A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todos têm direito à moradia, porém isso não é uma realidade. Existe uma parcela considerável de pessoas que vivem sem um lar. Mediante a essa questão é importante ressaltar que muitas pessoas vão para as ruas por problemas familiares e acabam sendo tratados com preconceito e, além disso, percebem que viver nessa situação gera vulnerabilidade em quesitos ligados à saúde, ademais há maior exposição à violência.
Primeiramente, muitos indivíduos em situação de rua saíram de suas casas por divergências familiares, em busca de liberdade, no entanto, nem todos possuem recursos para se manter e se deparam com uma realidade de miséria, onde são tratados como criminosos. Segundo Norberto Elias, a civilidade da sociedade gera padrões de vida e todos aqueles que não se enquadram neles são de alguma forma tratados com preconceito ou indiferença. O estereótipo criado para moradores de rua, geralmente, causa receio em grande parte das pessoas, que consequentemente os tratam de maneira despresível.
Outro fator que interfere na vida dos moradores de rua é a alta exposição aos problemas de saúde e à violência. De acordo com o sociólogo Durkheim, uma sociedade com esse tipo de patologia, onde uma parcela dos indivíduos que a compõem não possui acesso aos serviços básicos de saúde e segurança, ou seja, que desintegra as normas sociais, se encontra em estado de anomia. É extremamente necessário que os hospitais públicos forneçam acesso eficiente a esses indivíduos e que o policiamento nas ruas sirva para protegê-los de qualquer ato de agressão e não, como forma de reprimi-los, que normalmente, é o que mais acontece.
Visto que, a situação dos moradores de rua é preocupante, o Estado deve investir em um projeto que forneça abrigo para essas pessoas, oferecendo um lar seguro, onde poderão passar a noite longe dos perigos das ruas, recebendo alimentação e acesso a higiene adequada. Aliado a essa proposta, com o apoio do Ministério da Saúde, um grupo de médicos seria direcionado para atender os abrigados, recebendo também atendimento psicológico, buscando sempre o apoio familiar. Sendo assim, o problema seria drasticamente reduzido e mais pessoas teriam uma vida melhor.
Thamirysbds
Oii, Nathe, como vai ? Vou corrigir por parágrafos e, no final, atribuir uma nota, pode ser? Qualquer irregularidade, me corrige, pfvr! =)
INTRO
-ausência de vírgula: “dos Direitos Humanos, afirma que…”
-primeiro você diz que a Declaração >afirmagera<". Portanto, tome cuidado, se o corretor interpretar de uma forma diferente da sua, pode afetar muito na sua nota. Gostei bastante de como você usou o repertório no D2 e, também, da sua conclusão, porém, apesar de esta ficar bem detalhada, não atendeu aos 5 critérios. Continue treinando, você tem grande potencial. Parabéns pelo excelente texto! :)
C1: 160 (pontuação, gerúndios, concordância e repetição)
C2: 200 (bom uso de repertório e foco do assunto)
C3: 140 (trabalhe a sua organização de ideias e argumentação, por meio de exemplos e opiniões)
C4: 180 (demonstrou bom conhecimento acerca do assunto)
C5: 160 (se atente aos 5 critérios da conclusão)
NOTA: 840
Qualquer dúvida, só chamar. =)
youngblzzd
boa noite, irei corrigir sua redação, lembrando que não sou formada pra isso mas espero ajuda-lo/a/e
–
bem, você tem otimos repertórios e bons argumentos, conhece a estrutura enem, separa os periodos direitinho mas senti falta de mais conectivos, tem usar um depois de cada inicio de oração, isso vai te trazer mais pontos.
–
sua conclusão está otimo mas lembre-se de usar expressoes e conectivos que demostrem a finalidade e os meios de ação pra que os 5 topicos da conclusão sejam facilmente identificados.
–
nota: 700-900
gabrielalbuquerq
Muito boa, seus repertórios estão muito bem colocados e são pertinentes com o tema. Encontrei alguns erros que poderiam comprometer sua nota na c1, como uso indevido de vírgulas. Argumentação muito boa e proposta de intervenção ótima.
Você demonstra ter um projeto. Senti um pouco de falta de mais conectivos introduzindo os parágrafos. Gostei muito. Parabens.
C1 – 180
c2 – 200
c3 – 200
c4 – 200
c5 – 200