Possíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil

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Em “Muito Além do Peso”, documentário popular brasileiro, evidencia-se a realidade de diversas crianças que sofrem de obesidade infantil, o que é consequência de fatores como falta de hábitos alimentares adequados e da prática de atividades físicas. De maneira análoga ao documentário é fato de que o sedentarismo infantil no Brasil precisa ser combatido, uma vez que medidas governamentais para melhora na infraestrutura da prática de esportes pelas crianças e o controle a inserção precoce das crianças no âmbito das tecnologias digitais, como possíveis ações para acabar com essa problemática.

Em sua primeira análise , deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para melhora da infraestrutura. Nesse sentido pode-se observar como os locais públicos para práticas de atividades físicas estão completamente abandonados , impossibilitando práticas e ajudando no sedentarismo. Essa conjuntura, segundo as ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos, como o lazer e a saúde, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar o controle a inserção precoce das crianças no âmbito das tecnologias digitais, pois segundo dados da pesquisa IKS (The Infant and Kids Study) 75% das crianças de 7 a 12 anos passam quatro horas ou mais em frente á televisão ou computador. diante de tal exposto se torna essencial que responsáveis  controlem o acesso de seus filhos as telas para que não acarrete no sedentarismo, uma vez que é deixado de lado uma alimentação saudável e atividade físicas em troca do contato com as telas, o que infelizmente é evidente no pais.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que as Secretárias Municipais de Esporte e Lazer, por intermeio de campanhas que incentive a prática de esportes, em parceria com as Secretárias  de Saúde e Educação, Escolas e Mídias Sociais para incentivar e conscientizar responsáveis e as crianças sobre o sedentarismo infantil, a fim de criar uma juventude ativa, Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável, onde o estado desempenha corretamente seu “Contrato Social”, tal como afirma John Locke.

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2 Correções

  1. Oi, boa noite! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.

    🔶 Introdução: apresenta a estrutura básica da introdução (repertório + problema + tese), mas achei um pouco prolixa. Por exemplo, no seu repertório você poderia ter explorado mais os problemas que a obesidade infantil trás e dessa forma, evidenciar a necessidade de falar sobre o sedentarismo infantil. Acho que se encaixaria melhor do que citar “falta de hábitos alimentares saudáveis”, já que é algo que você nem aborda durante o texto.
    🔺 Você fez um parágrafo com períodos muito longos, tome cuidado com isso, pois quanto maior a frase, maior a chance de você errar vírgula ou perder a coesão.

    🔶 D1: acho que seria interessante, no lugar de citar o John Locke, você trazer um repertório que ressalta o seu argumento, ou seja, um exemplo/notícia de local para prática de atividades físicas completamente abandonado.
    🔺 Vírgula depois de “nesse sentido” (linha 4)
    🔺 Repetição da palavra “prática” (linha 7), sugiro substituir por “impossibilitando a efetuação de exercícios físicos e contribuindo para o sedentarismo”
    🔺Estado com letra maiuscula, pois nesse contexto, trata-se de um substantivo próprio (linha 10).
    🔺 Falta de fechamento no parágrafo.

    🔶 D2: argumento previsível, mas eu entendo que é um tema sem muito para onde ir.
    🔺 à (linha dois) com crase (Ademais, é fundamental apontar o controle a inserção > para + a = à)
    🔺 Falta de tópico frasal
    🔺Sugiro escrever o nome completo (The Infant and Kids Study) e deixar a sigla entre aspas ou travessão (linhas 4-5)
    🔺Diante com linha maiuscula, início de frase (linha 7)
    🔺 “os responsáveis”, falta de artigo (linha 8)
    🔺 Falta de fechamento do parágrafo
    ⚠️ Repetição “o que infelizmente é evidente no pais”

    🔶 Conclusão: extremamente confusa e vaga, se quer sinto que sua proposta de intervenção resolveu o problema. Tipo, nesse parágrafo, além de contar com os 5 elementos (ação, agente, finalmente, modo e detalhamento), você tem que resolver o que você propôs. Ou seja, seu ponto foi que o governo abandona locais de prática de atividades físicas, então coloque como proposta de intervenção a reforma de ginásios/praças/quadras, além de investimentos nos mesmos. Por fim, para a coesão textual, é melhor você terminar citando o repertório da introdução, eu faria ±: Assim, essas ações (esfregar na cara do corretor que você colocou a ação) teriam a finalidade de afastar a realidade nacional dàquela vista em “Muito Além do Peso”.

    🔶 Geral: você escreve razoavelmente bem, mas a organização textual deixou a desejar. Também senti muita falta de atenção quanto a Gramática e uso de repertórios. O que me ajuda muito a deixar o texto organizado é fazer um esqueleto dele antes de começar a escrever.

