Poder combatente das forças armadas

  • 2

Não é redação para o ENEM! É para um concurso da Marinha, então não precisa de proposta de intervenção.
Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da redação:
a) Estrutura e conteúdo – até 80 (oitenta) pontos, sendo:
I) Coesão e coerência – até 40 (quarenta) pontos; e
II) Título e tipologia textual – até 40 (quarenta) pontos.
b) Expressão – até 20 (vinte) pontos.

Falar do Poder combatente das Forças Armadas em pleno século XXI, em que o Brasil vive tempos de paz pode parecer para muitos, perda de tempo. Mas ao contrário do que pensa o senso comum, é preciso treinamento e a atividade constante nessa área, visto que o país possui inúmeras riquezas e por sua dimensão continental poderia sofrer constantes ataques caso sua prontidão militar não fosse conhecida internacionalmente. Para tanto, é imprescindível que sejam disponibilizados recursos que mantenham essa segurança.

Nessa perspectiva, vale observar que todos os países da América do Sul, com exceção do Equador e do Chile, tem fronteira com o Brasil. Além disso, existem nações que não assinaram a convenção das nações unidas sobre o direito no mar (CNUDM), o que significa que não reconhecem os limites estabelecidos e podem se achar no direito de explorar as áreas nacionais. Com base nisso e em outros fatores, as Forças Armadas se preparam e se mantém sempre operativas caso ocorra alguma situação conflitante.

Desse modo, os valores gastos com a proteção são de extrema importância e podem ser considerados como investimento, e não gasto somente. Visto que, o mar por exemplo, é fonte de recursos minerais, fonte de energia a principal via de comércio exterior e fonte de alimento, todos esses benefícios cobrem e ultrapassam o ônus que se tem com materiais como armamentos, faróis, equipamentos de segurança, dentre outros.

Portanto a ação da marinha, exército e aeronáutica se fazem indispensáveis para o bom funcionamento do país. O’poder combatente faz com que a nação não viva com medo de perder suas riquezas e consequentemente sua ordem interna. Não há como manter o progresso e a paz sem a proteção necessária. Faz-se jus à célebre frase da Marinha do Brasil: protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite colega, se for olhar pelo que você falou no início o seu texto está muito bom. E só vi erros no 3° parágrafo que você peca na coesão e coerência.
    “e não gasto somente”, acho que poderia ser “e não somente gastos em vão”.
    “Visto que, o mar por exemplo, é fonte de recursos minerais, fonte de energia a principal via de comércio exterior e fonte de alimento, todos esses benefícios”, a forma proposta “Visto que, o mar por exemplo, é fonte de recursos minerais, fonte de energia, principal via de comércio exterior e fonte de alimento, faz com que todos esses benefícios cubram e ultrapassem…”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.