Em 2012, foi sancionada a primeira lei que previa punição para o motorista que dirigir com determinado teor alcóolico em seu sangue, a chamada Nova Lei Seca. Entretanto, parte da população se mostra incapaz de cumprir tal lei, na medida em que a prática de dirigir embriagado ainda é recorrente na sociedade brasileira. Com efeito, há de se analisar não só o constante descaso com à legislação, mas também a ineficiência do Estado em punir os transgressores.
Sob uma primeira análise, Hans Kelsen – filósofo do século XX – desenvolveu a ideia de que há hierarquia entre as leis, e a vontade do povo deve ser submissa às normas de um Estado Democrático de Direito. No entanto, a sociedade contemporânea subverte a proposta de Kelsen: os cidadãos tratam com descaso as normas legais instituídas pelo Estado, o que fortalece a transgressão à Lei Seca e motiva a existência de um falso Estado de Direito. Nesse viés, não é razoável que a hierarquia estabelecida por Hans Kelsen seja tratada com indiferença em uma nação que almeja tornar-se desenvolvida.
De outra parte, o Estado tem se mostrado ainda pouco competente quanto ao combate à embriaguez alcóolica no trânsito. Nesse viés, a Carta Magna de 1988 – um dos documentos de maior importância na história do Brasil – atribui ao Estado, não apenas o direito, como também o dever de punir atos delituosos. Ocorre que o poder regencial não obteve êxito integral no cumprimento de seu dever estabelecido pela Constituição, dando margem à infeliz recorrência da embriaguez no trânsito. Assim, é inaceitável que a inabilidade governamental permita a perpetuação impune da desobediência da Lei Seca.
A Lei Seca, portanto, precisa ser veementemente respeitada pelos brasileiros. Desse modo, cabe à União dos Três Poderes o aprimoramento, com urgência, da já existente Lei Seca, aumentando a fiscalização por meio de verbas destinadas pela Receita Federal, e enrijecendo a pena para esses delitos, a fim de amenizar o sentimento de impunidade que sonda o país. Com isto, é possível garantir a prevalência do verdadeiro Estado de Direito.
Isamcardoso
oooii
não sou nenhuma profissional, só estou mostrando meu ponto de vista sobre o seu texto.
Adorei seu tema, ele deve ser cada vez mais abordado. Gostei do seu repertório também, dá muita credibilidade pra sua redação. Eu só mudaria um pouco seu desenvolvimento, deixando mais claro em COMO o povo sofre com a problemática. E por fim, na sua conclusão, começaria com outras palavras.
Parabéns e continue treinando, e não se esqueça de que você é incrível ;)
Danilo112233
Oi :)
C1 Domínio da escrita formal da língua portuguesa
(Excelente domínio) 200
C2 Compreender o tema e não fugir do que é proposto
(Nao houve fuga ao tema) 200
C3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
*descaso com à legislação
* ineficiência do Estado em punir os transgressores
(Faltou uma maior abordagem sobre os pontos ) 150
C4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
(Repertório diversificando) 160
C5 Respeito aos direitos humanos
(Boa proposta) 200
Nildaline Rocha
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
Completa e muito bem construída. Apenas retire a crase em ” descaso com à legislação”
Vejamos os pontos fortes desse parágrafo:
•Uso produtivo do repertório (por meio da retomada da sua ideia principal na problematização) que, por sua vez, é pertinente e legitimado;
• ótima problematização
• tese explícita ( o que demonstra a existência de um projeto de texto).
Até aqui, em virtude do uso produtivo do seu repertório e adequação à estrutura ao texto dissertativo-argumentativo, 200 pontos estão garantidos na C2.
Desenvolvimento 1
“Estado Democrático de Direito” o correto é ” Estado democrático de direito
” os cidadãos tratam com descaso as normas legais instituídas ” tome cuidado quando for argumentar para não generalizar. Nessa parte o correto seria ” os cidadãos muitas vezes tratam com descaso as normas legais instituídas.”
Fora isso, seu parágrafo foi muito bem construído.
Pontos fortes:
•Uso produtivo do repertório (atrelado à discussão desenvolvida nesse parágrafo) além deste ser legitimado e pertinente;
• coesão e coerência argumentativa
Desenvolvimento 2
“De outra parte, o Estado tem se mostrado ainda” sugiro que você substitua esse ” De outra parte” por um conectivo interparágrafo ( responsável por conectar um parágrafo ao outro) pois, na redação Enem, é obrigatório pelo menos dois deles. Nessa redação você utiliza apenas um ( situado no último parágrafo) sendo este o ” portanto”
Aqui no D2, para atender a essas exigências, bastaria você ter colocado um desses conectivos:
Além disso
Ademais
Outrossim
Em segundo plano
“Ocorre que o poder regencial não obteve êxito integral no cumprimento de seu dever” faltou um conectivo que expressa oposição antes de ” poder regencial” ficando assim: Ocorre, entretanto, que o poder regencial
Outro parágrafo muito bem feito:
• Apresenta repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo;
• argumentação com opinião explícita
• causa do problema muito explicada
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4-160
C5- 200
juliaxcoutinho
Oii, Emillla
Sua redação está muito boa, continue assim. Ótimo uso dos repertórios socioculturais, estrutura perfeita, bom uso dos conectivos (Lembre de iniciar a conclusão com, por exemplo, “Conclui-se que”; “Entende-se que”), invista em como a população sofre com o problema citado invista em como a população sofre com o problema citado nos desenvolvimentos. A conclusão de sua redação foi ótima, mostrou Quem deveria fazer(Três Poderes), o que fazer (leis mais rígidas) e qual o efeito disso (Diminuir acidentes)
Parabéns!
KARLA.M
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
Completa e muito bem construída. Apenas retire a crase em ” descaso com à legislação”
Vejamos os pontos fortes desse parágrafo:
•Uso produtivo do repertório (por meio da retomada da sua ideia principal na problematização) que, por sua vez, é pertinente e legitimado;
• ótima problematização
• tese explícita ( o que demonstra a existência de um projeto de texto).
Até aqui, em virtude do uso produtivo do seu repertório e adequação à estrutura ao texto dissertativo-argumentativo, 200 pontos estão garantidos na C2.
Desenvolvimento 1
“Estado Democrático de Direito” o correto é ” Estado democrático de direito
” os cidadãos tratam com descaso as normas legais instituídas ” tome cuidado quando for argumentar para não generalizar. Nessa parte o correto seria ” os cidadãos muitas vezes tratam com descaso as normas legais instituídas.”
Fora isso, seu parágrafo foi muito bem construído.
Pontos fortes:
•Uso produtivo do repertório (atrelado à discussão desenvolvida nesse parágrafo) além deste ser legitimado e pertinente;
• coesão e coerência argumentativa
Desenvolvimento 2
“De outra parte, o Estado tem se mostrado ainda” sugiro que você substitua esse ” De outra parte” por um conectivo interparágrafo ( responsável por conectar um parágrafo ao outro) pois, na redação Enem, é obrigatório pelo menos dois deles. Nessa redação você utiliza apenas um ( situado no último parágrafo) sendo este o ” portanto”
Aqui no D2, para atender a essas exigências, bastaria você ter colocado um desses conectivos:
Além disso
Ademais
Outrossim
Em segundo plano
“Ocorre que o poder regencial não obteve êxito integral no cumprimento de seu dever” faltou um conectivo que expressa oposição antes de ” poder regencial” ficando assim: Ocorre, entretanto, que o poder regencial
Outro parágrafo muito bem feito:
• Apresenta repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo;
• argumentação com opinião explícita
• causa do problema muito explicada
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4-160
C5- 200