O filme o lorax, se passa em uma cidade onde a população tem a necessidade de comprar oxigênio, uma vez que tudo na cidade seria artificial, inclusive as árvores que são essências para a produção de oxigênio. De fato essa é uma realidade não muito distante do mundo atual, sendo imprescindível refletir sobre a poluição do ar e o desmatamento, levando em consideração os problemas de saúde e o desenvolvimento sustentável.
É notável, que a baixa qualidade do ar vem desencadeando uma série de doenças respiratórias, sendo os mais afetados, idosos e crianças. Essa poluição se deve ao aumento de queimadas e emissões de gases do efeito estufa que são provocados pelo homem. Em 1997, a ONU reuniu vários países para assinarem o protocolo de Kyoto, que visa a diminuição da emissão de gases poluentes, porém os EUA – o maior emissor de GEEs – desfez o acordo em 2020, apenas por ganância, estando preocupados com seu avanço industrial.
É importante destacar o desenvolvimento sustentável, que é uma forma de mitigar a poluição tanto atmosférica, quanto hídrica ou terrestre, pode-se tomar como exemplo as sacolas retornáveis que compreende um maior tempo de uso e a diminuição da poluição terrestre. Levando em consideração esse tipo de poluição, podemos citar o filme WALL-E, que retrata a irresponsabilidade das pessoas – que passaram a viver em uma nave espacial – com o planeta, este que virou um enorme depósito de lixo, com uma péssima qualidade do ar, restando apenas um robô que servia para compactar o lixo deixado no planeta.
Diante de tanta irresponsabilidade das pessoas, é evidente que uma iniciativa deve ser tomada para acabar com tal problema, sendo assim o ministério do meio ambiente juntamente com estados e munícipios, deve alertar a população por meio de jornais e TVs sobre os perigos da poluição, além de desenvolver palestras escolares conscientizando a futura geração sobre o desenvolvimento sustentável e a importância de preservar o meio ambiente, o poder judiciário também deve revigorar as leis com quem pratica esse tipo de agressão ao meio ambiente, para que assim esse problema seja sanado e resolvido.
Matheus_C.M
CORREÇÃO DETALHADA: Passo a passo para a nota final.
Correção feita tendo como base os documentos disponibilizados pelo Inep, disponíveis no site:
http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos
1°passo: analisar se encaixa em alguma das situações que levam à anulação,tais como:
fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; extensão de até 7 (sete) linhas; apenas cópia integral de texto(s) motivador(es) e/ou da Proposta de Redação e/ou de
textos motivadores apresentados no Caderno de Questões; impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto); parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; texto integralmente em língua estrangeira.
2° passo: avaliar normalmente, caso não se enquadre, com base nas seguintes competências:
1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal portuguesa
2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação.
5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Termos importantes para a avaliação da anulação:
Tema: O tema é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
Tangenciamento: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante. Texto dissertativo-argumentativo: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.
Avaliação passo a passo (eu vou usar esse termo algumas vezes):
1° passo: transferi o seu texto para o word com a fonte calibri 11 e margem de folha A4. Depois contei o número de linhas e dividi o número de palavras pelo de linhas:
Palavras 347
Linhas; 25
Média de palavras por linhas +- 14, o que é realista e prova que a análise está certa.
Tangenciamento: é uma questão muito importante, porém eu não tenho acesso à frase temática proposta pelo site, então vou considerar o seu título
2° passo:
C1 – competência 1 – vou utilizar esse termo em todas as competências: avaliar primeiro os possíveis erros de estrutura sintática, em seguida os possíveis desvios gramaticais e por último, avaliar os elementos do excelente domínio da escrita formal.
