A pobreza no Brasil não é um fenômeno atual, visto que somente em 1990 o número de pessoas em situação de pobreza começou a diminuir. Nesse viés, faz-se necessário analisar quais os fatores que contribuíram e contribuem para persistência desse mal na sociedade brasileira, tais como o racismo enraizado na sociedade e ao êxodo rural.
Em primeira análise, vale ressaltar o fato do Brasil ter sido o último país à abolir a escravidão. Porém, com a lei áurea, não houve o devido suporte aos negros libertos. Além disso, a corrente filosófica darwinista pregava que, por serem mais fracos, não se adaptariam à liberdade e, naturalmente, morreriam. Sendo assim, o que deveria promover liberdade e igualdade, desencadeia ainda mais a miséria e a pobreza.
Ademais, a revolução verde, embora tenha aumentado a produtividade agrária, contribuiu, também, para a pobreza no país. Nessa ótica, a revolução verde trouxe inovações tecnológicas para o sistema agrário, contudo, o pequeno produtor, sendo incapaz de possuir essas inovações, vai à falência, vende suas terras por um preço baixo e muda-se para os grandes centros urbanos, mais especificamente para as favelas. Portanto, é primordial a ação do poder público nesse impasse.
Logo, é dever do Governo Federal, instância máxima de poder, fornecedor auxílio à esses grupos injustiçados: aos pequenos agricultores, aumentando os créditos liberados para a produção nacional de alimento; à população negra e de matriz africana a criação de cotas com a finalidade de incentivar a formação profissional desses grupos. Por fim, os dois grupos mais injustiçados teriam oportunidades de acender e, assim, a pobreza diminuiria, em especial, nas áreas periféricas de grandes cidades.
giovana_ueno
Olá Sabrina, irei fazer algumas observações sobre seu texto:
1º: A Introdução está muito rasa, é necessário contextualizar melhor o tema e colocar qual a fonte do repertório ou um argumento de autoridade.
2̣º: Ainda na introdução, está faltando apresentar melhor o tema com o auxílio de palavras- chaves, retiradas do próprio tema.
3º: “lei áurea” e “revolução verde” necessário utilizar letras maiúsculas para substantivos próprios.
4º: Foi uma boa ideia usar de fundamentação a Lei Áurea, porém é essencial explicar para o leitor ou corretor qual é essa lei, como ela funciona e a quem ela pertence.
5º: Nos dois desenvolvimentos senti falta de detalhamento sobre os fatos apresentados. Por que a Lei Áurea não deu suporte para os negros? A quem você se refere ao dizer “por serem mais fracos, não se adaptariam à liberdade e, naturalmente, morreriam”? Por que o pequeno produtor é incapaz de possuir essas inovações?.
6º: Te indicaria usar vírgula ao invés de dois pontos em: ” grupos injustiçados, os pequenos agricultores, aumentando os créditos”
7º: Te indicaria a colocar “*por meio* do aumento de créditos” para deixar mais explícito por qual meio seria realizado sua proposta de intervenção
Nota: 680
Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 160
Compreensão da proposta de redação: 160
Seleção e organização das informações: 120
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 80
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados: 160
João Paulo
[sido o último país à abolir a escravidão] observar este trecho no 2° paragrafo, contém uso inadequando crase.
[fornecedor auxílio à esses grupos injustiçados] aténção a estruturação desta sentença, refaça ela novamente.
Sua redação está muito boa, apenas verifique alguns erros ortográficos, e tente ortalecer seu desenvolvimento.
nota: 720