Pobreza menstrual

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Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a saúde, vê-se que há muito tempo a pobreza menstrual é vista como um problema. Isso acontece não só pela desigualdade social, mas também  a negligencia governamental.

Sob esse viés, muitas mulheres vivem com a família em situação de miséria onde mal possuem condição financeira para comprar alimentos, menos ainda para produtos de higiene pessoal, a maioria dessas pessoas acabam deixando de ir a lugares como a escola quando estão menstruadas. Segundo a pesquisa realizada pelo Johnson & Johnson, 28% das mulheres de baixa renda são afetadas diretamente pela pobreza menstrual e 30% conhece alguém que é afetado pelo infortúnio.

Ademais, o descaso do governo com essas pessoas se torna mais explicito com a falta de oferta de absorventes gratuitos em postos de saúde ou escolas para essas pessoas, principalmente para estudantes em situações de carência que passam a maior parte do dia estudando. De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém, no Brasil a adversidade da pobreza menstrual não encontra respaldo político ou social para ser solucionado.

Portanto, cabe ao Governo Federal em conjunto com o SUS, distribuírem absorventes gratuitos em postos de saúde e nos colégios, com o objetivo que essa parcela da população que não possui condição possam ter acesso a esses produtos de extrema necessidade de forma gratuita.

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3 Correções

  1. Olá, sou apenas uma estudante, mas vou corrigir com base no que aprendi.

    • Você tem um bom domínio da língua portuguesa, encontrei poucas falhas:
    – “Explícito” tem acento;
    – “Ademais, o descaso do governo com essas pessoas se torna mais explícito com a falta de oferta de absorventes gratuitos em postos de saúde ou escolas para essas pessoas”. Você repetiu “essas pessoas”, mas não precisava, troque o segundo “essas pessoas” por “elas”. “Ademais, o descaso do governo com essas pessoas se torna mais explícito com a falta de oferta de absorventes gratuitos para elas em postos de saúde ou escolas”;
    – “cabe ao Governo Federal em conjunto com o SUS, distribuírem absorventes…”. Se o verbo distribuírem é referente ao Governo Federal e ao SUS, então essa vírgula depois de “SUS” não deveria existir;
    – “com o objetivo que essa parcela da população que não possui condição possam ter acesso…”. O verbo “possam” não está concordando com o sujeito. “com o objetivo que essa parcela da população que não possui condição financeira POSSA ter acesso…”

    • O texto não fugiu do tema e segue o modelo dissertativo-argumentativo, mas dá para melhorar algumas coisas. Comece seus dois parágrafos do desenvolvimento com um tópico frasal que é uma frase curta que resume o que será dito no parágrafo e depois disso desenvolva e explique o que você escreveu no tópico frasal.

    • Seus argumentos são bons e você defendeu eles bem, usando o repertório sociocultural.

    • Utilizou os conectivos de forma adequada e diversificada.

    • Sua proposta de intervenção tem agentes (Governo Federal e o SUS), ação (distribuir absorventes gratuitos em postos de saúde e nos colégios), finalidade (essa parcela da população ter acesso a esses produtos de extrema necessidade de forma gratuita), mas faltou o meio/modo e detalhamento. Não esqueça de que, apesar de a proposta de intervenção ser a parte mais importante da conclusão, ela não é a única. Uma dica: depois da proposta de intervenção, faça menção do repertório citado na introdução para fechar sua redação com “chave de ouro” e mostrar que você fez um projeto de texto antes de escrevê-lo. Exemplo: Só assim a sociedade brasileira terá a saúde que é assegurada pela Constituição.

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  2. Oi Cristina,
    Primeiro parágrafo – Achei muito legal ter usado a constituição como repertório. Você escreveu “vê-se que há muito tempo a pobreza menstrual é vista..” quando você colocou o “vê-se” já estava dando o sentido de que ela era vista dessa forma. Outra coisa, acho que poderia ter detalhado um pouco mais.

    Segundo e terceiro parágrafos – cuidado com a concordância e tenta organizar as informações para que elas não fiquem perdidas dentro do que você quer abordar.

    Conclusão – Sua conclusão precisa ter agente, modo, efeito e detalhamento.

    De modo geral, você usou conectivos, escreveu os quatro parágrafos (tenta colocar três períodos em cada parágrafo), buscou repertórios… ainda tem bastante coisa para melhorar, mas sem dúvidas você está no caminho certo e com treino e constância chegará lá. Boa sorte!!!

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  3. Olá, tudo bem: ?

    A sua redação está boa, mas poderia ser melhor desenvolvida. Ao notarmos, podemos ver que seu repertório é bom mas poderia ser melhor, com o desenvolvimento de seus repertórios e demonstrando a sua tese de maneira direta.
    A sua conclusão precisa haver agente, modo, efeito e detalhamento. E a sua não foi feita dessa maneira.

    Espero ter ajudado, bons estudos!!

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