– Jô Soares: “O ar quando não é poluído, é condicionado.” A forma como o autor expõe seu ponto de vista, é totalmente semelhante à realidade, pois é impossível manter o ar longe de qualquer impureza. Com isso, temos o efeito que a poluição e os outros diversos fatores naturais causam na atmosfera terrestre.
Desde o século XX, o Brasil vem tendo imensos avanços tecnológicos e com isso o aumento de indústrias e empresas automobilísticas. Que no que lhe concerne, traz a expansão da intoxicação aérea, por meio dos vapores infiltrados e dos gases liberados livremente. Se este problema permanecer ao longo dos anos, o planeta terra se tornará inabitável, pois a camada de ozônio se romperá e o efeito estufa entrará em extinção.
Segundo o ministério da saúde, em apenas dez anos o Brasil elevou 14% do nível de mortes por poluição do ar. Tornando assim, a impureza aérea uma problemática ofensiva a saúde humana, pois além de causar irritações e câncer, ela desenvolve a desidratação pela baixa umidade. O excesso de carbono e aerossóis, quando unidos aos gases prejudiciais liberados pelos humanos, ocasionam o fenômeno da chuva ácida, que é totalmente tóxico para os seres vivos. Temos, por exemplo, a série the 100, quando a chuva ácida chega em Arkadia e causa ferimentos nas pessoas que ali estavam. Com isso pode-se ressaltar que além de ferir ela leva à morte.
Diante do que foi dito, convêm-se que o ministério da saúde convoque palestras sobre o assunto, alertando a população desse mal tão antigo, para que não haja desinformação. Também é aconselhável a interferência governamental em decretos que proíbam e punam pessoas que pratiquem poluição proposital, mantendo então, a sujeira aérea menos precária.
Carol Almeida
Olá! como estudante não me sinto apta a criticar texto dos outros, mas ainda como aluna já do ensino superior acho que já consigo definir os pontos fracos e fortes daquilo que leio, e é por esse último que vamos começar.
Você demonstrou um forte domínio do tema, e nessa competência você, na minha opinião tirou nota máxima. Aparentemente, você deve ser ótima em interpretação de texto! ;) além disso, não reparei em nenhum erro ortográfico grave, apesar de ter notado alguns erros em relação a vírgula, mas isso é prática, com o tempo já vai estar fluindo naturalmente.
Mas o que você deve começar a pesquisar melhor é em relação a coesão (como seu texto se conecta do começo ao fim) e coerência (sentido do texto), para melhorar isso, é bom dar uma olhada em tabelas de conectivos que você pode colocar ao longo da redação para enriquecer o texto. No entanto, eu achei extremamente enriquecedores os exemplos que você trouxe para seu texto, como a frase do Jô Soares e a referência a série The 100.
Ah, e na conclusão, percebi que você ficou confusa com as medidas de intervenção que deveria tomar. É válido dar uma pesquisada em órgãos governamentais que intervenham nesse tipo de situação. Além do Ministério da Saúde, você poderia ter citado o Ministério do Meio Ambiente, ou até a FUNAI, que apesar de ser responsável pela demarcação de terras indígenas, também tem tudo a ver com meio ambiente. Você também pode dar uma olhada em como funciona o Poder Judiciário e Legislativo para enriquecer suas conclusões.
Daria 620, abraços e bons estudos!
Caio123
Introdução simples mas muito boa. contextualizou mais problematizou muito bem
Desenvolvimento 1: Argumentos e repertórios bons porem senti falta do conectivo para introduzir o parágrafo e o fechamento crítico.
Desenvolvimento 2: Parágrafo perfeito, faltou somente o conectivo para introduzir o parágrafo.
Intervenção: Faltou apenas a finalidade, fora isso, muito bom
Redação muito boa que consegue seguir a fluidez do texto com argumentos muito bons e repertórios válidos.
Stezinha
Olá. Boa noite. Primeiro quero deixar claro que não sou nenhuma expert de redações kkkkk
Sua redação ficou muito boa.
Sua introdução está ótima, simples e bem resolvida.
No 2° parágrafo você poderia trocar o “vem tendo” por outras palavras, tipo: tem apresentado grandes avanços. Acho que ficaria melhor.
Outra coisa, você usou 3 repertórios, o primeiro foi sobre Jô Soares, o segundo sobre dados estatísticos e o terceiro sobre a série The 100, acho que usou muita coisas, poderia ter usado só 2, pois fica parecendo que você está tentando mostrar que sabe muito para a banca.
No último parágrafo você poderia colocar, uma frase pra impactar o leitor, tipo: Espera-se, com essa ação, frear o nível de poluição do ar, para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor e sem riscos.
Também tem alguns erros de vírgula.