    🔶 Nota
    – C1: 120
    – C2: 160
    – C3: 120
    – C4: 120
    – C5: 180
    🔹 Total: 700

    ~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa. Não esquece de se inscrever, caso já não tenha feito a inscrição, hoje é último dia! 🌸

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  2. Olá, PG. Tudo bem?

    Em “Muito Além do Peso”, documentário popular brasileiro, evidencia-se a realidade de diversas crianças que sofrem de obesidade infantil, o que é consequência de fatores como [ falta de hábitos alimentares adequados e da [de] prática de atividades físicas] [Você fez uma enumeração, lembre-se de manter o paralelismo sintático e semântico]. De maneira análoga ao documentário [,] [vírgula obrigatória, pois está isolando adjunto adverbial deslocado] é fato de que o sedentarismo infantil no Brasil precisa ser combatido, uma vez que [tente pensar no valor dos conectivos, “uma vez que” é conector causal, e uma oração subordinada adverbial causal necessariamente precisa ter uma relação de causa e consequência. Esse segmento não traz o valor causal] medidas governamentais para melhora na infraestrutura da prática de esportes pelas crianças e o controle a inserção precoce das crianças no âmbito das tecnologias digitais, como possíveis ações para acabar com essa problemática.

    Em [sua] [Sua? De quem? Cuidado com a coesão. Você usou um pronome possessivo, ou seja, denota posse de alguma coisa a alguém, mas não está clara a ideia que o pronome passa] primeira análise , deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para melhora da infraestrutura. Nesse sentido [,] pode-se observar como os locais públicos para práticas de atividades físicas estão completamente abandonados [sem espaço], [vírgula facultativa, melhor não colocar] impossibilitando práticas e ajudando no sedentarismo. Essa conjuntura, segundo as ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos, como o lazer e a saúde, o que infelizmente é evidente no país.

    Ademais, é fundamental apontar [o controle a inserção] [ ficou sem coesão entre os dois segmentos, isto é, qual a relação entre os dois segmentos? Como o autor costurou a ideia? Não tem, não está claro] precoce das crianças no âmbito das tecnologias digitais, pois [,] segundo dados da pesquisa IKS (The Infant and Kids Study)[,] [ adjunto adverbial longo deslocado deve vir isolado por vírgula, fique atento para não aglutinar a pontuação da conjunção [ex: POIS] com o adjunto adverbial deslocado] 75% das crianças [,] de 7 a 12 anos [,]  passam quatro horas ou mais em frente á [à] televisão ou [ao] [ lembre do paralelismo] computador. diante [Diante] de tal exposto se torna essencial que responsáveis  controlem o acesso de seus filhos as telas para que não acarrete [acarretar, no sentido de gerar, é verbo transitivo direto, não exige preposição] no [o] sedentarismo, uma vez que é deixado de lado uma alimentação saudável e atividade físicas em troca do contato com as telas, o que infelizmente é evidente no pais. [utilizou o mesmo fechamento do parágrafo anterior, deixou o texto pobre]

    Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos[seria melhor ter parafraseando os obstáculos, para retornar o que foi tido na introdução]. Para isso, é imprescindível que as Secretárias Municipais de Esporte e Lazer, por intermeio [intermédio, paroxítona terminada em ditongo] de campanhas que incentive a prática de esportes, em parceria com as Secretárias  de Saúde e Educação, Escolas e Mídias Sociais [faltou pontuação aqui para isolar o adjunto adverbial de modo, não recomendo o uso da vírgula pois você já a usa para enumerar dentro do adjunto, usaria travessões] para incentivar e conscientizar responsáveis e as crianças sobre o sedentarismo infantil, a fim de criar uma juventude ativa, Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável, onde o estado [qual estado? Minas Gerais, Rio de Janeiro, qual? Lembre-se estado com “e” minúsculo é um ente da federação como os que citei de exemplo, já Estado com “E” maiúsculo é o conjunto de instituições governamentais, veja qual o sentido deseja empregar] desempenha corretamente seu “Contrato Social”, tal como afirma John Locke.

    🟣Comentário geral. 

    Recomendo revisão dos seguintes conteúdos: pontuação, conjunção, orações subordinadas.

    Sobre as ideias e o tema -> Achei que você ficou no tema proposto, contudo senti falta de exemplos mais concretos. Você traz bastante argumento de autoridade, que são vozes diferentes da sua, mas que corroboram o que você diz, no entanto pouco consegui ver a sua voz no texto.

    Estrutura -> Ok

    No mais, parabéns pelo texto e avante!

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