Termos importantes para avaliar a competência 1:
Estrut. sintática: é objeto de avaliação da Competência I, juntamente com
os desvios, uma vez que esse aspecto também faz parte das regras da Língua Portuguesa – aquelas que dizem respeito à sintaxe. Uma estrutura sintática convencional pressupõe a existência de determinados elementos oracionais que se organizam na frase e garantem a fluidez da leitura e a apresentação clara das ideias do participante, organizadas em períodos bem estruturados e completos. Os textos com falhas relacionadas à estrutura sintática geralmente apresentam períodos truncados e justaposição de palavras, ausência de termos ou excesso de palavras (elementos sintáticos). Pode haver ainda a presença de um ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período (truncamento) ou uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase (justaposição), o que interfere na qualidade da estrutura sintática. A frequência com que esses falhas ocorrem no texto e o quanto elas prejudicam sua compreensão como um todo é o que ajudará a definir o nível em que uma redação deve ser avaliada.
Desvios gramaticais:
De convenções da escrita; de escolha de registro; gramaticais; de escolha vocabular.
Matriz curricular dessa competência (vou explicar isso em todas)
A nota final de cada competência é definida pela junção das notas das grades específicas que se enquadre em um mesmo nível. Por exemplo: grade1: nível 3; grade2: nível 4 –> nota final, nível 3.
O – Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa
1 – Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2 – Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5 – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Grade específica: estrut. sintática e desvios
ESTRUTURA SINTÁTICA E DESVIOS GRAMATICAIS:
0 – Estrutura sintática inexistente (independentemente da quantidade de desvios)
1 – Estrutura sintática deficitária com muitos desvios.
2 – Estrutura sintática deficitária OU muitos desvios.
3 – Estrutura sintática regular E alguns desvios
4 – Estrutura sintática boa E poucos desvios.
5 – Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios.
Avaliação passo a passo:
Estrut. sintatica:
Linha 12: ” terrestre*,* pode-se” Justaposição de período.
Linha 15: ” o planeta, este que ” justaposição de período.
Linha 24: “ambiente,** o poder” justaposição de período.
Linha 25: ” esse problema seja sanado e *resolvido*.”excesso de palavra.
Desvios:
Linha 1: “filme *o lorax*,” Desvio por não utilizar letra maiúscula em “O Iorax”
Linha 1: “filme o *l*orax,” ortografia, pois o correto é ” Lorax”, com “L”
Linha 2: “, inclusive as árvores que são essências” você quis falar das árvores em geral. Falta de vírgula.
Linha 2: “são *essências*” ortografia
Linha 3: “De fato essa” ausência de vírgula.
Linha 6: “É notável*,* que ” uso indevido de vírgula (não vou contar mais um ponto onde ela deveria estar.
Linha 12: “tanto atmosférica*,* quanto” a expressão “tanto… quanto” não deve conter vírgula
Linha 12: “quanto hídrica *ou* terrestre” uso impreciso de vocábulo, pois deveria ser “e”.
Linha 19: “a, sendo assim * o” ausência de vírgula.
Linha 19: ” o *ministério do meio ambiente*” Desvio por não utilizar letra maiúscula
Linha 20: “estados e *munícipios*, ” desvio de ortografia, pois é “município”
Linha 20: “estados e munícipios, *deve*” concordância, pois você falou de 3 agentes.
Linha 21: “deve *revigorar*” uso impreciso de vocábulo.
Linha 25: ” meio ambiente, para que assim* esse ” ausência de vírgula
Excelente domínio da norma culta: Não
Não demonstra, pois não demonstra domínio/não empregou o uso de crase.
não demonstra domínio/não empregou orações intercaladas. Você errou em “que retrata a irresponsabilidade das pessoas – que passaram a viver em uma nave espacial – com o planeta,” e acertou nas outras vezes, mesmo assim é muito pouco no conjunto do excelente domínio.
não demonstra domínio/não empregou subordinações.
não demonstra domínio/não empregou inversões.
Nota 120, pois apresenta estrutura sintática regular E alguns desvios.
C2: avaliar a estrutura do texto dissertativo argumentativo, depois a abordagem completa do tema e o repertório sociocultural.
