Iniciante

Por trás do abandono educacional

  • 0

No documentário brasileiro “Fora de Série”, somos introduzidos com histórias de jovens da cidade do Rio de Janeiro que frequentam o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e conhecemos com profundidade fatores que os levaram ao abandono escolar. Ao decorrer do documentário, somos inseridos aos casos  de alunos que sofreram com altos níveis de reprovação escolar ou violência doméstica, ambas realidades fortemente presentes no atual cenário educacional.

Primordialmente, o direito à educação está assegurado na Constituição de 1988, porém nos deparamos com uma realidade totalmente oposta perante o cenário educacional, onde cada vez mais alunos abandonam escolas em decorrência de reprovações, levando-os a crer na sua “falta de capacidade” em ter um desempenho satisfatório no âmbito escolar. Isto se deve à falta de rede de apoio vinda de ambientes familiar e escolar.

Ademais, há também alunos que sofrem abuso psicológico e violência física dentro de seus lares, sendo então, o principal fator de ausência e desistência escolar, complementando então a frase de Immanuel Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, onde a falta da mesma pode gerar consequências psicológicas graves, e em consequência, o abandono dos estudos.

Portanto, é mister que a Secretaria da Educação, em conjunto com o Serviço Social do Estado, realize com periodicidade avaliações psicológicas em alunos presentes e desistentes, conjuntamente do envio de assistentes sociais às residências de alunos, para que se averigue a saúde mental e integridade física dos mesmos, a fim de evitar a evasão escolar, e consequentemente, aumentar a qualidade educacional da sociedade brasileira. Assim, poderemos ver cada vez mais jovens que superem as expectativas educacionais, como vimos no documentário “Fora de Série”.

Compartilhar

1 Correção

  1. 1-ERRO DE VIRGULA “e conhecemos com profundidade fatores que os levaram ao abandono escolar.”
    CORREÇÃO “E CONHECEMOS COM PROFUNDIDADE, FATORES QUE OS LEVARAM AO ABANDONO ESCOLAR”
    2-“Portanto, é mister que a Secretaria da Educação, em conjunto com o Serviço Social do Estado, realize com periodicidade avaliações psicológicas em alunos presentes e desistentes,”
    CORREÇÃO – “, REALIZE COM PERIODICIDADE, AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS EM ALUNOS PRESENTES E DESISTENTES, ”

    *Poucos erros de acentuação.

    PONTOS alcança por volta de 880.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.