Regente

Políticas de conservação ao Meio Ambiente.

  • 2

Com a evolução da globalização no final do SÉC XX, a integração socio-econômica ampliou-se em nível global, de maneira que a produção de bens materiais evoluíram em escalas crescentes. Entretanto, observa-se que no Brasil hordieno, a busca pelo lucro bem como a expansão do agronegócio, ocasionam problemas que não só inibem a conservação ambiental como também produz desafios sociais. Desse modo, destaca-se como base do problema: o desmatamento e a ausência de políticas que de fato conservem meio ambiente.

Em primeira análise, é preciso se atentar para impunidade presente na questão. Nesse contexto, segundo Rafael Noleto: “preservar a natureza é a chave para o equilíbrio ambiental”. Todavia, observa-se em pleno SÉC XXI, questões relacionadas à conservação ambiental não apenas existem como vêm crescendo à cada dia. De acordo com dados do IBGE, o desmatamento o fator primordial do problema, desse modo, mediante o avanço de desflorestamentos ambientais presentes em todo o país, salienta-se que as consequências se tornam visíveis dentre elas, a inexistência da biodiversidade outrora presente no país. Dessa forma, faz-se necessário a intervenção do problema.

Outrossim, ausência de políticas que conservam o meio ambiente são representadas como fator característico do problema. Nesse sentido, mediante o filósofo Durkheim: “o fato social é o ato coletivo de agir e de pensar, que preserva em sumo destaque o meio ambiente”. Contudo, devido ao crescimento do agronegócio e função da matéria-prima ambiental, a criação de políticas que de fato conservem o ecossistema natural ativo em suas relativas características, tornou-se um problema atemporal que por sua vez, apresentou como características, intensos impactos ambientais evoluindo em índices crescentes, à formação de estereótipos que vedam o verdadeiro equilíbrio ambiental. Assim, é incontestável que esse problema ainda persista no país.

Logo, é dever do Ministério do Meio Ambiente juntamente com o IBAMA-  órgão de controle ambiental, atuarem mediante a ampliação de projetos que através de palestras e fiscalizações, visem garantir o real equilíbrio ambiental apresentando como objetivo, erradicalizar a prática do desmatamento favorecendo a preservação da biodiversidade no país. Ademais, é necessário que o IBAMA atue por meio do desenvolvimento de programas que com base em fiscalizações, apresente como finalidade, monitorar o verdadeiro cumprimento das leis ambientais, garantindo a preservação natural do meio. Como efeito, o país prosperará.

 

✓ se possível corrigir mediante as competências do Enem.

✓ obrigada. ʕ·ᴥ·ʔ

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá ! Sua redação está incrível ! Segue todas as competências do ENEM! Conta com domínio da norma-padrão da língua escrita, boa organização dos argumentos e informações, apresentando de forma clara os pontos do problema, completa aplicação da lógica, e por fim, apresentou uma proposta de solução para o problema. Meus parabéns !

    • 1
  2. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom. Atenção às vírgulas e concordâncias, tanto verbais como nominais.

    Compreensão da proposta de redação. …Bom!

    Seleção e organização das informações. … Bom. Falta um pouco de coesão e coerência, pra isso usar as conjunções, tornando as frases subordinadas e coordenadas entre si.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom. Evite repetições de palavras usando sinônimos.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom. Só achei a última frase sem nexo, pois como colocado na introdução, há um dilema econômico versus ambiental, logo a prosperidade seria em qual sentido? Todos?!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.