TERMOS IMPORTANTES DA COMPETÊNCIA
tema: é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
tangência: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.
repertório: Elemento importante para a redação do Enem e requisito fundamental para que o participante atinja as notas mais altas na Competência II, o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante. alguns exemplos são:
[…] provas concretas (dados ou fatos sobre o tema), exemplos (fatos similares ou relacionados ao tema), autoridades (citação de especialistas no tema), lógica (causa e consequência, por exemplo) e senso comum (o que as pessoas em geral pensam sobre o tema)
TIPOS DE REPERTÓRIO
• Repertório a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores
estes apresentam mais de 7 linhas sem cópia dos textos motivadores, mas, ainda assim, apresentam muitos trechos copiados em relação ao conjunto textual produzido pelo participante. Esses casos deverão ser penalizados na Competência II, não podendo ultrapassar o nível 2.
Grade específica:
1 – Tangência ao tema OU Texto composto por aglomerado de palavras OU
• Traços constantes de outros tipos textuais
2 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (2 delas embrionárias) OU • Conclusão finalizada por frase incompleta. (Textos que apresentam muitos trechos de cópias dos textos motivadores não devem ultrapassar esse nível)
3 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (1 parte pode ser embrionária) E • Repertório baseado nos textos motivadores E/OU • Repertório não legitimado E/OU • Repertório legitimado, MAS não pertinente ao tema.
4 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo.
5 – Abordagem completa do tema 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, COM uso produtivo.
Avaliação passo a passo:
Prevalência e domínio do texto dissertativo-argumentativo: ok
Abordagem completa: sim
frase conclusiva finalizada: sim
análise do repertório sociocultural:
“O filme o lorax, se passa em uma cidade onde a população tem a necessidade de comprar oxigênio, uma vez que tudo na cidade seria artificial, inclusive as árvores que são essências para a produção de oxigênio. De fato essa é uma realidade não muito distante do mundo atual, sendo imprescindível refletir sobre a poluição do ar e o desmatamento”
cópia dos textos motivadores?: não sei
baseado nos textos motivadores não sei
é legitimado? sim
é pertinente? sim
é produtivo? sim
nota do repertório 4, ou seja, 200 (não precisa analisar todo o repertório nessa competência, somente a melhor e em caso de o conjunto não ser cópia/baseado nos textos motivadores.
Nota 160: pois não apresenta excelente domínio do tipo dissertativo-argumentativo, fiando evidenciado em “refletir sobre a poluição do ar e o desmatamento, levando em consideração os problemas de saúde e o desenvolvimento sustentável.” Repare que duas dessas coisas não foram abordadas, o desmatamento e OS – no plural – problemas de saúde.
C3: avaliar a estrutura do texto, ou seja, a seleção, relações, organização e interpretações dos fatos/opiniões/dados em defesa de um ponto de vista e/ou se apresenta contradição grave.
TERMOS IMPORTANTES PARA A APLICAÇÃO DA GRADE ESPECÍFICA
DA COMPETÊNCIA III
A seguir, apresentamos os termos mais importantes presentes na Grade Específica e que são fundamentais no momento da correção e da aplicação da grade, a fim de que seja atribuído o nível adequado a cada redação.
Sem direção:Considera-se que a redação sem direção apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si (não é perceptível sequer uma direção) em defesa de um ponto de vista – ou seja, ainda não é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
COM DIREÇÃO: Em oposição ao conceito de “sem direção”, considera-se “com direção” aquela
redação que já apresenta informações, fatos e opiniões articulados, isto é, as ideias apresentadas têm conexão entre si, e é possível perceber uma direção única em defesa de um ponto de vista – ou seja, é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
Matriz de referência;
0 – Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
defesa de um ponto de vista.
1 – Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
2 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
3 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
4 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
5 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Grade específica da competência:
0 – Tangente ao tema e sem direção
1 – Tangente ao tema e com direção OU Abordagem completa do tema e sem direção.
