Porque os Jovens Brasileiros fumam

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No Brasil, desde 1990 o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990) proíbe vender ou entregar à criança ou ao adolescente produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, como é o caso dos produtos derivados de tabaco. Entre tanto Segundo a OMS estima-se que 100 mil adolecentes brasileiros sejam dependentes do uso de cigarros. Nesse sentindo, é possivel observer o que mesmo com medidas públicas e leis não empedem que influencia, modismos, empresas, lojas ou contrabandista dem livre a acesso ao cigarros.

Dado como modismo ou fase o uso do cigarro anda na juventudo pode acarretar diversos probelmas na saúde ou até ser porta de entrada para o uso de outras drogas.

De acordo com Paulo Freire no livro” Pedagogia do oprimdo” “ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo. Nessa logica, temos que o homes se forma mediante das influências dadas a ele, um dos grandes fatores que levam ao vício entre jovens é a influencia de familiares e da comunidade ao seu redor. Segundo Pense de 2015 a experimentação foi maior entre os estudantes da rede públicas (19,4%) do que das escolas privadas (12,6%), Podemos alinhar esses dados a problemas socio economicos ,como o fator de estudantes de rede pública serem mais vunerais ao acesso a informação ou até mesmo de presenças  de familares que converse sobre os maleficios do cigarro outro fator relevante é que alunos de rede pública em sua maioria já está de alguma forma já colocado no mercado de trabalho dizem é afirmam que “o uso do cigarro relaxa e diminue o sono”. Desta forma o cigarro é visto como algo bom para o jovem periferico como simbolo de independencia e de amadurecimento.

Portanto o uso do cigarro anda na adolescência é uma realidade do jovem brasileiro a onde temos que fatores socioecomicos e sociais afetam de imediato o indevido levando ao uso. Por isso para combater o uso do cigarro anda na adolecencia é necessario uma mobilização social na qual não seja visto como normal um jovem estar fumando. Também se faz necessario medidas públicas mais efetivas como o combate contra contrabando e a mídia indireta do uso do cigarro como em cenas de filmes e novelas com a finalidade assim acabar com a imagem de que o fumo é algo atraente.

é a primeira vez que faço texto assim no estilo do enem. Gostaria de receber dicas de como melhorar.

O tema era

“O Combate do tabagismo no Brasil”

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7 Correções

  1. Você deve estudar um pouco mais de gramática, principalmente concordância. Pra te dar uma ideia geral do que seja uma redação no modelo enem: Na introdução, além de apresentar o que vai ser discutido criticamente, devem ser abordados, pelo menos, dois pontos de vista. Recomenda-se não passar disso como você fez (influencia de próximos, de empresas, modismo e contrabando), já que o espaço é curto e você só abordará os tópicos principais dos assuntos. Recomenda-se uma média de 7 linhas por parágrafo, então o seu segundo parágrafo, que aborda outras questões ( que você esqueceu de mencionar na introdução) como saúde, está muito superficial. Sobre o último parágrafo, lembre-se de especificar bem a proposta de intervenção e detalhá-la bem. Boa prática. Para um primeiro texto, você já demonstra certa habilidade.

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  2. olaa vamos as correções

    eu percebi que usou ministérios na introdução é importante introduzir com citações de leis nas recomendo não usar as paginas ou onde está localizado isso exigira muitas linhas também recomendo ler bastante pois percebi durante seu texto alguns erros gramaticais que irão tirar pontos do seu texto. tente ser mais objetiva na introdução

    nos desenvolvimentos percebi que no seu primeiro parágrafo está bem fraco não apresentou dados ou um primeiro problema e importante os dois parágrafos estarem completando o tema e a introdução coloque mais envolvimentos históricos ou socioculturais demonstrando ao corretor que você sabe de assuntos variáveis

    na sua conclusão está bem clara e gostei da sua ideia mas deve seguir as 4 dicas agente-quem irá exercer os resoluções pesquise sobre os ministérios eles que irão sempre ser usado,como irá ser resolvido e algum complemento.

    está bom mas com essas correções irá longe recomendo usar também palavras chaves ja que se sentir sem ideia pra colocar no começo dos parágrafos(primordialmente,portanto ,alem disso,)demonstrará que ira iniciar seus argumentos

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  3. Na introdução falta citar o que será dito no desenvolvimento 1 e 2.
    Desenvolvimento 1 muito curto.
    Desenvolvimento 2: muito confunso, com muitas informações soltas e parágrafo muito longo, um parágrafo de redação tem que ter no máximo 8 linhas na folha.
    Na conclusão faltou agente, modo e melhorar essa retomada da tese, que está escondida na conclusão.
    Falta muitas vírgulas no seu texto, e tem muitas palavras escritas incorretamente.
    Estude mais a estrutura de redação do Enem, a questão da intervenção na conclusão, como deve ser os desenvolvimentos, principalmente.
    Estude ortografia e vírgula

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  4. Introdução:
    Você escreve bem, mas está errando muitas palavras, veja:
    *adolescentes
    *possível
    *observar
    *impedem
    Concordância: …. livre acesso ao cigarro.
    D1:

    *juventude
    *problemas
    Aqui no Desenvolvimento 1, ficou muito resumido, esse parágrafo deve ter 4 períoos.
    D2:
    Olhe esse parágrafo também já tem muitas informações, mas não como o enem pede, você sitou muitos dados estatísticos, aqui também deveria ter 4 períodos interligando com conectivos. Olha tem muitos erros de escrita incontáveis… nem vou marca-los, tente concertar.
    Conclusão:
    Aqui também sua conclusão está incompleta e muitos erros de escritas.
    Dica: como é sua primeira redação, tente observar o que irei lhe falar: OLHE EM MEU CANAL AI NO MEU PERFIL TEM UM LINK QUE IRÁ AO YOUTUBE TEM MODELOS DE REDAÇÕES COMPLETAS.

    Obs.:
    Caro Colega, o parágrafo de desenvolvimento, deve ter 4 períodos. O primeiro é o Tópico frasal, o segundo o Repertório Sociocultural, o terceiro deve apresentar a Contextualização do repertório, ou seja, argumentos que relacionam o repertório ou problema que se discute, por fim o último período você deve fazer um Desfecho crítico. Está muito resumido seu desenvolvimento e sem um desfecho crítico a altura, tente concerta-lo..
    Você escreve bem, falta só colocar as palavras e os assuntos em ordem…
    Parabéns e espero outras redações suas…

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 100

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 100

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160

    Nota Final
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