TEMA: CONSEQUÊNCIAS DO CONFLITO PREMEDITADO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA NO BRASIL.
O Brasil está a um pouco mais de um ano das eleições presidenciais e já está enfrentando um cenário de extrema polarização política, devido principalmente à estratégia, nem sempre tão correta e bem-intencionada dos futuros candidatos, e da influência que as redes sociais exercem sobre o tema.
O país enfrenta uma grave crise econômica e sanitária, com a Covid- 19, o que traz muita insatisfação e incertezas com relação ao futuro dos brasileiros por isso as pessoas tendem a querer soluções imediatas e a aderirem a um sentimento de insatisfação com o sistema atual. Os políticos se fazem valer desse sentimento e o aproveitam para se mostrar como a única opção possível, para tanto tentam desqualificar seu oponente, mostrando erros passados e até mesmo criando notícias falsas sobre esses. Com isso há um aumento da polarização.
Além disso, as redes sociais têm interferido demais nas relações políticas, como exemplo pode-se notar a própria interferência que ela teve sobre as eleições presidenciais de 2018, no qual saiu vitorioso o Jair Bolsonaro. O twitter, Facebook entre outras plataformas andam sendo palco para uma intensa discussão em que todos se consideram corretos, porém não estão dispostos a ouvir a opinião que lhes é dada, ou seja, só piora ainda mais o cenário político.
Portanto, se tudo continuar como está há sérias chances de um conflito futuro, pois a polarização perpetuada por políticos e amplificada pelas redes sociais pode causar grandes erros na escolha de um representante que traga reais resultados. Por isso é importante que os cidadãos exercem sua cidadania e pesquisem, se orientem além de ser de reponsabilidade dos órgãos públicos a fiscalização de “fake News”. Só com informações corretas, disposição a escutar o próximo e com a cooperação de todos pode-se conquistar um país mais justo e de verdadeiros líderes.
Rita De Andrade Dos Santos
Olá, seu texto está muito bem detalhado.
Sua introdução está ótima
Seus argumentos estão bem organizados
Se atente as vírgulas
Estude os conectivos
Meus parabéns, continue assim! Você está no caminho para o sucesso
Competência 1:200
Competência 2:160
Competência 3:180
Competência 4:160
Competência 5: 200
Nota: 900
Nota:
Competência 5:200
luisaa
Introdução:
1. Boa, mas acho que poderia citar mais claramente o tema que você esta escrevendo. Uma boa forma d fazer isso é usando palavras da própria proposta do texto, isso mostra que você entendeu a temática.
Desenvolvimento 01:
1. Seus argumentos estão ótimos.
2. Você disse que o país enfrenta uma crise econômica e política, então acho que poderia adicionar algum dado que mostre isso para trazer veracidade ao seu argumento.
Desenvolvimento 02:
1. Ótimo.
Conclusão:
1. Adicionar uma vírgula entre “está” e “há” na frase: “como está há sérias” (linha 18).
2. No início desse parágrafo você deu argumentos e isso é desnecessário num parágrafo de conclusão.
3. Faltou uma proposta de intervenção (solução do problema) mais clara. Por exemplo: como os órgãos públicos fiscalizariam as “fake news” e como. Na solução do problema tem que ter:
– o agente (quem vai resolver)
– ação (o que vai ser feito)
– modo (como vai ser feito)
– detalhamento (algum detalhe que ache importante)
– objetivo (qual a finalidade dessas ações)
Gostei muito do seu texto, parabéns!!
Guaravita
A introdução ficou confusa
d1 e d2 bem desenvolvidas.
Faltou uma proposta de intervenção (solução do problema) mais clara
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Nildaline Rocha
Olá!
De início, percebo que nem a estrutura da redação enem você domina direito.
1⁰parágrafo:
Cadê o repertório na primeira frase, a problematização na segunda e as duas causas para o problema?!
Querida, entenda:
A introdução,nos moldes do enem,serve para introduzir( por meio de um repertório sociocultural legitimado) o problema, relacionar essa alusão à outra área do conhecimento com o tema( aqui use as palavras da frase-tema) e ,para finalizar, colocar duas causas que corroboram para a prevalência dessasituação.
Para ligar uma frase a outra use conectivos, essa dica vale para todo o texto.
Seu texto mais parece uma notícia do G1 do que uma redação Enem! Cadê seu posicionamento em relação ao problema? A marca de autoria?
Outro ponto importante: o texto dissertativo-argumentativo DEVE ser escrito na modalidade formal da língua portuguesa. O que os corretores querem não é uma mensagem tirada do Facebook ou qualquer outra rede social que você usar.
D1 e D2:
Falta explícitar uma das causas para o problema (embora percebo que você fez isso no D2) repertório e, claro ARGUMENTAÇÃO. Essa última sugiro que você use a relação entre causa e efeito.
Proposta de intervenção:
De acordo com a competência 5, deve haver:
Agente
Ação
Meio/modo
Detalhamento
Finalidade