2 – Projeto de texto com muitas falhas E Sem desenvolvimento ou com desenvolvimento de apenas
uma informação, fato ou opinião. (Textos que apresentam contradição grave não
devem ultrapassar este nível)
3 – Projeto de texto com algumas falhas E Desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões.
4 – Projeto de texto com poucas falhas E Desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
5 – Projeto de texto estratégico E Desenvolvimento das informações, fatos e opiniões
em todo o texto (Aqui se admitem deslizes pontuais, sejam de projeto e/ou de desenvolvimento)
Avaliação passo a passo:
Apresenta direção: sim
Falhas no projeto de texto:
“refletir sobre a poluição do ar e o desmatamento, levando em consideração os problemas de saúde e o desenvolvimento sustentável.” já explicado na justificativa da C2
“É notável, que a baixa qualidade do ar vem desencadeando uma série de doenças respiratórias, sendo os mais afetados, idosos e crianças. Essa poluição se deve ao aumento de queimadas e emissões de gases do efeito estufa que são provocados pelo homem.” a ideia principal do primeiro período era as doenças respiratórias, e o segundo período não desenvolve essa ideia, que estava no recurso argumentativo da introdução.
“É notável, que a baixa qualidade do ar vem desencadeando uma série de doenças respiratórias, sendo os mais afetados, idosos e crianças. Essa poluição se deve ao aumento de queimadas e emissões de gases do efeito estufa que são provocados pelo homem” Não desenvolveu/explicou/deu exemplo
“desfez o acordo em 2020, apenas por ganância, estando preocupados com seu avanço industrial”Não desenvolveu/explicou/deu exemplo
“o filme WALL-E, que retrata a irresponsabilidade das pessoas – que passaram a viver em uma nave espacial – com o planeta, este que virou um enorme depósito de lixo, com uma péssima qualidade do ar, restando apenas um robô que servia para compactar o lixo deixado no planeta.”
Não desenvolveu/explicou/deu exemplo. Essa parte do desenvolvimento poderia ser considerada uma parte desconectada do texto se não fosse por “Levando em consideração esse tipo de poluição, podemos citar”
“Diante de tanta irresponsabilidade das pessoas” Não desenvolveu/explicou/deu exemplo, pois quando foi falado sobre essa ” irresponsabilidade das pessoas”, foi para descrever o filme, que por sua vez não foi relacionado com argumento.
Nota: 120, em decorrência de apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista e ter um projeto de texto com algumas falhas E Desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões.
C4: verificar a presença de elementos coesivos, em seguida avaliar se esses se repetem e se variam , e por último de foram empregados de forma adequada.
Verificar a presença de elementos intra* e interparágrafos e repetir as instruções do passo anterior.
Verificar a presença de operadores argumentativos e repetir as instruções do passo anterior:
termos importantes:
elementos intra* e interparágrafos: Ao mencionar coesão intraparágrafo, a terminologia da Grade se refere à presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, dentro dos
parágrafos (Quadro 1, vocábulos em azul). Por sua vez, a coesão interparágrafos é a presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, entre os parágrafos (Quadro 1, vocábulos em rosa). Esses elementos localizam-se, geralmente, no início das alíneas e funcionam relacionando tanto ideias mais gerais entre parágrafos quanto períodos ou trechos específicos de ideias.
Além disso, como apontado na Grade Específica, para um texto atingir os níveis de notas 4 e 5 na Competência IV, ele precisará, necessariamente, ter a presença de alguns elementos coesivos específicos (os chamados operadores argumentativos) interparágrafos, além de outras formas de coesão. Essas exigências para as notas mais altas serão explicitadas mais adiante.
Repetição: será tolerada a repetição dos elementos temáticos se apresentarem pelo menos uma variação durante todo o texto. Para além destes, a tolerância será menor, e eles não devem se repetir em sua maioria.
Matriz de referência da competência:
0 – Não articula as informações.
1 – Articula as partes do texto de forma precária.
2 – Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
3 – Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco
diversificado de recursos coesivos.
4 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de
recursos coesivos.
