É indiscutível que o consumo de álcool está altamente difundido entre a sociedade. O uso de bebidas alcoólicas é legalizado, porém pode ser um risco à vida quando o consumidor irá dirigir. O ato de dirigir embriagado é proibido por lei e consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todavia o número de brasileiros que dirigem após beber vem aumentando com o passar dos anos.
Conforme dados obtidos pelo Detran RS, 37% dos motoristas que morreram em acidentes de trânsito em 2019 possuíam álcool no sangue. Acidentes por embriaguez são comuns e o consumo de bebidas alcoólicas pode ser um dos fatores que culminaram no atropelamento de um casal de professores pelo jogador de futebol Marcinho, ao fim de 2019.
Outro ponto importante é a impunidade no trânsito, pois diversas vezes os motoristas alcoolizados não são nem abordados pela polícia – e consequentemente não sofrem nenhuma punição. Apesar da reformulação da Lei Seca em 2012, a fiscalização no trânsito ainda é insuficiente para garantir que esses motoristas sejam punidos por seus atos.
Em síntese, para combater a embriaguez no trânsito, é necessário combater a impunidade. Uma medida para conter esse problema é o aumento da fiscalização, que deve ser feita pela Polícia Rodoviária, e a garantia de que as penalidades asseguradas pelo CTB serão aplicadas aos alcoolizados que insistem em dirigir, além de alertar a população sobre os riscos que motoristas, passageiros e pedestres correm com o consumo de álcool antes de dirigir.
Jo-ana
Vou corrigir de acordo com o que aprendi, peço desculpas por qualquer erro, sou apenas uma estudante.
Competência 1: Não encontrei erros gramaticais.
Comp. 2: Seu texto seguiu o modelo dissertativo-argumentativo, mas em algumas partes parece que você tangenciou o tema. Tome cuidado com isso, porque tangenciar o tema faz sua nota cair bastante nessa competência. O tema pede o porquê desse problema estar acontecendo, ou seja, o motivo disso. A sua introdução e segundo parágrafo falam que pessoas dirigirem embriagadas é algo que é comum, porém um dos motivos disso acontecer só é citado no segundo desenvolvimento (os motoristas não são abordados pela polícia), deveria existir uma outra razão para isso acontecer no primeiro desenvolvimento (parágrafo 2).
Comp. 3: Já falei minha opinião sobre o primeiro desenvolvimento. Seu argumento no segundo desenvolvimento é válido. Os dados citados no primeiro desenvolvimento e citar a reformulação da Lei Seca em 2012 mostra que você tem conhecimento para fazer as afirmações que você fez, apesar de que achei seu desenvolvimento 2 um pouco curto.
Comp. 4: Bom uso dos conectivos no início dos parágrafos, mas poderia colocar mais conectivos no meio dos parágrafos, entre uma frase e outra.
Comp. 5: Sua proposta de intervenção é boa, mas faltou falar o meio/modo para a ação ser realizada. Dica: tenta colocar a expressão “por meio de…” para deixar bem claro qual é o meio/modo.
Observação/dica:
– Coloque um tópico frasal não tão grande no início dos dois desenvolvimentos. O tópico frasal do seu segundo desenvolvimento é do mesmo tamanho do resto do parágrafo. O tópico frasal apresenta de forma breve o que será falado naquele parágrafo.
meme
Olá! Não sou especialista da área, mas posso lhe pontuar algumas coisas:
– Sempre substituir palavras repetidas por sinônimos;
– Conclusão do ENEM deve ter agente, forma, finalidade, intervenção, resultado, etc. Parece que atendeu requisitos.
– Conjunções entre frases agregam mais pontos em coesão e coerência;
Parabéns, continue praticando!