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TEMA: COMO REDUZIR A PRODUÇÃO E O DESCARTE ILEGAL DE LIXO NO BRASIL

No filme, wall-e traz um enredo que retrata um futuro distante onde o planeta torna-se inabitável para os seres humanos em razão da Terra estar superlotada de lixo. Trazendo da ficção para realidade, essa situação não se encontra muito longe, pois o descarte ilegal do lixo ocasiona um desequilíbrio natural e afeta os cidadãos das camadas mais baixas da sociedade. Assim é necessário mudanças sustentáveis e leis que promovam a dissolução desse problema.

De início, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo mundial, produzindo 61 milhões de toneladas por ano e descartando ilegalmente quase metade desses resíduos, segundo o IBGE. Isso acaba propiciando problemas naturais como a poluição dos solos, no caso dos lixões, pelo chorume que é liberado pelos amontoados de resíduos e o aumento do efeito estufa pelo fato de que o lixo emite gases responsáveis por esse fenômeno.

Além disso, há os problemas sociais que envolvem aqueles que vivem nos lixões. Estes se encontram em situações precárias, mas dependem desse lixo para sua sobrevivência, estando sujeitos às doenças causadas por animais e outros vetores os quais são atraídos pelo lixo e ainda tem o aumento de incêndios nesses locais por causa dos gases emitidos pelos próprios resíduos, colocando em risco suas vidas.

Diante dos fatos expostos, cabe ao Governo Federal construir aterros sanitários para reduzir o descarte ilegal e promover campanhas e oficinas comunitárias que transpareçam o problema apresentado e mostrem práticas sustentáveis de como descartar legalmente os seus resíduos, além de formular leis mais rígidas que punam devidamente os cidadãos que continuem com essas práticas. Em relação aqueles que vivem nos lixões, o órgão apresentado deve reabilitá-los dignamente a sociedade e promover os acessos básicos. Assim obtém uma sociedade mais sustentável e menos poluída.

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4 Correções

  1. Acredito que sua você escreve muito bem, porém há alguns pontos há serem lapidados, como as pontuações.
    Então irei lhe dar a seguinte nota, segundo os critérios de correção do ENEM:

    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 140
    Competência 4: 100
    Competência 5: 160
    Total: 760

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  2. Boa tarde e ai tudo bem?
    INTRODUÇÃO:
    Trocaria as frase:
    * “onde o planeta torna-se inabitável” – por onde o planeta se torna inabitável
    * “humanos em razão da Terra estar superlotada de lixo” – por humanos em razão do globo terrestre estar superlotada de lixo.
    Evite verbos gerúndios nas redações do Enem:
    Trazendo – troque por de modo a trazer ou outra palavra semelhante…
    * Assim, – tem vírgula;
    D1:
    De início, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo mundial, produzindo 61 milhões de toneladas por ano e descartando ilegalmente quase metade desses resíduos, segundo o IBGE. Isso acaba propiciando problemas naturais como a poluição dos solos, no caso dos lixões, pelo chorume que é liberado pelos amontoados de resíduos e o aumento do efeito estufa pelo fato de que o lixo emite gases responsáveis por esse fenômeno.
    Aqui você ainda escreveu palavras com terminações…ndo, tente evitar isso. Olhe um desenvolvimento precisa ter 3 ou 4 períodos interligado por conectivo. O primeiro é o tópico frasal, depois vem o assunto sociocultural, sua explicação e por fim o desfecho final que tem que ser mais critico, faço com bastante criticidade…
    Obs.: Tente refazer com uma explicação melhor do seu assunto sociocultural e um fechamento mais crítico.

    D2:
    Aqui a mesma coisa, você ainda escreveu palavras com terminações…ndo, tente evitar isso. Olhe um desenvolvimento precisa ter 3 ou 4 períodos interligado por conectivo. O primeiro é o tópico frasal, depois vem o assunto sociocultural, sua explicação e por fim o desfecho final que tem que ser mais critico, faço com bastante criticidade…
    Obs.: Tente refazer com uma explicação melhor do seu assunto sociocultural e um fechamento mais crítico.

    INTERVENÇÃO:

    Aqui deve ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO…

    Tente fazer com mais explicações e principalmente detalhando o Agente…

    ====================
    C1 = 160
    C2 = 200
    C3 = 120
    C4 = 120
    C5 = 180 ===== 780 PONTOS

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  3. Olá! Eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Competência 1- 160: demonstra domínio da modalidade escrita formal, mas ainda apresenta alguns erros.
    Falta de vírgula em “Assim, é necessário” e “oficinas comunitárias, que transpareçam”…, pois é detalhamento da proposta.
    Competência 2- 200: conseguiu compreender a proposta de redação aplicando conceitos de várias áreas do conhecimento.
    Competência 3- 160: seleciona de forma mediana as informações na defesa de um posto de vista.
    Competência 4- 160: demonstra domínios dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, mas ainda há problemas. Recomendo que utilize mais conectivos.
    Competência 5- 180: apresenta uma proposta de intervenção que respeita os direitos humanos, mas ainda causa dificuldade na identificação dos cinco elementos.
    Nota: 860

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  4. 1º PARAGRAFO—
    🟢 repertório sociocultural produtivo.
    ( ao invés de “no filme wall-e” use “o filme wall-e”)
    🔴 uso incorreto de vírgula
    (Tente “o filme wall-e traz um enredo que retrata…)
    🟢 retomada do tema
    🟢 contextualização do tema
    🟢 antecipação do D1

    2º PARAGRAFO—-
    🟡 coesão
    🟢 repertório sociocultural produtivo
    🟡 pontuação
    🟡 procure desenvolver melhor seus argumentos

    3º PARÁGRAFO—-
    🟢 coesão
    🔴 emprego incorreto do termo “estes”
    🔴 organize melhor seus argumentos

    4º PARAGRAFO—-
    🟡 procure retomar o tema na primeira frase do parágrafo de conclusão
    🟢 agente
    🟢 modo
    🔴 meio
    🔴 finalidade

    Obs: busque organizar melhor seus argumentos, faça planejamentos bem elaborados e completos.
    Vc escreve bem e tem um bom vocabulário 😘😘

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 120
    Total: 760

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