5 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Matriz específica da competência:
0 – Palavras e períodos justapostos e desconexos ao longo de todo o texto, o que demonstra ausência de articulação.
1 – Presença regular de elementos coesivos inter E/OU intraparágrafos E/OU algumas repetições E/OU algumas inadequações.
2 – Presença rara de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos E/OU excessivas repetições E/OU excessivas inadequações.(Textos em forma de monobloco não devem ultrapassar este nível.)
3 – Presença pontual de elementos coesivos inter e/ ou intraparágrafos E/OU muitas repetições E/OU muitas inadequações.
4 – Presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E/OU
poucas repetições E/OU poucas inadequações.(*Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 01 momento do texto.)
5 – Presença expressiva de elementos coesivos inter** e intraparágrafos** E raras ou ausentes repetições E sem inadequação. (**Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 02 momentos do texto e, pelo menos, 01 elemento coesivo de qualquer tipo dentro de todos os parágrafos)
Avaliação passo a passo:
uma ressalva que vale destacar é a imensidade de elementos coesivos que há, por isso ficaria muito exaustivo repeti-los aqui, portanto eu irei avaliar somente as instruções seguintes à presença destes, isso é claro, em se houver:
Repetições:
“Que” foi usado 16 vezes, sendo uma parte relevante das vezes da maneira errada.
Erros interparágrafo:
Linha 3: “oxigênio. *De fato ” faltou Operadores que somam argumentos a favor da mesma conclusão, por exemplo “além disso,”
Linha 12; ” sustentável, *que* é” uso indevido, em virtude do significado do pronome “que”, sendo que o correto seria “pois”, ou seja, faltou Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior.
Intraparágrafo:
Linha 7; “crianças. * Essa poluição” faltou Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior, por exemplo “porque”
Linha 8: ” homem. * Em 1997,” trecho sem conexão.
Linha 11: “sustentável, *que* é ” satisfatoriamente poderia ser Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior, por exemplo “visto que”
Linha 12: ” terrestre, pode-se” faltou Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala a favor da mesma conclusão, por exemplo “neste sentido,”
Linha 24:” ambiente,* o poder judiciário’ faltou Operadores que somam argumentos a favor da mesma conclusão, por exemplo “também”
Inícios de parágrafos não utilizaram operadores argumentativos típicos de texto dissertativo argumentativo.
Nota: 120, pois há a Presença pontual de elementos coesivos inter e/ ou intraparágrafos E/OU muitas repetições E/OU muitas inadequações.
C5: Analisar se respeitam os direitos humanos, logo em seguida os 5 elementos necessários
termos importantes
Respeitar os direitos humanos:
Para a avaliação das redações, são considerados os seguintes princípios norteadores dos direitos humanos, pautados no Artigo 3º da citada Resolução nº 1,
de 30 de maio de 2012, o qual estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:
• Dignidade humana;
• Igualdade de direitos;
• Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
• Laicidade do Estado;
• Democracia na educação;
• Transversalidade, vivência e globalidade; e
• Sustentabilidade socioambiental.
Ação: é o elemento que diz respeito à ação prática apontada pelo participante como necessária para a solução do problema apresentado pelo tema. É a partir da ação que reconhecemos a intenção de propor uma intervenção para o problema abordado e que os demais elementos se organizam. A pergunta a ser respondida a fim de identificar a ação é “O que deve ser feito?”.
Agente: é o elemento que identifica o ator social apontado para executar a ação que se propõe. Para determinar o agente, o participante deve considerar o problema abordado pelo tema, sobre o qual se deseja intervir, e a ação apresentada. Apesar de os atores sociais variarem em função do tema e do problema, eles se enquadram em determinados níveis de ação: individual, familiar, comunitário, social, político, governamental e mundial. A pergunta a ser respondida para identificar o agente da ação proposta é “Quem executa?”
