A Teoria do Contrato Social defendida por Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado garantir serviços necessários para o bem-estar da população. Entretanto, no que tange a pobreza menstrual no Brasil tal teoria não se faz presente. Nesse prisma,destacam-se dois aspectos: desigualdade social e insuficiência legislativa.
Em primeira análise,evidencia-se a desigualdade social diante ao problema. Sob essa óptica, é possível ressaltar que cerca de 26% das meninas não possuem produtos de higiene durante o período menstrual,essas meninas encontram dificuldades para frequentar escolas e seus possíveis empregos durante o ciclo, reforçando mais uma vez que o problema vai além da saúde pública e se torna problema social. Dessa forma, conclui-se que as mais afetadas são aquelas que não possuem condições , confirmando a desigualdade presente na sociedade
Além disso, é notório a insuficiência das leis brasileiras acerca do tema. O artigo 6 da Constituição de 1988, prevê saúde básica aos brasileiros, porém quanto a pobreza menstrual nenhuma medida efetiva foi tomada, logo meninas continuam usando métodos não recomendados para conter o fluxo menstrual, o que põem em risco sua saúde. Consoante a isso, o governo necessita de uma lei eficiente que solucione o problema exposto.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter a pobreza menstrual no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal a liberação de verba ao Ministério da Saúde que destinará essa verba para os governadores de cada estado, para que estes possam fornecer absorventes e outros métodos em postos de saúde dos municípios, a fim de que as jovens mais necessitadas possam ter acesso a esse item de higiene pessoal. Somente assim, a teoria proposta por Thomas Hobbes será presente no Brasil.
Pietra Cavalcante
Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. (160)
Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão.(160)
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (160)
Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (160)
Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (200)
OBS: Sou estudante, gostei muito da sua redação, só apontei algumas falhas que eu percebi e usei o esqueminha das competências para corrigir.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 840
– Sugiro que revise o uso da vírgula
– Disponha os elementos da proposta de intervenção de forma mais objetiva
– Organize melhor seus parágrafos de argumentação
Larissateles01
Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.
A Teoria do Contrato Social(1) defendida por Thomas Hobbes (2) afirma que é dever do Estado garantir serviços necessários para o bem-estar da população. Entretanto, no que tange a pobreza menstrual (3) no Brasil (3) tal teoria não se faz presente. Nesse prisma,destacam-se dois aspectos: desigualdade social e insuficiência legislativa.
Em primeira análise,evidencia-se a desigualdade social diante ao problema. Sob essa óptica, é possível ressaltar que cerca de 26% das meninas não possuem produtos de higiene durante o período menstrual (4),essas meninas encontram dificuldades para frequentar escolas e seus possíveis empregos durante o ciclo, reforçando mais uma vez que o problema vai além da saúde pública e se torna problema social. Dessa forma, conclui-se que as mais afetadas são aquelas que não possuem condições , confirmando a desigualdade presente na sociedade (5)
Além disso, é notório a insuficiência das leis brasileiras acerca do tema. O artigo 6 da Constituição de 1988, prevê saúde básica aos brasileiros, porém quanto a pobreza menstrual nenhuma medida efetiva foi tomada, logo meninas continuam usando métodos não recomendados para conter o fluxo menstrual, o que põem em risco sua saúde. Consoante a isso, o governo necessita de uma lei eficiente que solucione o problema exposto.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter a pobreza menstrual no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal a liberação de verba ao Ministério da Saúde (6) que destinará essa verba para os governadores de cada estado (7), para que estes possam fornecer absorventes e outros métodos em postos de saúde dos municípios, a fim de que as jovens mais necessitadas possam ter acesso a esse item de higiene pessoal. Somente assim, a teoria proposta por Thomas Hobbes (8) será presente no Brasil.
1- ”Contrato Social” entre aspas, pois é uma obra.
2- Quem foi Thomas Hobbes? filósofo, sociólogo? Sempre explique e deixe claro.
3- entre virgulas ou reformule a frase. Exemplo:
No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a pobreza menstrual na sociedade brasileira apresenta barreiras, as quais vão em
oposição à teoria de Hobbes.
4- Quem disse isso? Já que é um dado estatístico, coloque a fonte para dar credibilidade ao que você trouxe.
5- Ponto final
6- virgula
7- Achei muito confusa a sua conclusão, eu faria desse modo:
cabe ao Governo Federal, em parceria com Ministério da Saúde, liberar verba aos governadores de cada estado, para que estes possam fornecer absorventes e outros métodos em postos de saúde dos municípios, a fim de que as jovens mais necessitadas possam ter acesso a esse item de higiene pessoal.
8- virgula.
5 Elementos:
Agente – ok
Ação – ok
Meio/ Modo – faltou
Finalidade – ok
Detalhamento – ok
Comp I – 120
Comp II – 200
Comp III – 200
Comp IV- 200
Comp V – 160
Total = 880
Você desenvolveu pouco os seus parágrafos, se aprofunde mais. Traga mais argumentos para a sua redação, se aprofunde (não tenha medo, é o seu espaço de mostrar o que pensa a cerca do assunto). Seja clara em seus argumentos, não se embole. Certeza que com a pratica você vai conseguir.
Espero ter ajudado de alguma forma. Você vai conseguir, treine bastante. Foco no mil, desiste não!