Iniciante

“Política do cancelamento na internet no Brasil

  • 0

A palavra “cancelamento” é um neologismo que se tornou Popular com o advento da internet junto às redes sociais, e tem o objetivo de designar o comportamento de pessoas na internet que objetivam acabar com a carreira de alguém que, de alguma forma, errou perante o público. Nesse sentido, a palavra tem ganhado força nos dias atuais, como visto a partir dos vários casos de julgamento na internet, fator que gera problemas psicológicos na vítima. Com base nesse viés, é válido discutir o porquê da prática diária desse ato, bem como as deleções que isto gera.
Com efeito, é válido destacar que a prática do cancelamento com frequência se relaciona com a normalização coletiva, advinda da rápida incorporação comportamental. Tal situação ocorre, porque, desde a popularização da Imprensa (século XIX), as informações têm se difundido com mais facilidade, alto poder de propagação, fazendo com que mais pessoas absorvam um compotamento em menos tempo. Desse modo, temos uma sociedade que confirma o teorizado pelo sociólogo Pierre bourdieu em sua “teoria do habitus”, e o cancelamento torna-se uma cultura diária. Assim, a internet funciona como um meio para uma sociedade com ampla sede de Justiça, e efetiva o hábito de cancelar.
Ademais, é imperativo destacar que o principal problema acarretado pelo cancelamento são as defasagens psicológicas geradas na vítima, uma vez que o corpo social não se importa com o lado fora das redes sociais. Isso ocorre, porque, assim como escrito na música “Terra dos gigantes” (“todo mundo é uma ilha”), a sociedade hodierna tem desenvolvido um comportamento egoísta e individualista, formando cada vez mais cidadãos que não são empáticos. Dessa forma, forma-se um ciclo de “Injustiças” observada, por exemplo, no cenário de 2020 no programa televisivo “BBB”, onde a cantora “Karol com K” teve diversos contratos cancelados após interanutas julgarem suas falas e atitudes como errôneas durante o reality,e logo, contrariaram os dizeres do livro sagrado dos cristãos a bíblia:” Quem não tiver pecado que atire a 1 pedra”.
Destarte, é mister analisar as raízes e frutos do quadro. Para resolução dele, urge que o Ministério da Educação(ME) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem as causas e consequências geradas pela política do cancelamento, e adivirtam os interanutas dos perigos que isso gera na vítima- sugerindo que estes compartilhem a publicação com os demais. Apenas assim, formaremos cidadãos conscientes dos seus atos e o neologismo “cancelamento” será extinto.

Compartilhar

2 Correções

  1. Minhas correções estão entre as chaves [].
    A palavra “cancelamento” é um neologismo que se tornou Popular [letra minúscula] com o advento da internet junto às redes sociais, e tem o objetivo de designar o comportamento de pessoas na internet [repetição muito próxima] que objetivam [repetição: objetivo e objetiva] acabar com a carreira de alguém que, de alguma forma, errou perante o público. Nesse sentido, [bom uso do conectivo] a palavra tem ganhado força nos dias atuais, como visto a partir dos vários casos de julgamento na internet [terceira repetição], fator que gera problemas psicológicos na vítima. Com base nesse viés, [bom uso do conectivo] é válido discutir o porquê da prática diária desse ato, bem como as deleções que isto gera.
    Com efeito, [não é um bom conectivo de começo de parágrafo] é válido destacar que a prática do cancelamento com frequência se relaciona com a normalização coletiva, [boa retomada da tese: o porquê] advinda da rápida incorporação comportamental. Tal situação ocorre, porque, desde a popularização da Imprensa [letra minúscula] (século XIX), as informações têm se difundido com mais facilidade, alto poder de propagação, fazendo com que mais pessoas absorvam um compotamento [erro de digitação?] em menos tempo. Desse modo, temos uma sociedade que confirma o teorizado pelo sociólogo Pierre bourdieu [letra maiúscula] em sua “teoria do habitus”, e o cancelamento torna-se uma cultura diária. Assim, a internet funciona como um meio para uma sociedade com ampla sede de Justiça [letra minúscula], e efetiva o hábito de cancelar. [desenvolva melhor esse argumento]
    Ademais, [bom uso do conectivo] é imperativo destacar que o principal problema acarretado pelo cancelamento são as defasagens psicológicas geradas na vítima, [boa retomada da tese: as deleções] uma vez que o corpo social não se importa com o lado [de?] fora das redes sociais. Isso ocorre, porque, assim como escrito na música “Terra dos gigantes” [boa citação] (“todo mundo é uma ilha”), a sociedade hodierna tem desenvolvido um comportamento egoísta e individualista, formando cada vez mais cidadãos que não são empáticos. Dessa forma, forma-se um ciclo de “Injustiças” [letra minúscula] observada, por exemplo, no cenário de 2020 no programa televisivo “BBB”, onde a cantora “Karol com K” teve diversos contratos cancelados após interanutas [erro de digitação?] julgarem suas falas e atitudes como errôneas durante o reality,e logo, contrariaram os dizeres do livro sagrado dos cristãos a bíblia:” Quem não tiver pecado que atire a 1 pedra”. [neste parágrafo você inseriu 3 contextualizações, o que deixou pouco espaço para desenvolver qualquer uma delas, procure usar apenas 1 e argumentar mais sobre a que escolher]
    Destarte, é mister analisar as raízes e frutos do quadro. Para resolução dele, urge que o Ministério da Educação(ME)[agente] crie, [ação] por meio de verbas governamentais, [modo/meio] campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem as causas e consequências geradas pela política do cancelamento, e adivirtam (advirtam) os interanutas (erro de digitação?) dos perigos que isso gera na vítima- sugerindo que estes compartilhem a publicação com os demais [toda essa frase ainda se caracteriza como sua ação, portanto, faltou um maior detalhamento e a finalidade mais explícita]. Apenas [evite usar o apenas, pois sugere que sua solução é a única possível, o que sabemos que não é] assim, formaremos [durante todo o seu texto vc usou os verbos na terceira pessoa, então é bom evitar a mistura com a primeira pessoa do plural] cidadãos conscientes dos seus atos e o neologismo “cancelamento” será extinto. [boa retomada da introdução, o que demonstra planejamento do texto].
    Notas por competências:
    C1: 140 (não considerei o que julguei ser erros de digitação)
    C2: 180
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 140
    Nota total: 740

    • 1
  2. Oii tudo bem? Antes de mais nada, não sou profissional em correção porém estou seguindo as competências do Enem, ok?!
    Vamos lá:
    Domínio de escrita boa, acentuação, pontuação ok.
    Total conhecimento sobre o tema, adquiriu o uso de repertório sociocultural.
    Ideias organizadas e claras.
    Sua redação teve poucos conectivos, mas está ótima.
    Apresentou as propostas de intervenção para o tema, porém achei poucos.

    NOTA:
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 160

    TOTAL: 900

    Espero ter ajudado. Um abraço!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.