Modo/meio: é o elemento que diz respeito à maneira e/ou aos recursos pelos quais a ação é realizada. Esse elemento dialoga com a exequibilidade, concretude e interventividade da ação, características indispensáveis à proposta de intervenção. A pergunta a ser respondida para identificar o modo/meio apontado é “Como se executa/Por meio do quê?”.
Efeito: é o elemento que corresponde aos resultados pretendidos ou alcançados pela ação proposta. Ele pode vir expresso por meio de uma estrutura indicativa de finalidade, consequência ou conclusão. A pergunta a ser respondida para identificar esse elemento é “Para quê?”.
Detalhamento: é o elemento que acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. Ele tem papel fundamental para uma formulação mais concreta e mais elaborada da proposta de intervenção. Por esse motivo, damos ao detalhamento a mesma relevância dada aos demais elementos, pois todos cumprem o papel de completar a ação da proposta de intervenção. A pergunta a ser respondida para identificar o detalhamento é: “Que outra informação sobre esses elementos foi acrescentada pelo participante?”
Respeito aos direitos humanos: OK
elementos;
Ação: alertar a população […] sobre os perigos da poluição
Agente: o ministério do meio ambiente juntamente com estados e munícipios.
Modo: inválido, pois a sua ideia seria promover uma campanha, através de propagandas e não pelos meios de mídia em si.
Efeito: não tem.
Detalhamento: nenhum
nota: 80
nota final: 120 + 160 +120 + 120 + 80 = 600.
SE ESSA CORREÇÃO TE AJUDOU NOVAMENTE, POR FAVOR MARQUE-A COMO “MELHOR CORREÇÃO” PARA EU PODER CONTINUAR CORRIGINDO DETALHADAMENTE, SÉRIO MESMO, ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA A MINHA CREDIBILIDADE. E SOBRE A SUA NOTA. AQUI É LUGAR PAR ERRAR, NO ENEM QUE NÃO.
dizz_bruna
Oi, vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
.O nome do filme citado precisa ser escrito com letra maiúscula.
.O correto seria essenciais (1 parágrafo). .Protocolo de Kyoto, Poder Judiciário e Ministério do Meio Ambiente, precisam ser escritos com letra maiúscula .
.O segundo e o terceiro parágrafos estão bons, porém precisam de mais desenvolvimento.
.Evite usar palavras conjugadas na 1 pessoa, como a palavra “podemos”.Lembre-se de que o modelo da redação é dissertativo -argumentativo.
.A proposta de intervenção está boa.Porém,depois da palavra “meio ambiente”, é necessário colocar um ponto de continuação junto a um conectivo aditivo para falar de outra medida.
.Você tem um vocabulário muito bom.
Espero ter te ajudado, lembre- se de praticar sempre.Parabéns pela redação, espero que você possa evoluir gradativamente! 😊✌
Rafaiolo
Importante: minha correção será baseada no material disponível nesse site http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos, recomendo a leitura desse material também, é muito informativo e vale a pena. Outro ponto é que como eu não sei quais foram os textos motivadores que você utilizou como base, a minha correção poderá destoar um pouco de como seria a correção real e utilizarei como frase temática o seu título.
Primeiro ponto – frase temática: Poluição do ar: Problemática da Saúde e Desenvolvimento Sustentável.
Tendo isso em vista, será considerada a abordagem do tema se você palavras ou “coisas” relacionas a poluição do ar/ problemas de saúde ou respiratórios/ desenvolvimento social.
Segundo ponto: situações nota 0.
Formas Elementares de Anulação: não encontradas.
Cópia: não tive acesso aos textos motivadores, então não posso confirmar.
Fuga ao tema: Não houve.
Não atendimento ao tipo textual: atendeu ao tipo textual dissertativo-argumentativo
Parte desconectada do texto: não houve.
Competência I – 120 pontos: Estrutura sintática regular e alguns desvios.
Como exemplo, eu peguei o trecho abaixo, e entre colchetes indiquei os erros.
