Pobreza menstrual em questão no Brasil

  • 0

      No Brasil, a pobreza menstrual é a realidade de muitos jovens do país. São pessoas que dependem do auxílio de seu governo para comprar comida ou itens de higiene intima como o absorvente. Entretanto, o descaso das autoridades é evidente, tornando essa luta ineficiente, pois esse acontecimento perdura e cresce cada vez mais.
      O filme “Absorvendo o Tabu”, dirigido por Rayka Zehtabchi, conta a história de mulheres que fazem absorventes de baixo custo, mostrando a precariedade e a dificuldade que é para conseguir algo considerado simples, mas necessário. Um levantamento feito pelo o Instituto de pesquisa Locomotiva, aponta aproximadamente que 52% das mulheres no Brasil já sofreram com pobreza menstrual e 35% afirmam que a compra de itens de higiene pessoal pesa na renda. Portanto, é evidente a desigualdade financeira, social e o sério problema de saúde publica existente no país, pois um item básico e de baixo custo, é considerado luxo e inalcançável para uma boa parte da população.
     Somado a isso, Na cidade de Mato Grosso, uma mulher, que não quis se identificar, relata que muitas vezes tem deixado de sair de casa por vergonha, pois não tem dinheiro para comprar e não tem itens para substituir o absorvente (noticia publicada pelo G1). Consequentemente, mostra um Governo falho, que não investe e não ajuda sua população e não da devida importância sobre o assunto, deixando-os a mercê do descaso.
    Em suma, Convém, portanto o Governo criar um auxílio direcionado para jovens e mulheres de baixa renda. Como a liberação de renda e distribuição de itens de higiene nas escolas e nos postos de saúde das cidades, sendo assim, atingindo a “raiz” do problema, colaborando para a redução e a desestabilização da taxa percentual crescente de pobreza menstrual, promovendo o bem estar e desmistificando a ideia de que e o absorvente é um item de luxo, pois é direito da população ter acesso a itens básicos de higiene pessoal.

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa estrutura de redação. Senti falta da sua argumentação e de um desenvolvimento maior. O uso de conectivos é importante para se ter uma sequência de ideias, percebi a ausência deles. Atente- se a pontuação.
    Já na conclusão faltou o detalhamento e o meio/modo
    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 120
    N = 600

    • 0
  2. oii Tayna

    vamos lá, falto:

    Na introdução: falto o repertório e conectivo de conclusão no último período

    No Desenvolvimento 1: falta de conectivos, coloque 2 conectivos no parágrafo, você poderia ter usado um desses repertorios na introdução para melhorar o seu texto, evite colocar 2 repertórios, aprofunde mais em um único para deixar o seu texto mais argumentativo e você não correr o risco de tangenciar o gênero deixando-o expositivo, retome no primeiro período a ideia apresentada na introdução que será discutida no parágrafo

    No Desenvolvimento 2: se atente as letras maiusculas, o correto seria: “na cidade do Mato Grosso”, traga mais argumentos começando oparágrafo com uma afirmação que você já disse na introdução e argumentos posteriormente, falta de conectivos coloque mais um, parágrafo pequeno e pouco argumentativo

    Na Conclusão: falta de conectivos, coloque mais um, falto o detalhamento, Utilize palvara como “por meio de”, com objetivo, para que, o Ministério Público, para que seu texto fique mais objetivo e fique mais fácil do corretor enchegar os elementos propostos, o segundo período ficou muito longo, retome alguma ideia apresentada na introdução

    C1: 120
    C2: 80
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 120

    Nota: 520

    Você consegue! continue praticando

    • 0
  3. Oi, Tayna! Dá para perceber que você já conhece a estrutura de uma redação, mas te aconselho a dá uma revisada, pois notei alguns erros. Você iniciou seu D1 com um repertório muito bom, que se encaixaria perfeitamente na introdução. Você colocou dois repertórios em um parágrafo só e acabou ficando muito grande. Lembre-se de colocar sempre a SUA argumentação. Estude vírgula, pontuação, e principalmente sua argumentação. Bons estudos!

    • 0
  4. Introdução:
    No Brasil, a pobreza menstrual é a realidade de muitos jovens do país. São pessoas que dependem do auxílio de seu governo para comprar comida ou itens de higiene intima (1) (2) como o absorvente. Entretanto, o descaso das autoridades é evidente, tornando essa luta ineficiente, pois esse acontecimento perdura e cresce cada vez mais.

    (1) *íntima
    (2) vírgula
    Obs 1: o citar da alimentação que você fez ficou estranho, pois no período anterior havia sido mencionado sobre jovens que são afetados pela pobreza menstrual, ou seja, questões de higiene e, não, alimentação.
    Obs 2: no fechamento da sua introdução, você cita o descaso das autoridades como influenciador do impasse. Mas que autoridades seriam essa? Há várias. Deveria ter especificado. Supondo que seja o Governo, não acho que seria muito produtivo passar os dois desenvolvimentos falando sobre ele; cite outro elemento que também impacte no problema.
    Obs 3: como o tema é relacionado a saúde, poderia ter trazido algum acontecimento histórico relacionado a ela. Isso tornaria a introdução rica e mais detalhada.

    Desenvolvimento 1:
    (1) O filme “Absorvendo o Tabu”, dirigido por Rayka Zehtabchi, conta a história de mulheres que fazem absorventes de baixo custo, mostrando a precariedade e a dificuldade que é para conseguir algo considerado simples, mas necessário. (2) Um levantamento feito pelo o Instituto de pesquisa Locomotiva, aponta aproximadamente que 52% das mulheres no Brasil já sofreram com pobreza menstrual e 35% afirmam que a compra de itens de higiene pessoal pesa na renda. (3) Portanto, é evidente a desigualdade financeira, social e o sério problema de saúde publica existente no país, pois um item básico e de baixo custo, é considerado luxo e inalcançável para uma boa parte da população.

    (1) Não comece um parágrafo já com um repertório. Faça uma abordagem sobre o que vai falar. Sobre o que o parágrafo vai girar em torno.
    (2) falta conectivo articulador
    (3) não cite dois repertórios em um único parágrafo. A redação do ENEM é argumentativa. Repare que seu parágrafo ficou muito expositivo, ou seja, pouca argumentação. Seria muito produtivo se você argumentasse traçando um paralelo no que foi dito pelo repertório do filme e não trazendo novos dados.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.