PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA – Obs: se puderem dê uma nota.

  • 2

O filme ” Á margem da imagem” dirigido por Evaldo Mocarzel, retrata o cotidiano de diversos moradores de rua, os quais relatam suas histórias até então como chegaram à situação de miséria, sendo esquecidos pelo governo bem como pela sociedade. Diante disso, observa-se que é uma preocupante realidade vivida no Brasil, destacando-se como principais problemas dessa calamidade , a crise econômica enfrentada pelo país como também a desumanização da sociedade para com estes indivíduos.

Podemos citar por exemplo, a crise econômica que desencadeia o desemprego. Esse por sua vez, acentua a carência de alimentos como também manter a sua moradia. Segundo o IBGE, 13 milhões de pessoas desempregadas. Por isso, é preciso investir em políticas públicas voltadas às populações menos favorecidas para que haja mudança nesse quadro, pois, muitas vezes as moradias nas ruas se tornam tão crescentes e evidentes por insuficiência de trabalho, consequentemente escassez de suprimentos básicos.

Por outro lado, nota-se que as pessoas em geral, tratam as pessoas em situação de rua como invisíveis, inferiores e desmerecedores dos direitos básicos como por exemplo, vestimentas. Inclusive, que não há possibilidade de reintegração como “cidadão comum”. Contudo, a Constituição de 1988 prevê que é direito de todos, saúde, bem- estar e educação sem qualquer preconceito e discriminação. Logo, é possível perceber que na lei todos têm direitos, e, que é dever de todo cidadão cultivar a empatia pelo próximo.

Em suma, é necessário que haja solidariedade e amparo de toda a população bem como governamental. Destarte, cabe ao Ministério da Cidadania levar para as mídias e instituições responsáveis pela educação e socialização, campanhas como também palestras sobre a importância de resgatar moradores de rua à convivência social, a família e a comunidade. Outrossim, que  Ministério do Trabalho dê auxílio em capacitação no mercado de trabalho para que assim, recuperem sua dignidade. Deste modo, sendo possível retratar um cotidiano diferente do filme ” À margem da imagem”.

 

OBS: se puderem me dar uma nota ficarei grata!!!!!!!!

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dia!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
    Comentários por competência:
    C1- Seria mais adequado colocar “O filme” ao invés de “No filme” para não haver problemas de concordância. Talvez esse “então” em “até então” seja desnecessário. Em “a situação”, o “a” deve ser craseado, lembrando que erro de crase já retira 40 pontos da C1 no 1º momento. Falta de acento agudo em “miseria”. Observe o uso adequado dos pronomes demonstrativos “esses” e “estes”, há diferença de sentido entre eles, “este” se refere a um termo mais próximo de quem fala, enquanto “esse” já se refere ao objeto mais distante de quem fala. “por exemplo” deve ser entre vírgulas. Em “as populações” deve ter o “as” craseado.
    C2- A candidata soube compreender a proposta de redação respeitando os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    C3- O candidato selecionou, organizou e interpretou fatos e opiniões em defesa de seu ponto de vista. Contudo, vale lembrar que toda informação que for inserida no texto deve ser adequadamente contextualizada e relacionada ao tema, caso contrário constitui um tipo de repertório improdutivo, foi o que aconteceu em “Segundo o IBGE, 13 milhões de pessoas desempregadas’, deveria ter inserido mecanismos que assegurassem a contextualização da citação antes e depois de inseri-la.
    C4- O candidato fez o uso de vários termos coesivos e que contribui para progressão do texto, por exemplo : Diante disso, por isso, contudo, destarte etc.
    C5- A sua proposta de intervenção apresenta 2 agentes, lembrando que apenas é considerada uma proposta. Faltou os elementos Detalhamento e Meio/Modo em ambas as propostas. Como forma de destacar o meio/modo da proposta você pode usar termos como: “por meio de” ou “através de”.
    Notas por competência:
    C1- 120
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 120
    Nota final: 800

    • 1
  2. Ola! : )
    Começando pela tua introdução: você desenvolve o inicio de maneira interessante, fazendo uma referencia a um filme que se enquadra adequadamente ao tema, e desenvolve os problemas que necessitam ser enfrentados. Até aí tudo bem. Só precisa ficar atenta na escrita das palavras, pois você escreveu “preucupante”. O certo é “preocupante”.
    Teu primeiro argumento começa bem, colocando as consequências e estatísticas do problema, porém você finaliza com uma proposta de intervenção, o que não pode acontecer nos argumentos. Só se deve usar as propostas de intervenção na conclusão. Nos argumentos você só tem que expor os problemas e as causas. Na minha opinião, é mais adequado colocar as estatísticas primeiro e as causas depois.
    Teu segundo argumento comete o mesmo erro em elaborar uma proposta de intervenção.
    Tua conclusão foi bem adequada. Você conseguiu desenvolver bem, apesar que poderia ter usado as propostas de intervenções que estavam nos argumentos para enriquecer o desenvolvimento do texto.
    Teu texto foi coeso, não fugiu do tema, e também teve bastante coerência entre os termos. É só ficar atenta ao uso de intervenções no argumento e a escrita das palavras.
    Eu não tenho uma noção adequada para dar notas aos textos, afinal sou iniciante aqui, mas para mim tua nota seria entre os 600 e 700. Sem os erros dos argumentos, tua nota poderia ter uma classificação melhor. Espero ter ajudado. Bons estudos. : )

    • 1
  3. Olá! Parabéns por escrever.
    Vamos a redação:
    Você apresenta uma bagagem textual muito bem desenvolvida e a sua alusão cultural de iniciação da introdução me despertou interesse ao restante do texto, pois, estava muito bem contextualizada e a sua tese apresenta-se explicita ao leitor. Diante disso, seu primeiro desenvolvimento aborda a questão do desemprego na garantia da qualidade de vida e como esse fator pode muitas vezes excluir um cidadão com a falta dele, parabéns a menção ao dado também teve um ótimo caminho para a argumentação. Além disso, o segundo desenvolvimento manifesta a indiferença social ao bem comum e coletivo e como pessoas em situação de rua são negligenciadas pelo ESTADO e pela SOCIEDADE, sua visão empática ou analista em confrontar a constituição de 1988 com certeza lhe resultaria em 200 na competência 2 como também a boa contextualização de repertórios anteriores. Logo, acredito que o 1000 ou +960 não viria por conta de uma pequeno deslize das intervenções, pois o foco na desconstrução de estigmas e o papel do trabalho está presente, todavia, a reinserção social não é discutida e a capacitação é apenas trabalhista – se você tivesse explicado essa capacitação com o acolhimento ou educação com certeza teria uma coesão textual mais relevante – , mesmo assim parabéns sua progressão textual é incrível e a fechamento formalizando um texto circuito é muito bem visto pela banca. PEÇO QUE CORRIJA UMA REDAÇÃO MINHA, SUA FORMA DE CONTEXTUALIZAR É MUITO BOA.
    Não darei notas por competências, pois, não sou capacitado, mas acredito que +880 você tiraria.
    Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
    Rumo ao 1000!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.