“[…] É importante destacar o desenvolvimento sustentável, que é uma forma de mitigar a poluição tanto atmosférica, quanto hídrica ou terrestre, [ até aqui tudo bem, apesar de que poderia ser melhor escrito, mas o que vem escrito a seguir não se encaixa no contexto, faltando uma palavra para ligar a oração seguinte] pode-se tomar como exemplo as sacolas retornáveis que compreende um maior tempo de uso e a diminuição da poluição terrestre[…]”.
Há também o uso indevido de vírgula em algumas partes, como no início da introdução (“O filme o lorax, se passa…”); uso impreciso de minúsculas/maiúscula (ministério do meio ambiente); e por fim a justaposição de orações, tum exemplo é o seu último parágrafo.
Competência II – 200 pontos.
Apresenta muita cópia dos textos motivadores? – não sei responder, mas provavelmente não.
É baseado nos textos motivadores? – não sei responder, mas provavelmente não.
É legitimado? – sim
É pertinente ao tema? – sim.
Seu uso é produtivo? – sim.
Competência III – 120 pontos.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, de forma pouco organizada, com indícios de autoria em defesa de um ponto de vista.
Apesar do seu texto ter características dos níveis 4 e 5, eu o achei pouco desorganizado, uma característica do nível 3, por isso essa nota.
Competência IV – 120 pontos.
Articula as partes do texto de forma mediana,com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Use mais recursos coesivos, pois são eles que conectam as partes do texto. Leia o seu terceiro paragrafo e veja como ele está desconectado do restante do texto, alo que poderia ser resolvido com a adição de um conectivo. O mesmo vale para o segundo e quarto parágrafo, mas eles ficaram um pouco melhores.
Competência V – 160 pontos.
Quem deve executar uma ação? – ministério do meio ambiente/estados e munícipios (que esta escrito, por sinal)/poder judiciário.
Qual ação deve ser executada? – alertar a população por meio de jornais e TVs sobre os perigos da poluição, além de desenvolver palestras escolares conscientizando a futura geração sobre o desenvolvimento sustentável e a importância de preservar o meio ambiente/ revigorar as leis com quem pratica esse tipo de agressão ao meio ambiente.
Como essa ação deve ser executada? – essa parte ficou meio confusa para mim, pois não esta explícito como as ações devem ser executadas. Talvez eu possa considerar “por meio de palestras”, mas estou na dúvida. Para não te prejudicar, eu irei considerar sim.
Qual a finalidade da ação? – conscientizar as futuras gerações e punir os que agridem o meio ambiente.
Tem alguma informação a mais? – não consegui identificar.
Nota final: 720 pontos.
Uma ótima nota, parabéns.
P.s.: é a primeira redação que eu corrijo após ter estudado o material do INEP, então talvez eu tenha cometido algum erro, por isso já peço desculpas de antemão. Recomendo novamente que você leia aquele material, é realmente muito útil. Caso ache algum erro ou injustiça na minha correção, sinta-se livre para me mandar mensagem reclamando, gosto sempre de saber onde estou errando para poder melhorar.
aparecidabah
boa tarde, tudo bem?
Sua redação ,logo na introdução , já mostrou um repertório cultural ótimo e voce tambem soube fazer uma ponte entre esses argumentos e o tema.
porém faltou você dizer quais eram os verdadeiros riscos a saúde ,no seu desenvolvimento , ja que vc havia citado isso na sua introdução.
senti falta de uma conclusão dos parágrafos , as ideias estavam ótimas, mas faltou aquele fechamento “arrasador” rs
vai uma dica para vc arrasar;
toda a redação tem introdução ,desenvolvimento e conclusão certo? (disso vc ja sabia rs )
agora pensa que cada cada paragrafo também tem uma introdução ,um desenvolvimento e uma conclusão.
a introdução é a ideia central ( uma das suas teses ou problemas )
o desenvolvimento pode ser um exemplo ou citação para embasar a sua tese
e a conclusão é o resumo ou ” o que você que concluir com tudo isso”
É ISSO , espero que você se saia bem e espero que essa dica te ajude em algo.
beijos