“Pessoas sem documento no Brasil: Causas e consequências”

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   A constituição brasileira garante aos cidadãos o acesso e o direito a tudo o que o estado oferece. No entanto a realidade se faz discrepante, pois milhões de brasileiros sem documentação não têm acesso a seus direitos e deveres.
Sob esse viés, é necessário que todos tenham acesso a identificação para usufruirem do que lhes é garantido. Ironicamente, mesmo vivendo no território brasileiro, muitos vivem como apátridas, afinal, sua existência não é conhecida pelo governo Federal, o que causa mais desigualdade social, ao inibir indiretamente várias pessoas de terem acesso a educação e a saúde. A falta de acesso ao sistema educacional afeta principalmente as comunidades periféricas, aumentando ainda mais a desigualdade social.
Consequentemente, é constatado que além de afetar a camada mais desfavorecida da população, a não documentação civil afeta também os prisioneiros, estes com o intuito de se reintegrarem a sociedade, por não terem identificação não têm direito a se matricularem em escolas, portanto os mesmo não podem exercer sua cidadania e muito menos terem uma reabilitação genuína, o que pode propiciar que os criminosos retornem a vida do crime, causando problemas para a segurança das outras pessoas e problemas econômicos ao governo, que terá que investir mais verba no sistema prisional, algo que não seria necessário se propiciassem a devida documentação aos cidadãos.
Portanto, é necessário que o Conselho Nacional de Justiça influencie que a população busque fazer os devidos registros, divulgando por meio de cartazes em locais públicos, fornecendo palestras e aulas para todos, mostrando a importância de se ter documentação, como o CPF e a carteira de identidade. Somente assim a cidadania será exercida em sua totalidade e a Constituição Brasileira irá ser vista como um padrão para o povo, e não uma exceção.

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2 Correções

  1. Oii, Lucas!

    Na introdução: Ficou muito pequena e isso interfere na estrutura do seu texto, tente sempre fazer com 6 ou 7 linhas. Aconselho a dar um ênfase maior sobre a Constituição no início, já que no percurso você irá desenvolver partes que estão na introdução, como a tese, que no seu caso não está completa. O ideal de cada parágrafo é ter 3 períodos (pontos). Depois de “No entanto a realidade se faz discrepante”, tem vírgula após o conectivo “No entanto”.

    Desenvolvimento 1: Tenta usar menos o senso comum, como a palavra TODOS. Certo, você citou sobre acesso a identificação para usufruírem do que lhes é garantido, mas quais são todos os direitos? Seria legal destacar alguns. Perceba que em seu último período você muda um pouco o foco falando sobre comunidades periféricas.

    Desenvolvimento 2: Cuidado com o uso excessivo de palavras e, principalmente, muito próximas, como o uso de “QUE”. Novamente, há falta de período no parágrafo, além disso, essa parte ficou um pouco expositiva.

    Conclusão: Sua proposta está dentro dos critérios, mas faltou detalhar melhor. Fique atento aos períodos.

    Espero ter ajudado! :)

    C1= 120
    C2= 80
    C3= 120
    C4= 120
    C5= 160
    NOTA= 600

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  2. Oii Lucas, tudo bem?
    Você precisa focar mais na estrutura do seu texto, te recomendo assistir algumas aulas no youtube sobre isso. Existem elementos fundamentais que tem que ter na redação como, por exemplo,o trópico frasal. Eu não vou te falar aqui nos minímos detalhes tudo que seu texto deve ter, mas como disse antes.. mergulhe fundo nas aulas sobre estrutura dos textos modelo ENEM que metade de seus problemas serão resolvidos. Boa sorte e beijinhos

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