Política na atualidade

  • 0

Os cidadãos de hoje, estão mais sensíveis para a política, do que no passado. Deixando vários estereótipos no passado.

É comum na atualidade, observarmos manifestações contrarias a política ou determinado político em si, uma vez que nós, cidadãos e sociedade, hoje somos possuidores de informações, que chegam a velocidade das redes sociais.

Vários estereótipos estão sendo deixado para trás, a exemplo, o político bonzinho, aquele que é, aquilo que passa no programa eleitoral.

Hoje, com a fluidez e a velocidade da informação, a sociedade se abastece de informações muito rapidamente, formando suas opiniões, e muitas vezes, entrando em debate sobre o assunto, o que contrasta, com o que acontecia no passado, quando a sociedade, sabia, aquilo que o político queria que ela soubesse, e muito pouco eram as informações apresentadas, o que nos transformavam em uma sociedade, incapaz de debater o assunto, justamente pela falta de informação de alguém ou algo.

Fato é que nós cidadãos, hoje, somos capazes de buscar e mudar nossos destinos por meio da política, mas para isso precisamos estar cada vez mais conectados, com este e demais assuntos que norteiam nossa sociedade, buscando parâmetros, realizando debates, e definindo melhor quem nos representará.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, Rubsom, tudo bem?
    Sua redação tem algumas ideias, mas falta uma que catalise todas e seja a sua tese.
    Entendi que você defende que:
    – houve uma evolução da consciência cidadã em relação à política: o cidadão sabe identificar bons políticos de maus políticos por que superou estereótipos martelados em campanhas eleitorais.
    -isso ocorre, em parte, por que temos mais acesso à informação que no passado e estamos organizados em redes onde essa informação circula com muita rapidez.
    -neste cenário, o cidadão se apropriou da política como instrumento para promover transformações na sociedade por meio de debates sobre temas necessários à sociedade como um todo.
    Se minha leitura estiver certa com o que você pretendeu, faltou uma defesa de uma ideia. Uma pergunta a ser respondida ou um ponto de vista a ser colocado.
    Acredito que, se você fixar a estrutura de introdução, D1, D2 e conclusão com uma proposta de intervenção pode melhorar seu texto. Tente se limitar à apenas esses quatro parágrafos, com uma frase principal em cada um deles.
    Outras considerações:
    Uso da vírgula: a vírgula é uma pausa, e deve refletir a fala natural de alguém que possa ler o texto. Creio que há vírgulas em excesso no seu texto, algumas em lugares incorretos, por exemplo:
    de hoje, estão / na atualidade, observarmos/ aquele que é, aquilo/ a sociedade, sabia, aquilo/ o que contrasta, com o que acontecia
    Em todos os exemplos acima a vírgula está separando elementos inseparáveis: sujeito de predicado (sentenças com o verbo ser ou estar, que são verbos de ligação), verbo de sujeito e verbo de seu complemento.
    Conectivos: Você pode investir mais em conectivos, que ajudam a organizar suas ideias e, consequentemente, facilitam o entendimento do seu raciocínio pelo leitor. Escolha dois de cada tipo e treine pequenos argumentos com eles.
    Argumentos: Como o tema que você escolheu é bem genérico, se você fizer um recorte seu trabalho vai ficar mais simplificado. Por exemplo: política se seu potencial transformador, ou o envolvimento dos jovens com a política hoje, ou ainda o acesso à informação e a política em tempos de eleição, e muitos outros. Assim, fica mais fácil escolher quais argumentos você vai defender.
    Repertório: Se você quiser treinar mais vezes este tema, que é bem amplo, selecione reportagens e livros de qualidade, estude os conceitos chave mais importantes e faça um arquivo com suas anotações e reflexões. Construa sua bagagem que será utilizada nas redações.
    Certamente, você ganhará muito em conhecimento e desenvoltura para falar sobre esse tema, e seu texto vai refletir esse ganho. Vai valer a pena, seja persistente!
    Bons treinos! Um abraço!

    • 1
  2. eu curti muito a sua redação, porem ela não esta em uma estrutura muito favorável ao modelo de redação que o Enem pede.
    todavia, percebi que você tem ótimos argumentos e que usa muito bem pontos, vírgulas, etc.
    treine um pouco mais, e conseguira alcançar o objetivo que tanto espera alcançar.
    parabéns!!!!!!

    • 0
  3. Gostei da redação, uma boa introdução, desenvolvimento e da conclusão mas, mas propostas de intervenção que no caso vc colocou campanhas você poderia ter citado mais alternativas para melhorar esse problema na sociedade porém; somente com a campanha no qual vc citou você explicou resumidamente o que vc sugeria. Com um pouco mais de exercício você consegue alcançar uma nota bem alta.

    • 0
  4. Olá, podemos citar que:
    1-Citou “passado” duas vezes, procure sinônimos.
    2-Faltou o complementar a tese na introdução, sua redação ficou um pouquinho desorganizada por isso.
    3-Faltou na conclusão a proposta de intervenção.
    4-Tente enriquecer sua redação com exemplos .
    5-Se atrapalhou um pouco com a defesa do seu ponto de vista.
    6-Separe idéias em cada parágrafo
    7-Nao é bom escrever diminutivos.
    8-Na introdução, tente explicar melhor o titulo, senão acabará se envolvendo em outo ponto de vista, e fugirá do tema , cuidado.
    Espero ter ajudado um pouquinho. Boa sorte, treine mais

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.