Iniciante

Policiais: Torniquetes da nação

  • 0

Legitimados no artigo 144 da Constituição Federal, as forças de seguranças são responsáveis diretos pela manutenção da ordem e cumprimento das leis estatais. No entanto, o material humano, peça chave nesse equilibrio estatal, mostra-se cada vez mais vulnerável aos riscos atinentes a sua função. Uma vez que, o número de mortes de policiais cresce ano após ano de maneira exponencial.

Dados do anuário brasileiro de segurança comprovam que a grande maioria das mortes de policiais estão diretamente relacionadas a sua função e ao trabalho de cunho repressivo executado por eles. O “Policídio”, nome que se dá ao homicídio de agentes da lei, têm sido, disparadamente, o maior ceifador de vida desses profissionais. Muito disso, deve-se a falta de aparato estatal a estes, principalmente quando estão nos seus momentos de folga, que é quando ficam expostos a maior vulnerabilidade.

Além disso, as chamadas “doenças da mente”, enfermidades psicológicas,  são cada vez mais comuns entre policiais, e conforme o anuário, a segunda maior causa de morte destes. Fato este, diretamente relacionado ao ambiente de trabalho sob pressão que recai sobre estes profissionais. Não obstante, na maioria das vezes, a falta de apoio adequado para tratamento, através de profissionais especializados fornecidos pelo Estado corrobora diretamente no aumento do número de mortes por essas doenças.

Logo, percebe-se que a redução de mortes policias, passa diretamente pelo maior envolvimento e atenção estatal a esses profissionais através da criação de politícas públicas, não só voltadas à repressão de seus assassinatos, como também ao tratamento, prevenção e apoio psicológico a esses agentes garantidores da lei.

 

 

CASO POSSAM CORRIGIR FICAREI GRATO.

RESSALTO QUE NÃO É NOS MOLDES DO ENEM, POIS ESTOU PREPARANDO-ME PARA CONCURSOS, QUE TEM UMA PEGADA UM POUCO DIFERENTE.

Compartilhar

3 Correções

  1. Não conheço a banca do seu concurso,mas posso dizer que seu texto está muito bom,bem estruturado,desenvolve com propriedade os argumentos,e usa repertórios sociocultural legitimado:a constituição.
    Porém uma sugestão é no parágrafo 2,quando você fala da falta de aparatos fornecidos aos policiais,você poderia citar exemplos
    Parabéns, texto ótimo
    Espero ter ajudado.
    Você pode corrigir meu último texto,por favor?

    • 1
  2. Como não é nos moldes do ENEM, não poderei dar uma correção mais precisa, só que não acho que é bom você colocar dados, independente do texto ou da correção, sem fontes, você faz isso duas vezes, no seu primeiro e segundo parágrafo. Para além disso, seu texto ta muito bem estruturado, embora eu não conheça as estruturas das redações referentes ao seu concurso, parece ser um texto muito bem elaborado, com muitos conectivos, com conhecimento muito bom, já que cita termos como o Policídio, as doenças psicológicas que os policiais enfrentam. Argumenta muito bem também, nos convence do que você está tentando defender, muito bom, parabéns.

    • 1
  3. Realmente seu texto está muito bem estruturado, está coeso. É possível entender com clareza o que você quis dizer. Além disso, com base no texto de apoio utilizou muito bem os mecanismos de enumeração de dado e argumentação e definição. A conclusão está sintética e retoma o que já foi mencionado anteriormente.
    Eu só teria um pouco mais de cuidado em relação ao argumento de criação de políticas públicas para questão mental, pois pode ser que considerem o argumento como fato novo não mencionado expressamente anteriormente.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.