Iniciante

Pessoas em situações de ruas

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 No seriado americano “Todo mundo odeia o Chris”, narra a história de Chris o protagonista principal que vive no Brooklyn em Nova York, no seu cotidiano era comum ele ajudar o Golpe baixo um morador de rua que passava por várias dificuldades ao longo da série. Fora da ficção, no Brasil essa realidade não é tão diferente, a situação das pessoas de ruas é alarmante no qual devido a falta de trabalho tendem a viver em condições precárias.
Em primeiro lugar, é totalmente injusto a falta de oportunidade de emprego para a sociedade que vivem na rua. Segundo o filósofo Emanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” essa idéia se encontra presente no fato de: os moradores de ruas que não possuíram nenhum tipo de acesso a educação têm baixas chances de conseguirem um emprego de qualidade, por serem considerados como mão de obra desqualificada e também pelo fato da exclusão social. É evidente que, essas pessoas necessitam de uma acessibilidade maior tanto meio profissional quanto no social.
Por conseguinte, a falta de qualificação da mão de obra é um fator que evidentemente obrigam a esse grupo a viverem em situações precárias. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ipea no ano 2015, projetou se que no Brasil mais de 100 mil moradores vivem nas ruas levando uma vida desumana e precária. De fato, a falta de investimentos do setor público para esse público alvo é um impasse que precisa ser resolvido.
Portanto,medidas são necessárias para resolver o impasse. Para que esse grupo social tenha o acesso a moradia e um emprego digno, urge ao Estado junto com o poder Executivo promova oportunidades de empregos e auxílio moradia, por meio de ofertas de cursos profissionalizantes grátis qualificando a mão de obra, que seriam executados por profissionais de diversas áreas,três vezes na semana por um período de dois anos, já o auxílio moradia no qual o estado irá disponibilizar uma casa em um conjunto habitacional com isso o cidadão que já estiver com seu emprego fixo pagar 50% do valor da casa em parcelas. Somente isso para amenizar a situações dessas nas ruas.

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5 Correções

  1. Boa noite Mayara, vamos às considerações..
    No primeiro parágrafo:
    “No seriado” deveria ser “o seriado”
    vírgula depois de Chris, porque depois virá um aposto (uma breve descrição de quem é esse personagem)
    ponto final depois de Nova York, se não o período vai ficar muito longo e muito cansativo de ler
    Golpe e baixo com letras maiúsculas pois ambas as palavras fazem parte de um nome próprio composto
    No segundo parágrafo:
    Em “que vivem na rua”, o verbo viver deve complementar a palavra sociedade que está no singular, portanto o verbo deve estar também conjugado no singular. Logo, a conjugação correta seria “que vive na rua”
    “idéia” não é mais acentuado
    gostei da base do seu argumento, mas a premissa da educação fazer o indivíduo não tem conexão com o que você disse no primeiro parágrafo, na tese, então ficou incoerente
    “É evidente que,” não precisa de vírgula
    No terceiro parágrafo:
    Em “evidentemente obrigam a esse grupo” há dois erros: o verbo obrigam deve complementar a palavra fator que está no singular, logo o verbo também tem que estar no singular. Logo, a conjugação correta seria “obriga”; “a” entre obrigam e esse é desnecessário
    Em “viverem em”, a conjugação correta para o verbo viver é “viver”
    3 linha: você não pode colocar a sigla de uma instituição no texto sem antes ter mencionado o nome completo da instituição no seu texto. Está errado
    ” projetou se” deveria ser “projetou-se”, faltou o hífen
    O mesmo que eu disse na outra observação: os argumentos estão bons, tirando pequenos erros ortográficos e gramaticais, mas a tese está implícita, não clara, e isso não pode acontecer. O corretor não pode “adivinhar” o que você está querendo dizer. Você deve ser clara e objetiva nas suas ideias e argumentações
    No quarto parágrafo:
    Em “para resolver o impasse”: que impasse? o sujeito está muito distante no texto para você usar esse conectivo na conclusão. Essa é a parte do texto em que você deve retomar a tese e ideias escritas anteriormente. Não use conectivos a menos que o sujeito esteja relativamente perto da citação
    Em “esse grupo social”: qual grupo social?
    Em ” já o auxílio moradia no qual o estado irá disponibilizar”: necessidade de vírgula depois de moradia
    Em “em um conjunto habitacional com isso o cidadão”: necessidade de ponto final depois de habitacional
    Na conclusão você prezou muito pelo detalhamento das ações e esqueceu do resto, então ficou muito confuso e incompleto. Sugiro que você reveja como a conclusão deve ser feita, tanto nos moldes ENEM quanto FUVEST.
    Eu dou 580

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  2. Tente equilibrar a quantidade de linhas de cada parágrafo, você não precisa fazer mais de uma proposta de intervenção, o espaço que você usou para isso, poderia ter contextualizado o tema na introdução, fora isso,
    C1- Você cometeu alguns erros de vírgula e acentuação. O título não faz aumentar sua nota, pelo contrário no seu caso, ele tiraria nota, pois você cometeu um erro de concordância nele, portanto opte por não colocar. Não use termos como “morando de favor” são específicos da modalidade informal. 140
    C2- Você conhece a tipologia textual, fez uma boa abordagem do tema e tem um razoável repertório sociocultural (Você ganhou nota máxima porque usou, mas não fique preso a dados, tente usar alguma área do conhecimento). 200
    C3-Você possui um bom projeto de texto e demonstra ter um bom posicionamento sobre o tema. 200
    C4- Você tem um bom uso de conectivos e não repete as palavras. 200
    Nota:940

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  3. A citação de um filme, seriado, livrou, ou até mesmo de um filósofo, enriquece a redação.
    Seus argumentos foram sólidos e estavam de acordo com o ponto de vista defendido, também notei que em todo momento da sua redação tinha lógica e estava tudo “encaixada” (cada parte tem ligação com a outra).
    Sua proposta de intervenção está viável e respeita os direitos humanos.

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  4. Faltou alguma citação, um outro elemento para você dar credibilidade ao texto. Não precisa decorar filósofos, pode citar livros ou filmes também. Isso é a segunda competência do Enem, recomendo você estudar mais sobre isso.
    A sua proposta não é ruim, mas poderia ser mais detalhada, seja criativo, tanto que não viole os direitos humanos, você pode propor coisas inovadoras. Citar algum ministério ou até mesmo saber quais são os poderes municipais pode te dar credibilidade.

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  5. Realmente, referente aqui no Brasil a falta do mercado de trabalho faz com que aumente a taxa de moradores de rua.
    E não são culpas das pessoas procurarem a rua para um meio de sobrevivência. Pois a falta de trabalho faz com que traga muitos problemas na vida do cidadão, como por exemplo: a falta de dinheiro, a escassez de alimentos, a falta de moradia pois muitos pagam aluguel, etc.
    Penso que o governo deveria abrir algumas instituições para os moradores de rua, onde nesse local de instituição seria ofertado projetos de qualificação profissional fazendo com que o cidadão permanecesse convivendo no local tendo boas condições de vida.

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