Pichação: manifestação artística ou vandalismo?

  • 0

A Semana da Arte Moderna trouxe uma nova visão ao Brasil no século XX, quebrando o antigo rigor formal e estabelecendo diferentes tendências artísticas. Porém, praticamente um século após esse acontecimento, a sociedade brasileira ainda estabelece padrões para o que pode ser arte ou não, um bom exemplo disso é a pichação. Essa, a qual se caracteriza pela expressão de palavras em muros e edifícios utilizando tinta em spray, é considerada crime no país, ignorando, assim, o real significado e intenção da pichação e desvalorizando as diferentes formas de manifestação artísticas.

A ditadura militar oprimiu diversas formas de arte e foi nesse contexto que a pichação surgiu no Brasil, como forma de protesto aos abusos sofridos e ainda hoje não perdeu seu caráter de expor a realidade. Produzido principalmente por jovens que sofrem com a desigualdade social, o pixo tem a intensão de expressar, através de palavras, a realidade ignorada pelo Estado e parte da sociedade. Preconceito, pobreza, abuso policial, falta de saúde e educação fazem parte da rotina desses indivíduos e são manifestados através das tintas, onde as construções se tornam um grande caderno de caligrafia para que todos passam ler suas narrativas.

Nesse contexto, expressar as mais diferentes ideias, pensamentos e fatos conceitua o termo manifestação artística, em que a pichação, apesar de não reconhecida, está inserida. Essa depreciação cultural se deve, principalmente, a visão etnocêntrica estabelecida sobre a sociedade brasileira, onde uma cultura é mais importante e/ou bela que a outra. Assim, a intensão e a expressão do pichador é visto apenas como crime de depredação do patrimônio público, onde poderia agregar na cultura brasileira.

Dessa forma, a pichação busca, através da arte, expor a realidade sofrida por jovens marginalizados, sendo criminalizada, entre outros fatores, pelo fato de não se encaixar nos padrões artístico conhecidos e apreciados pela maioria. Portanto, faz-se necessário que o pixo seja afirmado como arte, para isso o STF deve julgar descriminalizá-lo e o MEC, juntamente com as escolas e os centros artísticos, devem buscar que os pichadores tenham locais onde possam exercer sua arte e serem vistos, além de erradicar a visão ruim relacionada à pichação. Logo, aderindo às diferentes ideias e culturas será possível ampliar o conhecimento da nação e desenvolve-la como um todo.

Compartilhar

4 Correções

  1. Muito Bem!! Apresentou tese e utilizou ótimos argumentos que seduzem o leitor diante do seu ponto de vista.
    Na comp. 1(200P) você demonstrou ter domínio sobre a escrita sem apresentar erros graves de acento e concordância.
    Na comp. 2(200P) desenvolveu muito bem o tema.
    Na comp. 3 (200P) utilizou um repertório e demonstrou ter conhecimento de mundo.
    Na comp.4 ( 200P) Encaixou os mecanismos coesão de maneira adequada.
    Na comp.4 (120P) só colocou a sigla dos orgãos e generalizou muitos agentes na participação da solução.

    • 1
  2. Olá!
    Parabéns, sua redação ficou muito boa!
    Acho que vale a pena ressaltar que seu repertório está ótimo. Você sitou áreas de conhecimento, o que enriquesse ainda mais seu texto. Falar sobre a semana de arte moderna e a ditadura e como isso se encaixava com o texto veio a calhar muito bem.
    Eu só sugiro que verifique na conclusão, onde você colocou que “a pichação é uma forma de expor a realidade…” – acho que está parte ficaria melhor contextualizada no parágrafo do desenvolvimento.
    No entanto, seu texto está otimo, continue praticando. Sucesso nos estudos!!!
    C1:180
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:190
    NOTA:900

    • 1
  3. Oi boa noite, tudo bom?
    =========================
    Gostei muito do texto, está na estrutura certa com todos os parágrafos, mas eu não consigue indentificar sua tese (anúncio das causas), você falou as coisas no seus desenvolvimentos e não disse que iria falar deles na tese então ficou meio sem nexo!
    =========================
    Sobre a sua conclusão: você citou vários agentes e também você colocou STF sem dizer o que isso significa, quando você colocar uma sigla( MEC) você tem por o que é, tipo: MEC (ministério da educação), STF(Supremo Tribunal Federal) para o leitor saber, entendeu?…

    • 1
  4. Bom, sua redação foi muito bem elaborada, soube utilizar muito bem as estrutura de um texto dissertativo – argumentativo. Parabéns! Porém vou ratificar alguns pequenos erros que poderia ter sido evitado.
    A sua introdução gostei muito. Os seus parágrafos de desenvolvimento não teve tanto a problemática que a criminalização das pichações provoca, se fosse abordada seu texto teria ficado melhor. Na sua conclusão foi o maior impacto de seu texto,pois não abordou o detalhamento da ação sugerida. E os seu agente precisam ser exemplificados ao leitor,coisa que você não fez, apenas soltou as siglas,cuidado nessa situação.
    NO MAIS,CONTINUE PRATICANDO E BONS ESTUDOS.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.