Iniciante

Possíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil

  • 0

No Brasil, a prática de exercícios físicos, especialmente pelas crianças, tem se tornado pouco comum na vida de muitos cidadãos. Sob essa perspectiva, o sedentarismo infantil no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço e as ações para combatê-la não provocam eficiência o suficiente. Logo, torna-se premente o aprimoramento de ações para combater o estilo de vida sedentário desses cidadãos.

Primeiramente, é de ser notado que aparelhos tecnológicos – tais como celulares, tablets e computadores – se tornaram cada vez mais presentes na vida dessas crianças, isto é, em geral, as pessoas têm contato com essa tecnologia cada vez mais cedo. Nesse sentido, várias pessoas com idade em 4 e 12 anos passam horas conectadas a aparelhos eletrônicos e, a partir disso, passam pouco tempo exercendo alguma prática esportiva.

Somado a isso, em decorrência da má instrução da família e do estilo de vida dos adultos (trabalho e tarefas domiciliares), além de uma precária infraestrutura em inúmeros municípios do país, faz com que a prática de exercícios físicos pelas crianças seja algo inacessível a várias delas. Diante desse fato, é de ser citado o documentário “Palafitas: o pior lugar para se viver”, no qual são mostradas habitações extremamente precárias e a ausência de parques de lazer para serem feitos exercícios físicos (quadras, por exemplo).

Portanto, são necessárias medidas para erradicar o sedentarismo desses cidadãos no Brasil. Para isso, cabe a profissionais da área da saúde e da construção civil, por meio de palestras e construção de obras públicas, informar os pais sobre a imprescindibilidade da prática de exercícios físicos ainda na infância e aprimorar a infraestrutura de locais sucateados, a fim de deixar a prática de exercícios físicos mais acessível e minimizar os efeitos do sedentarismo infantil. Dessa forma, será possível erradicar o estilo de vida sedentário de inúmeras crianças brasileiras.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oie, também sou estudante, não lá especialista com redações mas espero ajudar como posso :)
    Vamos lá!

    Gramaticalmente falando, não tenho nenhuma observação. Fiquei até surpresa, é notório que você tem um vocabulário ótimo e constrói as frases muito bem!!

    Só tenho uma observação, fiquei confusa quanto às teses; não ficaram muito explícitas. O segundo parágrafo, principalmente, apesar de bem escrito, me pareceu mais expositivo do que argumentativo.

    “[..] a má instrução da família e do estilo de vida dos adultos (trabalho e tarefas domiciliares), além de uma precária infraestrutura em inúmeros municípios do país […]”

    Acho que você devia ter trabalhado nessas teses desde o começo, separando um paragrafo pra cada uma e, portanto, aprofundando melhor em cada uma delas. Note que você aborda o problema da instrução familiar, mas não se aprofunda na temática, deixando o argumento superficial.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.