[Deleted User]
  • 0

Por finalidades mais humanas (tema: a questão da pirataria no Brasil)

  • 0

Tema: A Questão da Pirataria no Brasil
Por finalidades mais humanas

Walt Disney, fundador da “The Walt Disney Company”, cria a personagem “Zé Carioca”, como forma de retrato à sociedade brasileira. No entanto, o que se encontra é uma figura estereotipada de perfil malandro que se dá bem à custa de outras pessoas. Fora da literatura cinematográfica, e correlacionando à pirataria, o que é imaginação, mantém-se no plano da realidade, o que traz a necessidade de repensar no posicionamento expresso. Dessa forma, torna-se fundamental analisar a problemática, diante da integridade social, no contexto brasileiro.

É notável perceber que a continuidade do mau hábito ao produto falsificado acontece, devido à normatização, à falta de fiscalização e ao gerenciamento sistemático. Isso ocorre pois, grande parte da população insiste na compra ilegal, mesmo sabendo dos efeitos, comprando produtos não somente em espaço físico, bem como no virtual. O que mostra, além disso, a variabilidade do formato da venda e da oferta na mercadoria. Dessa forma, o escritor tcheco, Franz Kafka, afirma que é necessário ocorrer mudança para o homem evoluir, em seu livro “O Castelo”, quanto à capacidade de entender, é importante que haja um sistema configuracional que legitime uma fiscalização mais severa, diante do eixo socioeconômico, visto que, muitas vezes, vê-se um nível de descontrole; corroborando para irracionalidade, desordem e desumanização.

Convém pontuar, ainda, que as compras efetuadas afetam a legalidade da cadeia do setor comercial. Tal fato acontece dada a forma de compra, a baixa oferta e o crescente proceder do “jeitinho brasileiro”, expresso pelo antropólogo brasileiro, Darcy Ribeiro, ainda no século XX. O que, dessa maneira, prejudica o comércio, frente a inúmeros “camelôs” que se encontram no cenário brasileiro. Nesse aspecto, reverbera para a perda de credibilidade, de compra e de progressão nos setores empresariais e comerciais quanto à manutenção do produto à venda.

Nesse ponto, analisando a questão da pirataria, é preciso pensar em medidas que atenuem ou erradiquem o problema. Portanto, como exercício de cidadania, as emissoras de rádio e TV, com apoio do Estado, promovam projetos socioculturais e ações construtivas, em centros e comunidades. Isso aconteceria através do viés credível de oferta de tempo para divulgação informativa, referente a leis e diretrizes fundamentalmente aplicadas, acerca da ilegalidade, da expansão consciente e das consequências, como forma de incentivar e responsabilizar o corpo coletivo a quebra de um pensamento estático, diante do desafio que assegure a cidadania. Ademais, novamente o Estado, com apoio ativo do Ministério da Justiça e de empresas socialmente engajadas, implementar maiores fiscalizações nos centros e periferias, multando o consumo ilegal, não somente os vendedores, mas também os consumidores. Assim, em busca da boa sociabilidade responsável. Afinal, a fim de que gere uma sociedade mais fraterna, em direção a finalidades mais humanas.

 

OBS: o texto coube na folha de redação*

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi, sua introdução está boa, mas poderia ter marcado de forma mais incisiva a tese, tem que deixar bem claro mesmo do que se trata. SERIA BOM TAMBÉM VOCE MARCAR OS ARGUMENTOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS.
    o d1 esta bom, tem repertório , argumentação boa, parabéns .
    O d2 está bom também , mas se não estou enganada, a citação do jeitinho brasileiro é de Sergio Buarque de Holanda.
    A p.i. está bem completa, mas não precisava ser tão grande assim, parte desse espaço poderia ser reservado para o d2, por exemplo, que ficou curto quando comparado ao d1.
    Em geral, está um bom texto.
    Espero ter ajudado

    • 1
  2. Oi Guilherme, espero que esteja bem!
    Acredito que sua redação ficou excelente no geral. O único detalhe que precisa ser melhorado na minha opinião é a introdução, sua tese não ficou muito clara.
    Competência 1= 180
    Competência 2=200
    Competência 3=180
    Competência 4=200
    Competência 5=200
    = 960
    Parabéns! Ótima redação.

    • 1
  3. Olá Guilherme!
    Vamos lá, gostei muito da sua redação, está bem estruturada, com as pontuações corretas e os parágrafos bem colocados.
    Achei muito legal as suas referências a personagem da Disney e ao livro.
    O seu primeiro parágrafo não ficou tão claro para mim, tente evidenciar mais sua tese.
    Senti falta de conectivos no início dos parágrafos, por exemplo, utilizar “em primeiro plano” ou “primeiramente” no segundo parágrafo e “em segundo plano”, “segundamente” ou “consequentemente” no terceiro parágrafo.
    Eu achei sua proposta de intervenção bem completa, gostei.

    • 1
  4. Bem, de início eu puder ver que você errou ao colocar a palavra “cria”, o certo seria “criou”, mas deve ter sido erro de digitação mesmo, eu tive que ler 2x a intro pra perceber a conexão da contextualização ao tema, talvez tenha sido só descuido meu, mas talvez esteja pouco conectado, mas enfim. Gostei muito de suas duas teses e os argumentos que você usou, meus parabéns, sua Conclusão tá muito boa, respondeu as 4 perguntas: Quem vai fazer? O que vai fazer? Como vai fazer? E para quê?
    PS: desculpe por ser superficial na correção, eu não sou bom nisso, sou apenas um estudante de 2° ano, desejo que outras pessoas mais preparadas que eu venham fazer uma ótima correção porque você merece, boa sorte e bons estudos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.