática em questão. Segundo o intelectual e educador Paulo Freire, a educação das crianças e adolescentes é um dos principais pilares da sociedade e a sua promoção é dever de todos os cidadãos. Entretanto, no tecido social vigente, poucas são as vezes na mídia que alertam para os perigos de uma rotina sedentária. Desse modo, a população de menor faixa etária encontra-se sem os conhecimentos importantes para o início da prática de atividades físicas. Logo, medidas que atuem nesse entrave devem ser criadas.

Outrossim, pode-se citar a construção de quadras poliesportivas como uma forma prática para levar os mais pequenos a terem intimidade com inúmeros desportos. O geógrafo Milton Santos, considerado o patrono das ciências geográficas brasileiras, descreve o conceito de “gentrificação”, a valorização de algumas regiões urbanas e a consequente marginalização de indivíduos mais vulneráveis para lugares desvalorizados. Nessa perspectiva, a carência de áreas recreativas para a prática da educação física, em bairros afastados, tem como fim o desinteresse por tais hábitos pela população residente. Assim, percebe-se a importância de uma ação conjunta com a sociedade.

Destarte, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro hodierno. Para estimular nos mais jovens o desejo cotidiano pela prática de esportes e outras atividades, urge que o Ministério da Educação e da Cultura implemente, mediante parcerias com alunos e professores, campanhas publicitárias que conscientizem os pais e mães desses indivíduos a respeito das beneces de tais atitudes no dia a dia. Não só, o Ministério da Infraestrutura deve construir, por meio das secretarias regionais de construção civil, áreas de lazer com quadras poliesportivas nos ambientes mais socioeconomicamente vulneráveis. Somente assim, será possível que “Quilos mortais” desapareça no futuro.

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2 Correções

  1. Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.

    No programa “Quilos mortais”, do Discovery Channel, são retratados alguns casos de pessoas que sofrem com a obesidade mórbida, doença caracterizada pelo excesso de peso causado pelo alto acúmulo de gordura visceral. Ao longo dos episódios, a maioria dos pacientes relatam que um dos principais motivos de sua condição foi uma vida sedentária. Fora das telas, fica claro que a realidade apresentada no programa pode ser relacionada àquela do Brasil: o sedentarismo origina males muito graves e ações de combate, como o estímulo à prática esportiva, são imprescindíveis para se lidar com a esfera infanto-juvenil desse problema(1).

    Primordialmente, é importante destacar que o incentivo ao contato com esportes, por intermédio da publicidade sobre os efeitos negativos das atitudes sedentárias, se faz necessário para a problemática em questão. Segundo o intelectual e educador Paulo Freire, a educação das crianças e adolescentes é um dos principais pilares da sociedade e a sua promoção é dever de todos os cidadãos. Entretanto, no tecido social vigente, poucas são as vezes na mídia que alertam para os perigos de uma rotina sedentária. Desse modo, a população de menor faixa etária encontra-se sem os conhecimentos importantes para o início da prática de atividades físicas. Logo, medidas que atuem nesse entrave devem ser criadas.

    Outrossim, pode-se citar a construção de quadras poliesportivas como uma forma prática para levar os mais pequenos a terem intimidade com inúmeros desportos. O geógrafo Milton Santos, considerado o patrono das ciências geográficas brasileiras, descreve o conceito de “gentrificação”, a valorização de algumas regiões urbanas e a consequente marginalização de indivíduos mais vulneráveis para lugares desvalorizados. Nessa perspectiva, a carência de áreas recreativas para a prática da educação física, em bairros afastados, tem como fim o desinteresse por tais hábitos pela população residente. Assim, percebe-se a importância de uma ação conjunta com a sociedade.

    Destarte, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro hodierno. Para estimular nos mais jovens o desejo cotidiano pela prática de esportes e outras atividades, urge que o Ministério da Educação e da Cultura implemente, mediante parcerias com alunos e professores, campanhas publicitárias que conscientizem os pais e mães desses indivíduos a respeito das beneces (2) de tais atitudes no dia a dia. Não só (3), o Ministério da Infraestrutura deve construir, por meio das secretarias regionais de construção civil, áreas de lazer com quadras poliesportivas nos ambientes mais socioeconomicamente vulneráveis (4). Somente assim, será possível que “Quilos mortais” desapareça no futuro.

    1- Você apontou duas teses? Consegui ver apenas uma. Deixe mais clara as suas teses, o corretor precisa ver de forma clara o que você vai argumentar ao decorrer da sua redação.
    2- Benesses
    3- Não somente
    4-Achei meio sem sentido essa frase. Você poderia ter deixado assim:

    Destarte, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro hodierno. Para estimular nos mais jovens o desejo cotidiano pela prática de esportes e outras atividades, urge que o Ministério da Educação e da Cultura implemente, mediante parcerias com alunos e professores, campanhas publicitárias que conscientizem os pais e mães desses indivíduos a respeito das benesses de tais atitudes no dia a dia. Em conjunto, o Ministério da Infraestrutura, responsável pelas políticas nacionais de trânsito e de transportes, por meio das secretarias regionais de construção civil, deve construir áreas de lazer com quadras poliesportivas nos ambientes mais socioeconomicamente vulneráveis. Somente assim, será possível que “Quilos mortais” desapareça no futuro.

    5 Elementos:
    Agente – ok
    Ação – ok
    Meio/ Modo – ok
    Finalidade – ok
    Detalhamento – ok

    Comp I – 180
    Comp II – 200
    Comp III – 160
    Comp IV- 200
    Comp V – 160

    Total = 900

    Espero ter ajudado de alguma forma, sua redação está boa. Só se atente aos detalhes. No seu ultimo parágrafo, não se embole com muitos agentes, é melhor colocar apenas um e se aprofundar nele, do que colocar mais de um agente, se embolar e perder pontos. E, deixe claro na introdução o que vai ser argumentado, aponte as 2 teses e, com certeza, o mil vem. Abraço!

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  2. Oi! Tudo bem?

    Segue:

    C1: 160 pontos: Demonstra bom domínio, com poucos desvios

    C2: 200 pontos: Argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo

    c3: 200 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma consistente e organizada de forma original, defendendo o ponto de vista.

    c4: 200 pontos: Repertório diversificado de recursos coesivos e boa articulação entre as partes do texto

    c5: 200 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema e articulada com à discussão do texto, mas elaborada de forma mediana

    Atenção à tese, deu pra entender, mas ainda não ficou tão claro. Cuidado com os desvios de português, tudo bem? Tem algumas conjugações fora de órbita, toda atenção é pouca! Haha! Ademais, seu texto é apaixonante e a leitura flui muito bem. Meus parabéns!

    NOTA FINAL: 960

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