Pobreza Menstrual no Brasil

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O quadro expressionismo “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semplante envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela pobreza menstrual é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analizar as causas desse revés, nas quais se destacam a negligência governamental e a ausência de inflaestrutura.

A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a pobreza menstrual. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunth Bauman, que as descreve como presente na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido a baixa atuação das autoridades, algumas mulheres de baixa renda, não tem condições financeiras para comprar absorvente. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.

Outrossim, é igualmente preciso apontar a ausência de inflaestrutura como outro fator que contribui para a manutenção da pobreza menstrual. Posto isso, de acordo com Zygmunth Bauman, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”. Diante de tal exposto, a pobreza menstrual não se restringe só a falta de dinheiro para comprar o absorvente, como também a precabilidade de inflaestrutura no ambiente onde vivem, como banheiros, água e saneamento. Logo é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a pobreza menstrual. Dessarte, a fim de acabar com a pobreza menstrual, é preciso que o Ministério da Saúde – por intermédio de farmácias e postos de saúde, garantindo a distribuição de absorventes gratuitos a toda população brasileira. Espera-se assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.

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4 Correções

  1. Nossa eu adorei muito sua redação, achei tudo perfeito, sua argumentação, na ordem com tópico frasal, bins repertório, ótima proposta de intervenção.
    Só faltou o uso de mais conectivos, mas parabéns ❤
    Nota:960…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

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  2. NA C1; Tome cuidado com os erros gramaticais e com a escrita de palavras na hora de escrever o texto. 120
    C2; Alguns erros ortográficos e faltou vc falar mais da sua opinião no texto e trocar o filosofo não que ficou ruim esta ótimo para não ficar repetitivo.120
    C3;Ficou bom mas evite repetição de palavras por sinônimos e de filosofo pra não ficar repetitivo.160
    C4;200 bom uso de conectivos.
    C5; faltou detalhar melhor quem? o que? como? por meio? qual a finalidade? 160 no mais ficou bom.
    760 seria minha nota.

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  3. Oii, não sou especialista mas vou tentar te ajudar o máximo e tentar detalhar os erros.
    C1- Introdução= houve erro de escrita ‘’ quadro expressionismo ‘’O …’’ o correto seria ‘’expressionista’’ e um erro de vírgula ‘’ obra, observa-se que na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares’’ não deveria haver vírgula separando o sujeito do predicado – contemporânea o sentimento – porque você quer concordar com o Brasil não com a obra então não separe.
    D1= erro de vírgula, ‘’ autoridades, algumas mulheres de baixa renda, não…’’ outra vez quem não tem condições são as mulheres não as autoridades, logo não separe ou troque por ‘’..algumas mulheres, principalmente de baixa renda, não tem condições…’’ Uma dica que eu uso bastante é coloque a vírgula depois leia de novo e veja se consegue tirar aquela parte entre vírgulas e se o texto continuar concordando ela está correta.
    D2= erro escrita, ‘’inflaestrutura’’ pode ter sido falta de atenção mesmo, mas o correto é infraestrutura.
    Conclusão= houve um erro de concordância na frase ‘’ Ministério da Saúde – por intermédio de farmácias e postos de saúde, garantindo’’ talvez seja falta de atenção, mas o certo seria trocar garantindo por garanta.

    Competência 1 – teve muitos erros graves, como esse de concordância e ortográficos, talvez seria uns 160, pois não houve muitos erros, apenas poucos desvios.

    C2- 200, pelo menos um repertório pertinente e produtivo.

    C3-D1 ficou excelente, simples e fácil de entender. D2- um pouco fraco, faltou um maior detalhamento ou especificar mais, a falta de infraestrutura seria onde? Qual relação com o tema? Seria bom consequências também! (mas só uma dica). Na conclusão , ‘’ a fim de acabar com a pobreza menstrual’’ seria bom não generalizar, colocar um amenizar. 120 ou 160

    C4- 200, há muitos conectivos e pelo que vi nenhum inadequado.

    C5- 160, falta o detalhamento.
    Parabéns, redação muito boa!!!! Boa sorte nos seus estudos!

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  4. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/180
    (Cuide com a escrita de palavras específicas, como “perdurar” ao invés de “pendurar”, “infraestrutura” ao invés de “inflaestrutura”, e preste atenção na escrita do nome do autor de suas citações, pois o nome é “Zygmunt”, sem H no final. Revise também o uso de crase e pontuação. Não esqueça que a vírgula não pode separar sujeito de predicado. Procure também evitar repetições de palavras, como observado com a repetição desnecessária da palavra “absorvente”, opte sempre por sinônimos)

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 140/200
    (É interessante variar seu repertório sociocultural ao longo do texto. Por exemplo, você citou Bauman em ambos os parágrafos de desenvolvimento. Ao invés disso, poderia ter utilizado como o referência algum filme, livro ou música para variar um pouco e enriquecer sua argumentação. Ótimo repertório de introdução”)

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180/200
    (Seu texto é bastante fluido e seu desenvolvimento está bem relacionado com sua tese. Se possível, busque trazer mais detalhes para a sua tese, ela guiará toda a argumentação)

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140/200
    (Seu texto está bem desenvolvido, mas a impressão que passa é a de que o fechamento teve que ser escrito às pressas e de forma muito enxuta para caber no determinado número de linhas. Não esqueça que a proposta de intervenção tem um peso muito forte no ENEM e merece uma atenção especial. Por isso, deixe bem claro o que será feito. Troque o termo “garantindo” por “garanta”. Falta um detalhamento maior de como será realizada a distribuição de absorventes. Busque detalhar e desenvolver melhor. Excelente retomada de tese e circularidade!”

    Nota final: 780
    Suas ideias são ótimas e você escreve bem! Está no caminho certo, continue estudando e se aperfeiçoando
    Bons estudos!!

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